Categorias

Aproveite o post

Onde Estudar Gastronomia
Curiosidades

Onde Estudar Gastronomia 

Se você gosta de culinária e um dia já pensou e/ou tem pensado em estudar gastronomia, esse post é para você! O Duo Gourmet separou neste texto algumas das mais renomadas escolas de formação, acompanhe!

Mas primeiramente, vamos conhecer um pouco sobre o estudo da Gastronomia, que vem se popularizando e conquistando lugar no coração de muita gente, cada vez mais! Aqui no Brasil, grande parte dos cursos que compõem a grade curricular da Gastronomia surgiram recentemente com o avanço da fama de chefs de cozinha e a profissionalização da área no país, como por exemplo, nos programas culinários.

Para quem deseja vivenciar essa experiência, deve se preparar para colocar a mão na massa, literalmente, pois é um curso super prático que exige horas de atividades para aprender todo o processo que envolve a culinária. Desde a escolha de ingredientes, preparação do sabor, montagem dos pratos e até mesmo, a gestão do empreendimento. Muito provavelmente esse ramo pode te levar a um caminho de muito sucesso e satisfação, pois fazer o que se ama é uma maravilha!

 

Melhores Faculdades Brasileiras para cursar Gastronomia

Selecionamos as melhores universidades do Brasil para você se tornar um chef de mão cheia, confira!

 

UNIFACS

A UNIFACS é a Universidade de Salvador, foi fundada em 1972 como Escola de Administração de Empresas da Bahia. Em 1980 se tornou faculdade e em 1997 se tornou então, a Universidade de Salvador, credenciada pelo Ministério da Educação, com conceito elevado.

Por meio do reconhecimento através da tradição, qualidade acadêmica, internacionalidade, empregabilidade, além do compromisso com o crescimento e desenvolvimento local, a UNIFACS oferece a seus alunos uma experiência extra acadêmica. Isso porque atende às necessidades da sociedade como princípios institucionais. A Universidade já formou mais de 55 mil estudantes e conquistou o reconhecimento como a melhor universidade privada da Bahia.

 

Senac – SP

O Senac-SP é um centro educacional que prioriza o desenvolvimento social, cria e impulsiona projetos que estimulam a inclusão e a cidadania. Sobretudo, possui como missão “Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.”. Tem como valores a “Transparência, Inclusão Social, Excelência, Inovação, Atitude Empreendedora, Educação para Autonomia e Desenvolvimento Sustentável”. Além disso, tem como visão “Ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas.”

Ademais, eles oferecem uma Política de Concessão de Bolsas de Estudo, com o intuito de ampliar o acesso gratuito do público a diversos cursos, como principal e mais procurado, o curso de Gastronomia.

 

Unicesumar

A Unicesumar é uma das principais universidades privadas do estado do Paraná e possui nota 5 (nota máxima) no CI (Conceito Institucional) do MEC. Além disso, a universidade conta com um canal de televisão e uma emissora de rádio com princípios educativos que conta com a interação dos alunos.

Possui diferenciais muito relevantes, como o Studeo, que é um ambiente virtual de aprendizagem disponível aos alunos. Conta também com Programas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI). Além de parcerias internacionais em mais de 14 países e mais de 300 e-books da base Scielo Livros e mais de 3 mil da Elsevier. A universidade se espalha pelo país com mais de 700 unidades.

 

Fametro

Fametro é a maior e a melhor universidade do Amazonas, localizada em Manaus. E mantida pelo Instituto Metropolitano de Ensino Ltda – IME, a universidade possui nota 4 no MEC, sendo assim, garante a seus alunos qualidade e desempenho em todos os cursos.

Mesmo sendo uma universidade recente, pois, iniciaram suas atividades acadêmicas em 2002, vem se destacando de maneira surpreendente. Tendo como missão “Formar profissionais no Ensino Superior, com valores éticos e humanísticos e com respeito ao meio ambiente, capazes de contribuir para o desenvolvimento da Região Norte.”. Conta com valores essenciais como “Qualidade no Ensino, Ética, Humanização e Profissionalismo.” Além de uma excelente visão: “Ser referência de Qualidade no Ensino Superior no Estado do Amazonas”.

 

Unisuam

Com o belíssimo slogan: “Vocação para transformar”, a universidade Unisuam está a mais de 50 anos transformando sonhos em realidades. Contribuindo assim, para o desenvolvimento de seus alunos e o crescimento local. Com o foco total nos estudantes, a Unisuam foi o primeiro centro universitário do Brasil e continua batalhando para promover com excelência o desenvolvimento dos estudantes. Oferecendo-lhe um ensino de qualidade.

A universidade apresenta a missão de “Promover o desenvolvimento do homem e do meio em que vive numa relação recíproca com a sociedade, permitindo o acesso a um ensino de qualidade, participando ativamente da melhoria dos processos educacionais do país.”. Juntamente com a visão de “Ser reconhecida como a Instituição de Ensino de excelência, com o melhor modelo de transformação social do país.” E alicerçada com os valores: Competência, Credibilidade, Comprometimento, Inovação e Responsabilidade Social.

 

Melhores Faculdades Internacionais para cursar Gastronomia

Como muita gente sonha em cursar a faculdade no exterior, preparamos uma lista das melhores universidades do mundo todo para você aproveitar, confira!

 

Institute of Culinary Education (ICE)

É uma escola localizada em Nova York e foi fundada em 1975, é considerada a melhor escola de gastronomia do mundo inteiro. É dona de diversos prêmios, tendo como o principal o ´International Association of Culinary Professionals’ Awards of Excellence em 2002, 2003, 2006, 2008 e 2015.

A escola oferece cursos em variadas áreas como Arte Culinária, Gestão Hoteleira, além de Confeitaria & Panificação.

 

Culinary Institute of America at Greystone

Localizada em um belo castelo de pedras na Califórnia, a escola conta com professores altamente qualificados a nível AFC (certificados de excelência em gastronomia).

Greystone é uma filial da Culinary Institute of America at Hyde Park, porém oferece apenas o grau Associado em Artes Culinárias. O currículo inclui, além dos semestres, um estágio de 18 semanas em um restaurante com a melhor nota da escola, no final do segundo ano do aluno.

 

Le Cordon Bleu

A Le Cordon Bleu é considerada um dos principais institutos de artes culinárias do mundo! A escola oferece treinamentos de chefs com fama internacional, com foco na culinária francesa clássica.

Além disso, o instituto oferece bacharelado, programas de diploma e certificado em áreas como culinária, patisserie e panificação, hotelaria e gestão de restaurantes. Portanto, é a escola ideal para quem deseja investir um longo período na Gastronomia.

Chegando ao fim de mais um post, enquanto você decide onde estudar gastronomia e se prepara para ingressar no mundo acadêmico, aproveite para acompanhar os conteúdos do blog gastronômico do Duo Gourmet. Aqui, além de conhecer um pouco mais sobre vários restaurantes, você confere receitas, inclusive de chefs renomados, e novidades gastronômicas!

Agora, se você, além de querer trabalhar com gastronomia, gosta também de apreciar deliciosos pratos dos melhores restaurantes de várias cidades do país, precisa assinar o Duo Gourmet! O aplicativo que garante o segundo prato como cortesia em restaurantes parceiros, conheça

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *