Categorias

Blog Post

GastroArte: Podcast Mamilos #207 – Comidas que inspiram
GastroArte

GastroArte: Podcast Mamilos #207 – Comidas que inspiram 

Hoje trago uma experiência sonora pra você! O Mamilos é um podcast semanal que busca nas redes sociais os temas mais debatidos e traz diferentes visões para que os ouvintes formem sua opinião de maneira crítica.

Os podcasts caíram no gosto dos brasileiros. É um material jornalístico, informativo e/ou de entretenimento que pode ser consumido muito facilmente. No caminho de casa para o trabalho, enquanto realiza outras atividades diárias ou durante a pausa do almoço.

Mamilos é um podcast apresentado por Ju Wallauer e Cris Bartis, e a premissa geral dos programas é “jornalismo de peito aberto”. Seus assuntos são muito variados, e vão de temas polêmicos como o aborto até aspectos mais suaves da vida como a gastronomia. 

No episódio 207, Ju e Cris convidam a jornalista e crítica gastronômica Ailin Aleixo, autora do blog Gastrolândia, para conversar sobre comida. O assunto é amplo e diverso, e dá margens para comentários desde a escrita jornalística mais quadrada até lembranças de infância. 

 

Ailin Aleixo fala sobre uma mudança na sua percepção do que era a crítica gastronômica ao longo de sua carreira, passando por diversos veículos jornalísticos, até alcançar uma forma de escrita que a agrada verdadeiramente. Para ela, é muito mais importante valorizar quem faz bem ao invés de criticar quem não faz. 

A jornalista é de São Paulo e frisa que, para escrever suas críticas de forma livre, não aceita convites para conhecer restaurantes, e paga todas as contas dos lugares que visita.  

“A gente tem uma nova geração não só da idade, mas da mentalidade da gastronomia aqui em São Paulo que eu acho muito legal. Gente com o ego mais no lugar, e que se une para fazer coisas legais em conjunto, não é só aquela vibe do ‘eu quero brilhar sozinho’. É mais ‘vamo todo mundo junto fazer alguma coisa bacana’”, afirma Ailin. 

Ela também pontua que cozinhar é uma responsabilidade tremenda. “Você está alimentando alguém. É uma das maiores responsabilidades que um ser humano pode ter”. 

Na conversa entre as três, pode-se repensar vários aspectos de um processo diário e rotineiro que é a alimentação. Entre memórias afetivas, a importância da relação com a comida, e o valor que se dá à gastronomia. 

O podcast está disponível na plataforma B9 e no aplicativo Spotify, e tem 1h05 de duração. 

 

 

 

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *