Categorias

Aproveite o post

Eventos Gastronômicos

Comida di Buteco 2023, movimentando o mercado gastronômico no país 

Comida di Buteco 2023, movimentando o mercado gastronômico no país

Comida de Buteco 2023, movimentando o mercado gastronômico no país

Pratos de alumio, copo lagoinha, forro de mesa listrado, conversa boa e alta, esse é o famoso clima de boteco, que em abril de cada ano ganha espaço especial no Comida di Buteco, um verdadeiro festival gastronômico de raiz! O evento, que já está em sua 23ª edição, cresce a cada ano que passa, envolvendo mais estabelecimentos e público participante, sempre deixando o gostinho de quero mais, agradando aos paladares com pratos feitos especialmente para cada edição!

 

Entenda mais sobre a história do evento

Esse ano, 40 cidades estão participando, contando ao todo com 945 botecos espalhados pelo país. Iniciado no ano de 2000, o projeto nasceu com o objetivo de resgatar os “butecos” antigos e autênticos, aqueles com os quais temos aquela memória afetiva! Isso porque, o evento traz consigo o seguinte lema: “Transformar vidas através da cozinha de raiz”, sendo o boteco uma extensão da sua própria casa.

Mas, às vezes você está se perguntando, porque o nome é “buteco” com “U”, é porque o movimento se iniciou em Minas Gerais (não é à toa que BH é a capital dos bares) e por aqui é assim que o bom mineiro fala uai! Já, segundo a organização do próprio evento, também é o modo carinhoso com que os mineiros se referem a esses estabelecimentos, envolvendo aí um certo sentimentalismo por todo essa temática, que também traz consigo muita simplicidade!

O concurso

O Comida di Buteco não se define como um festival, mas com um concurso, pois consiste em uma competição pra lá de gotosa, onde os votos populares e de júris especialistas escolhem os melhores bares de cada edição, sem falar que 20% dos “butecos” que ficam como os últimos colocados perdem o direito de participarem nas próximas edições.

O público geral é convidado a visitar os bares participantes, (a lista completa se encontra no site), degustar todos os pratos que participam do concurso, cada estabelecimento possui um especial, custando o valor fixo de 30 reais. Depois, você é convidado a avaliar o prato em uma escala de 1 a 10 para 4 quesitos, sendo eles: petiscos, higiene, atendimento e temperatura da bebida, que competição deliciosa, não é mesmo?!

Neste ano, tanto os votos do público como do júri especializado terão 50% de peso cada um. E a partir dos votos, que são apurados por um instituto de pesquisa independente, que o bar e o petisco de cada cidade são escolhidos, assim como o melhor “buteco” do país!

Mas o concurso só tem seu resultado divulgado em junho, que é quando os jurados vão visitar os mais bem votados e escolher o melhor. E para evitar parcialidade, são levados 3 júris, um da cidade em questão e outros dois de outras cidades. São duas etapas e com jurados diferentes em cada uma, assim o resultado fica cada vez mais democrático!  Na edição deste ano o tema para a criação dos pratos é Ervas & Especiarias.

E você que está lendo este texto e gosta sempre de participar ou irá pela primeira vez, também pode indicar aquele seu bar favorito, através do site, mas existem algumas regras: o estabelecimento precisar ser familiar, ou seja, o dono ou a família deve estar à frente, trabalhando no negócio; e o local não pode pertencer a alguma rede ou ser uma franquia. São para aqueles “butecos” de bairro mesmo, onde você encontra muita simplicidade e comida boa!

O Comida di Buteco vai acontecer, como mencionado no início do texto, em várias cidades e em datas diferentes:
De 07/04 a 7/05 em Belo Horizonte, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador.

E dos dias 7/4 a 30/4 em Juiz de Fora, Montes Claros, Belém, Blumenau, Brasília, Vale do Aço, Uberlândia, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Recife, Porto Alegre, Poços de Caldas, Montes Claros, Maringá, Manaus, Londrina, Joinville, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba, Campinas.

Por fim, se você ama apreciar uma comida boa e sempre conhecer restaurantes novos e ainda economizar de verdade, não pode deixar de conhecer o Duo Gourmet! O app de assinatura que permite aos seus assinantes comprar 2 pratos principais e pagar apenas 1 de igual ou menor valor, em restaurantes parceiros, restaurantes esses escolhidos a dedo! Conheça agora comece já a aproveitar e economizar!

Esse post merece 5 estrelas?
[Total: 1 Média: 5]

Banner conteúdo 30 reais off plano anual Duo Gourmet

Deixe um comentário