Categorias

Aproveite o post

Uncategorized

Pão de forma da Rita Lobo, aprenda a fazer! 

Pão de forma da Rita Lobo, aprenda a fazer!
Receita de pão de forma caseiro da Rita Lobo - Duo Gourmet

Comer aquele pão de forma no fim de tarde é tudo de bom, melhor ainda se ele for caseiro! Cai super bem assado com uma manteiga, com aquele requeijão cremoso e um patê de frango, entre outra tantas opções. Hoje o Duo Gourmet vai trazer para vocês a receita famosa do Pão de forma da Rita Lobo,  chef de cozinha que apresenta programas na TV e possui um ótimo blog de receitas: o Panelinha.

 

É uma receita fácil de fazer, com ingredientes simples e você vai poder surpreender sua família e amigos. Então põe a mão na massa e vem com a gente!

 

Ingredientes

5 xícaras de chá de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento biológico seco (cerca de 6 g)

2 colheres de  chá de açúcar

1 xícara de chá de água morna

1/2 xícara de chá de leite em temperatura ambiente

2 colheres de sopa de manteiga em ponto pomada

2 colheres de chá de sal

 

Modo de Preparo

Antes de iniciar, retire o leite e a manteiga da geladeira, porque eles precisam estar em temperatura ambiente e mais fáceis de manusear. Mas caso a manteiga não esteja macia, leve ao micro-ondas ou banho maria por poucos segundos.

 

Em uma tigela pequena misture o fermento biológico e o açúcar com ¼ de xícara de chá da água morna, até dissolver. Depois, deixe descansar por aproximadamente 5 minutinhos, até que comece a espumar.

 

Em outra tigela maior,  misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no meio. Assim, junte também o fermento dissolvido e misture aos poucos com a farinha, sempre do centro para as bordas. 

 

Vá acrescentando o restante de água morna aos pouquinhos, misturando com a mão para incorporar bem. Depois regue com o leite, também aos poucos, sem parar de misturar e amassar com as mãos.

 

Logo que a farinha de trigo tiver absorvido os líquidos completamente, acrescente a manteiga e amasse bem para incorporar. Normalmente a manteiga demora um pouco para ser absorvida pela massa, então tenha um pouco de paciência e amasse até ficar bem homogênea.   

 

Sove a massa, apertando, amassando e esticando por várias vezes, até ficar com uma textura macia e úmida. Por uma média de 10 minutos, caso seja necessário você também pode sovar a massa em uma batedeira com gancho. 

 

Descanso e modelagem

Faça uma bola com a massa e coloque em uma tigela coberta com plástico filme ou com um pano de prato. Deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.

 

Depois, unte 2 fôrmas para bolo inglês de 22 cm x 10 cm com manteiga, caso seja antiaderente não é necessário.

 

Assim que a massa tiver crescido, transfira para a bancada e divida ao meio. Achate delicadamente cada uma das metades até formar um retângulo. 

 

Para modelar, dobre a base do retângulo (o lado maior da massa) até o centro e aperte delicadamente; cubra com a base oposta e aperte bem para selar; dobre cerca de 4 cm das laterais (use a fôrma de bolo inglês como referência para o tamanho) e aperte bem as emendas para selar.

 

Posteriormente, transfira as massas, com a emenda voltada para baixo, para as fôrmas untadas e cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por mais uns 40 minutos. 

 

Quando faltar 20 minutos para o tempo do pão, já acenda o forno, preaquecendo-o a 180 ºC (temperatura média).

 

E então, leve as formas com a massa ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até os pães crescerem e dourarem. 

 

Retire do forno e desenforme com cuidado sobre uma grelha, pois caso o pão fique na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e amolecer a casca. E queremos um pão perfeito, não é mesmo?!

 

Agora, para finalizar essa receita com chave de ouro, que tal aprender a fazer café em uma cafeteira italiana? Saiba como aqui! E se você está mesmo é querendo comer sem precisar colocar as mãos na massa, conheça os restaurantes parceiros do Duo Gourmet, presente nas principais cidade do Brasil. Nossos assinantes têm direito ao segundo prato principal como cortesia, saiba mais!

Confira o vídeo do passo a passo com a Rita Lobo!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *