Categorias

Aproveite o post

Como escolher as melhores frutas e hortaliças
Escolher as melhores frutas e hortaliças - Duo Gourmet
Dicas, Curiosidades

Como escolher as melhores frutas e hortaliças 

Saber escolher as melhores frutas e hortaliças é tão importante quanto se alimentar bem. Pois a qualidade dos alimentos influencia diretamente na qualidade de sua alimentação, e por conseguinte, a sua saúde. Por isso, acompanhe agora com o Duo Gourmet ótimas dicas para saber escolher bem!

 

Escolher bem seus alimentos fará com que você usufrua mais integralmente de seus nutrientes, minerais e vitaminas. A gente já sabe que tantos as frutas, como as hortaliças, são fundamentais para uma vida saudável. Mas na hora de comprá-las, é importante também saber escolher aquelas que melhor vão entregar seus benefícios.

 

Benefícios de frutas e hortaliças

 

Nutricionistas são unânimes sobre a escolha dos alimentos serem feitas na safra atual, ou seja, em sua época de colheita, assim eles terão ficado menos expostos aos agrotóxicos e estarão com maiores quantidades de nutrientes. Além é claro de estarem mais baratos, contribuindo assim para sua economia também.

Com relação às hortaliças, auxiliam no trato digestório, aumentando a saciedade e favorecendo o funcionamento intestinal. Portanto, atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. Ademais, possuem baixíssimas calorias.

Sobretudo, com relação às frutas, são grandes fontes de fibras, que auxiliam no nosso sistema digestivo. Além disso, possuem vitaminas e minerais, ricas em fitoquímicos, como os flavonoides, licopeno, antocianinas e o betacaroteno, que são antioxidantes. Tudo isso, nos auxilia na prevenção do câncer, principalmente o de próstata, e na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

 

Obs: Por fim, é importante também investirmos na variedade do consumo desses alimentos. Assim você obtém uma alimentação equilibrada, que contenha todos os nutrientes que precisamos para uma boa saúde.

 

Como escolher bem as frutas

Nessa sessão vamos destacar o que deve ser observado na compra de algumas frutas, mais consumidas pelos brasileiros.

 

Banana: Fruta que demonstra nossa tropicalidade, a banana precisa estar bem amarelinha para estar boa para o consumo. Sem aquelas pintinhas pretas e sem tonalidades verdes nas extremidades. Pois o primeiro demonstra amadurecimento excessivo e, o segundo, que a fruta ainda está um pouco verde.

Abacate: Essa fruta muito conhecida e consumida de diversas formas pelos brasileiros precisa estar firme. Apalpe a fruta e observe, ela não pode estar nem dura e nem mole demais. E caso você compre mais dura, ela poderá amadurecer em sua casa.

Abacaxi: Fruta refrescante que precisa também estar bem amarelinha para o consumo, assim você garante uma fruta bem doce e suculenta. Para saber melhor, é só puxar uma pétala do meio da coroa, se a pétala sair fácil, indica que a fruta está boa, se for difícil puxar, indica que está verde.

Laranja: Para escolher bem, pegue as mais firmes, amarelas, pesadas e brilhantes. Elas terão mais suco e serão mais doces.

Limão: Escolha os que possuem a casca mais lisa e brilhante, além disso, precisam estar mais macios.

Mamão: Selecione os com a cor amarelado/alaranjado. Não escolha os que estiverem com manchas marrons ou partes moles, pois não estão bons para o consumo. E aqui vai uma dica de mãe, quando chegar em casa, faça três finos cortes (sulcos) na fruta, assim será eliminado um possível amargor que alguns mamões possuem.

Manga: Mesmo existindo vários tipos, todas elas serão mais propícias ao consumo se estiverem com cheiro doce e cor amarelo/avermelhado.

Maçã: Típica fruta dos lanches dos intervalos, ela deve estar firme ao toque. Observe também seu brilho, isso denota que estará mais fresca e suculenta.

 

Como escolher bem as hortaliças

Aqui vamos enumerar as principais verduras que consumimos e como identificar quando estão ideais para o consumo.

Alface: Presente em quase todas as saladas, suas folhas precisam estar firmes, com cores vivas e levemente crocantes. Evite maços com folhas murchas e com tons amarronzados.

Acelga: Suas folhas precisam estar bem verdes e firmes. Dê preferência para aquelas que possuem o centro do maço mais fechado e esbranquiçado.

Agrião: As folhas do agrião precisam ter coloração verde-escura, além de talos firmes, esse é o ponto ideal para o consumo.

Alcachofra: As folhas devem estar fechadas, sem nenhuma mancha preta. Segure-as pela base e sacuda suavemente, a flexibilidade do talo indicará se ela está no ponto certo para ser consumida.

Almeirão: As folhas precisam estar verdes, firmes e sem manchas escuras.

Aspargo: Seus talos precisam ter uma cor verde brilhante, além de estarem firmes ao toque, mas macios. Ademais, as pontas dos seus espinhos devem estar fechadas com uma leve coloração arroxeada ou verde-escura. Não escolha os que já apresentem flores.

Brócolis: Delicioso e muito nutritivo, o brócolis deve possuir coloração verde-escura, botões das flores fechados, além de talos firmes e folhas frescas. Não compre se estiverem com as flores abertas ou amareladas.

Cebolinha: As folhas devem ser bem verdes e sem amassados. Firmes e eretas, para estarem ideais para o consumo.

Coentro: As folhas precisam ser bem verdes, sem manchas e com os talos crocantes.

Couve: Queridinha de várias regiões do país, para a couve estar boa para o consumo, suas folhas devem ser verde-escuras, firmes e sem manchas.

Espinafre: Suas folhas precisam ser bem verdes e firmes, sem partes murchas. Deve-se evitar produtos com folhas amareladas e talos escurecidos.

Salsa: As folhinhas de salsa precisam ser bem verdes e sem manchas escuras. O cheirinho mais forte e agradável também demonstra que estão frescas.

Taioba: Hortaliça conhecida mais tradicionalmente nas regiões nordeste e sudeste do nosso país, as folhas devem apresentar coloração verde-escura, devem estar firmes, sem rasgos e sem áreas escurecidas ou amareladas.

 

Dica:

Não esqueça que as frutas e hortaliças possuem menor durabilidade, devendo ser consumidas frescas para que sejam preservados seus nutrientes e sabores.

 

Finalmente, é bom entendermos que cada fruta e hortaliça possui suas peculiaridades, mas que de forma geral, quando não estão bons para o consumo, possuem cores estranhas, cheiros fortes e desagradáveis, além de muitos bichos, líquidos estranhos e manchas. Atente-se a isso e sempre saberá como escolher as melhores frutas e hortaliças

Sobretudo, depois de ter aprendido a como escolher as melhores frutas e hortaliças, aprenda clicando aqui a como higienizar adequadamente esses alimentos. E aproveitando a passagem por aqui, conheça o Duo Gourmet, o app que garante o segundo prato como cortesia nos melhores restaurantes parceiros de várias cidades do Brasil.

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *