Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Como evitar desperdício de alimentos em restaurantes 

Como evitar desperdício de alimentos em restaurantes

Nestes tempos difíceis que passamos com a inflação, se faz necessário estratégias para evitar o desperdício em restaurante e bares. Por isso, o Duo separou este conteúdo especial para auxiliar os proprietários e gestores de restaurante.

O desperdício em restaurantes e bares pode levar um estabelecimento a falência, e pode ser indicio de uma má gestão. Existem vários fatores para serem observados, e hoje vamos trazer algumas dicas valiosas.

7 Dicas para evitar o desperdício de alimentos em restaurantes e bares

Navegue pelas dicas de como evitar desperdício no seu estabelecimento:

  1. Sempre planeje com antecedência
  2. Armazenamento correto
  3. Ofereça opções flexíveis
  4. Sempre monitore o estoque
  5. Faça doação das sobras
  6. Treine e conscientize seus colaboradores
  7. Eduque seus clientes

  1. Sempre planeje com antecedência

Planeje o menu dia com antecedência, com a quantidade de comida necessária baseada no histórico de vendas semanal e mensal e no número de reservas para cada dia. Isso vai ajudar a evitar os excessos e sobras desnecessárias.

  1. Armazenamento correto

Armazene os alimentos de maneira adequada, isso fará com que a validade e a qualidade dos mesmos seja prolongada, reduzindo o desperdício. Certifique-se de que a temperatura de armazenamento esteja correta e que os alimentos estejam identificados e organizados de forma clara.

  1. Ofereça opções mais flexíveis

Ofereça opções flexíveis no cardápio, como porções menores ou meio prato, para que os próprios clientes possam escolher a quantidade certa de comida que desejam comer. Isso ajuda a evitar sobras e reduz o desperdício.

  1. Sempre monitore o estoque

Monitore o estoque periodicamente, para avaliar o que tem em grande quantidade e o que precisa ser reposto. Assim você evita que alimentos passem da validade, já para aqueles que estiverem chegando próximo a valide, considere fazer alguma promoção para utilizar aquele material mais rápido.

  1. Faça doação das sobras

Se houver sobras de comida no final do dia, em vez de jogá-las fora, que o que muitos fazer, considere a possibilidade de doar para uma instituição social, para um banco de alimentos ou mesmo alimentar animais de rua. Isso não apenas ajuda a reduzir o desperdício, mas também beneficia toda a comunidade.

  1. Treine e conscientize seus colaboradores

Deixe sua equipe bem treinada no uso dos alimentos, tenha uma estrutura técnica bem definida sobre a execução de cada prato, para que seja usado apenas o necessário.

  1. Eduque seus clientes

Eduque de forma cordial aos seus clientes para que não desperdice os alimentos, com mensagens de conscientização espalhados pelo restaurante.

Conclusão

Por fim, recomendamos que os donos e proprietários para evitar o desperdício nos restaurantes e bares tenham sempre todo o planejamento da casa em dia e uma equipe de colaboradores bem alinhada, isso vai evitar não só o desperdício como também demais problemas. E se você quer aumentar o fluxo do seu restaurante participando de um guia exclusivo no Brasil, conheça o Duo Gourmet e seja um parceiro!

Esse post merece 5 estrelas?
[Total: 0 Média: 0]

Banner conteúdo 30 reais off plano anual Duo Gourmet

Deixe um comentário