Categorias

Aproveite o post

Saiba com se alimentar bem na quarentena
Unplash
Dicas, Coronavírus | Conteúdos para os quarenteners

Saiba com se alimentar bem na quarentena 

A quarentena está aí e com ela muitos desafios, e um deles está na alimentação. Você sabe se alimentar bem e de forma saudável? Temos visto que pela ansiedade, stress e, muitas vezes, pelo tédio causado pelo confinamento, muitas pessoas têm descontado esse misto de sentimentos na alimentação, seja comendo demais, comendo rápido ou comendo os alimentos que fazem muito mal a saúde.

Por causa disso, hoje vamos te dar algumas dicas bem simples, mas muito eficazes para que você passe a quarentena o mais saudável possível e sabendo se alimentar bem. Já demos muitas dicas, em nosso blog, sobre alimentos que melhoram a energia, boas práticas para o trabalho home office e etc. Acompanhe mais essa!

A quarentena é um desafio que todos nós temos passado. Independente de seu trabalho, sua classe social, idade ou localidade, todos fomos recomendados a ficar em casa e a cuidar de nossa higiene e saúde. Para além disso, cuidar principalmente de nossa mente é extremamente importante, mas e da nossa alimentação? Você sabia que tudo está intimamente ligado? Pois se não estamos com uma mente tranquila e sóbria, corremos o risco de fazer escolhas impensadas e prejudiciais a nossa saúde. A ansiedade pode nos fazer comer excessivamente, já o stress, pode fazer nosso corpo soltar toxinas e causar uma má digestão dos alimentos.

 

Vamos a algumas dicas práticas!

Pense antes

Se você tem o hábito de abrir a geladeira e ficar pensando no que vai comer, mude de postura. Decida o que vai comer antes de ir à cozinha, pense no que tem na dispensa e/ou na geladeira e faça a melhor escolha. Assim, evitará de comer primeiro com os olhos.

 

Controle a ansiedade

Já se você está comendo demais, o ideal é apelar para coisas que vão preencher sua mente e corpo. Faça exercícios físicos, meditação ou alguma atividade em que você vai conseguir se concentrar e também sentir prazer. Para aliviar, coma alimentos saudáveis nos intervalos, como frutas, barras de cereais, castanhas e etc. Uma boa dica é cortar cenouras cruas em tiras e deixar para ir comendo aos poucos durante o dia, além de saciar sua fome por um bom tempo, vai lhe dar mais saúde e energia. Um dica importante: já comece o dia tendo em mente que se alimentar bem é muito importante e já faça uma ótima escolha, uma fruta ou uma vitamina, quem sabe!

 

Respire fundo

Agora, se você é dos apressadinhos e sempre come muito rápido e não tem uma boa mastigação, tão logo não terá uma boa digestão. Por isso, sugerimos respirar fundo antes de comer. Sente-se de frente ao seu prato e respire fundo 5 vezes antes de começar a comer, isso oxigenará o seu cérebro e desacelerará você, e então tente comer mais devagar, mastigando bem!

 

Tire fotos

Olha que legal! Se você é daqueles que adora tirar uma foto de tudo que você faz e come ou se você não tem esse hábito, comece a tê-lo. Fotografe tudo o que você consome e, ao fim do dia, reveja as fotos e atente-se para a qualidade do que você tem escolhido. O fato de parar antes de comer para fotografar, vai acabar fazendo você refletir antes de comer e, assim você vai começar a escolher melhor seus alimentos.

Em um momento onde o distanciamento social nos limita a ir ao mercado ou às feiras para comprar alimentos frescos, somos quase que forçados a recorrer aos alimentos industrializados. Mas não desanime, sempre que for ao mercado opte pelas frutas, legumes e cereais, e procure armazenar bem em sua casa para que durem mais e evite que você precise sair muitas vezes.

Segundo especialistas, o consumo habitual de frutas, legumes e vegetais é extremamente importante para a boa manutenção de sua saúde, inclusive, também fazem bem a sua mente, melhorando seu estado psicológico, além de deixar sua imunidade mais forte para combater o covid-19.

 

Cuidados para se alimentar bem

É imprescindível que você cuide da qualidade dos alimentos a sua mesa, assim como a higiene e a forma de prepará-los. Diante disso, reduza a quantidade de alimentos nas refeições, já que a maioria das pessoas está bem menos ativa durante o dia em casa. Coma só quando tiver fome, e pare assim que se sentir saciado.

Como dissemos acima, opte por alimentos mais saudáveis e opções com maior durabilidade, aqui entram as leguminosas, como feijão, lentilha; as castanhas também, os vegetais resistentes, como a cenoura, batata, vagem e os vegetais congelados, além é claro, das polpas de frutas. Uma dica é comprar as frutas um pouco mais verdes, que assim vão ter uma durabilidade maior, ou mesmo retirar as polpas, bater no liquidificador e congelar posteriormente. 

Mas não se esqueça de higienizar bem antes de comê-los, principalmente os que são consumidos crus ou in natura. Confira aqui dicas de higiene com os alimentos.

Já os alimentos como as carnes, embutidos e os ovos, não podem ser consumidos crus ou mal passados, pois aumentam a probabilidade de contaminação e intoxicações alimentares e nem devem ser consumidos em excesso. Não deixe de incluir alimentos que possuem vitamina C em sua dieta, pois eles aumentam sua imunidade. Beba bastante água durante o dia. Para saber se está se hidratando o suficiente, observe sua urina, se estiver bem clara está bom!

 

Por fim, aproveite este tempo para aprender ou colocar em prática receitas saudáveis e gostosas, isso vai te ajudar a se alimentar bem. Sobretudo, se ainda puder cozinhar junto com a sua família, será uma terapia muito gostosa. Portanto, confira a seção de receitas em nosso blog e curta o momento de se sentir um chef gourmet!

Até o próximo post!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *