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Alimentos que influenciam na qualidade do sono 

Alimentos que influenciam na qualidade do sono
Alimentos que influenciam na qualidade do sono - Duo Gourmet

Você sabia que para o nosso organismo funcionar adequadamente é preciso uma boa noite de sono? Quando dormimos bem o nosso corpo mantém em equilíbrio o nosso sistema psíquico, emocional e metabólico, além de restabelecer a disposição para fazer as tarefas do nosso dia a dia. Por isso, o Duo Gourmet vai listar alguns alimentos que influenciam na qualidade do sono.

Outro benefício de uma boa noite de sono para a nossa saúde é a melhora do humor, fazendo-nos viver um dia mais leve e agradável. Ou seja, uma baixa qualidade de sono gera estresse e irritabilidade, logo, as pessoas que não dormem bem desenvolvem ansiedade, cansaço e nervosismo. Isso tudo pode causar sérios danos ao corpo, até mesmo desenvolver doenças como a diabetes.

 

Alimentos que influenciam na qualidade do sono – para o bem

Existem alimentos que podem ajudar você a pegar no sono mais rápido e a dormir melhor. Confira quais são:

 

Aveia

A aveia é um dos poucos alimentos que contêm o hormônio do sono, conhecido como melatonina. Essa substância é produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro. No entanto, pela forma de vida que temos hoje, o nosso corpo não consegue produzir o que precisamos de forma exata, por isso precisamos suprir essa necessidade. A aveia é nossa grande aliada, possuindo uma quantidade muito grande de melatonina.

 

Banana

Nosso corpo precisa de uma substância chamada triptofano, que é um hormônio semelhante a melatonina, que atua precisamente nos auxiliando no sono. A banana é rica nessa e em outras substâncias que contribuem para a qualidade do sono. Como é o caso do magnésio, um mineral que atua na produção da serotonina, combatendo o nível de cortisol (hormônio do estresse), que ao contrário do que precisamos, ele nos mantém acordados.

 

Castanhas e sementes

Amêndoas, castanha-do-pará, nozes, chia, linhaça e sementes de girassol também são ricas em triptofano. Ademais, esses alimentos possuem uma grande fonte de magnésio, combatendo então a inquietação. E também podemos destacar que essas substâncias estimulam a produção do GABA, um neurotransmissor que reduz a ansiedade e auxilia no relaxamento muscular.

 

Grãos integrais

Alimentos integrais são nossos grandes aliados na qualidade do sono, isso porque esses alimentos fornecem carboidratos que estimulam a produção de insulina, um hormônio que facilita a entrada do triptofano no cérebro, aumentando então a produção de serotonina e melatonina que são responsáveis pelo ciclo do sono em nosso corpo.

 

Frutas Vermelhas

Para ter uma boa noite de sono é preciso aumentar a qualidade do repouso, fazendo com que a noite de sono seja realmente restauradora! As frutas vermelhas como amora, cereja, blueberry, framboesa, morango, uva, entre outras, atuam de forma muito eficaz na qualidade do sono. Por serem fontes de antioxidantes essas frutinhas facilitam o processo de reparação de danos no organismo, que acontece durante a noite.

 

Chá de Camomila com mel

A Camomila aumenta os níveis cerebrais de glicina, um aminoácido que atua no relaxamento muscular e proporciona a sensação de calma e tranquilidade. Sobretudo, opte pelo mel, que é usado para adoçar o chá de maneira saudável e sem interromper os benefícios. Além disso, o mel também ajuda a reduzir os efeitos da orexina, uma substância que nos mantém acordados e em alerta.

 

Kiwi

Outra fruta que nos auxilia a dormir melhor é o kiwi, pois possui substâncias antioxidantes que favorecem o tratamento de distúrbios de sono. Portanto, foi comprovado que ao consumirmos 2 unidades da fruta uma hora antes de dormir, teremos mais facilidade para pegar no sono, e ao amanhecer, nos sentiremos mais descansados.

 

Leguminosas

As leguminosas, como o grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja, também oferecem triptofano. Elas favorecem a produção de serotonina e melatonina, que são responsáveis por nos proporcionar uma boa noite de sono e relaxamento. Além disso, esses alimentos contêm vitaminas do complexo B, como a niacina (B3) e a piridoxina (B6), que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso, auxiliando também na qualidade do sono.

 

Alimentos que influenciam na qualidade do sono – prejudicam o sono

Ter uma alimentação não balanceada pode provocar insônia e distúrbios de sono, além de extremo cansaço, irritação e falta de raciocínio. Confira a seguir alimentos que são prejudiciais para a saúde do sono:

 

Fast Food

Em primeiro lugar da lista vem os fast food’s que prejudicam o sono por conter uma enorme quantidade de gorduras saturadas, trans e de caloria. O que exige muito do sistema digestivo, acelerando e desgastando o funcionamento do corpo, impedindo o relaxamento e uma boa noite de sono.

 

Café

O efeito estimulante da cafeína mantém o cérebro acordado, dificultando a mente e o corpo de descansar devidamente.

 

Álcool

Quando ingerimos bebida alcoólica temos a enganosa sensação de que “capotamos” na cama. Mas o problema aparece após pegarmos no sono. Isso porque o álcool exige um grande trabalho do organismo para ser metabolizado, o que prejudica o sono e ainda interfere em nosso sonhos e também nas memórias ao acordar.

 

Doces

Os doces prejudicam o sono por conter uma grande quantidade de açúcar, estimulando o funcionamento excessivo do cérebro. O que ocasiona o despertamento, impedindo um bom relaxamento no momento de sono.

 

Pimenta

A pimenta aquece o organismo e aumenta a atividade do metabolismo, atrapalhando então o preparo do corpo para descansar. Uma vez que precisamos do resfriamento do corpo para uma boa noite de sono.

 

Sorvetes e bolachas recheadas

Esses alimentos são deliciosos e muito amados pela maioria das pessoas, mas são extremamente prejudiciais para a saúde do sono por conter uma quantidade exagerada de gordura trans. Essa substância provoca insônia e diminui o poder restaurativo do sono.

 

Gengibre

Da mesma forma que a pimenta, o gengibre ativa o metabolismo fazendo-o trabalhar mais rápido, resultando na aceleração do funcionamento do organismo. Isso impede o corpo de descansar e relaxar da maneira devida, atrapalhando então o momento de sono e descanso.

Finalmente, depois de descobrir alimentos que influenciam na qualidade do sono, que tal conhecer receitas de sopas que fortalecem sua imunidade? Confira aqui!

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