Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Dia Internacional da Mulher: Sobre ser, pertencer e agir 

Dia Internacional da Mulher: Sobre ser, pertencer e agir

Por Gabriela Arruda

Comemorado desde o início do século 20, o Dia Internacional da Mulher traz memórias e homenagens. Mas, longe dos holofotes românticos e falas clichês, o dia 8 de março carrega em suas raízes um substantivo feminino: luta. E por isso deve ser lembrado.

No Brasil, as mulheres ganham cerca de 20% menos do que os homens e, você pode acompanhar os dados e estudo do IBGE nesta matéria exclusiva do G1. Quando falamos de cargos de liderança, apenas 38% das mulheres ocupam esse posto, segundo pesquisa do Grant Thornton.

Na gastronomia, o cenário é ainda mais complicado, para não falar triste. 96% das mulheres ocupam a cozinha de casa enquanto serviço doméstico, segundo o IBGE. Esse serviço em sua maioria das vezes não é valorizado e muito menos remunerado. E quando trazemos para a cozinha profissional, apenas 7% de restaurantes são comandados por mulheres.

E onde elas estão?

Contra a corrente e a favor delas, Cafira Foz traz em todas as suas esferas a potência, força e luta em ser mulher. A cozinheira, Chef de cozinha e empresária, ocupa hoje um lugar de destaque e comanda uma equipe totalmente feminina.

A inspiração vai muito além de uma mulher nordestina, uma cozinha contemporânea ou um restaurante bem-sucedido. Cafira faz o que precisa ser feito.

”Você tem que ter uma cultura empresarial que priorize e coloque como um dos pilares a equidade de gênero. É difícil, não é fácil.” disse Cafira, sobre sua representatividade.

E isso acontece de forma genuína. De corpo, alma e coração, a Chef comanda hoje o Fitó, um restaurante de cozinha contemporânea e afetiva, que ultrapassa fronteiras carregando em seu cardápio muitas memórias e inspirações nordestinas.

”No Fitó hoje são 38 funcionárias. Mas nosso trabalho se estende mais. Se eu precisar de uma fotógrafa, de uma agente ou de uma artista, sempre priorizamos mulheres. Então, para fazer o Fitó acontecer, vai muito além desse número.”

Não por acaso, o Fitó (@fitocozinha) já recebeu três indicações consecutivas na categoria Bib Gourmand do Guia Michelin, foi eleito pelo The New York Times como um dos melhores programas para se fazer em São Paulo, além de outras premiações.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cafira (@cafira)

Cafira Foz
Por Morena Caymmi

”É possível ter um restaurante de sucesso comandado por mulheres. Pra minha vida isso é de suma importância porque me dá conhecimento e acolhimento. É uma jornada dura e forte, mas que a gente está aqui praticando para prosperar.”

O caminho à frente ainda é longo e a luta pela inclusão de todas as mulheres em uma sociedade ativa, contra o machismo e a desigualdade de gênero vale mais que todas as homenagens. Por aqui, torcemos e acreditamos que ”dias mulheres” virão.

Usando o Duo Gourmet você valoriza a gastronomia e conhece os melhores restaurantes do país. Utilize o benefício 2 por 1 e conheça o Fitó, restaurante da Chef Cafira Foz que está disponível na plataforma.

Esse post merece 5 estrelas?
[Total: 3 Média: 5]

Banner conteúdo 30 reais off plano anual Duo Gourmet

Deixe um comentário