Categorias

Aproveite o post

Curiosidades, Meu Guia

Viagem com Duo Gourmet: roteiro turístico-gastronômico 

Viagem com Duo Gourmet: roteiro turístico-gastronômico

Roteiro turístico gastronômico –
O período de férias está aí! Queria aproveitar para te lembrar que o Duo Gourmet agora também está presente em Campinas, Florianópolis e Salvador. Além disso, com a mesma assinatura, você pode aproveitar o seu Duo em qualquer uma das 12 cidades participantes. 

Para conhecer um lugar não basta visitar seus pontos turísticos, é preciso provar da sua gastronomia! Por isso, preparamos um roteiro para você conhecer melhor a gastronomia de cada uma das cidades disponíveis do aplicativo e se programar para conhecê-las! 

Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto e São Paulo. Quer começar por onde?

 

Belo Horizonte

A culinária mineira traz elementos que apontam para a diversidade local iniciada, ainda, com o primeiro adentramento dos exploradores de ouro. Portugueses, negros e índios passaram a compartilhar hábitos e ingredientes, que se enraizaram uma cultura gastronômica única.

Para experimentar dessa gastronomia, conheça o Xapuri. O restaurante serve culinária mineira tradicional preparada em forno à lenha. As opções são à la carte em ambiente rústico familiar.

 

Brasília

A capital do país não possui uma culinária que possa ser apontada como típica e original. Em compensação, alguns pratos dos lugares de origem dos primeiros habitantes da capital federal começaram a marcar presença na mesa dos brasilienses. Hoje em dia, pratos como o pato no tucupi, chico angu e buchada de bode já podem ser considerados comuns da região.

Para conhecer um pouco mais sobre os sabores de Brasília, conheça o Authoral. O restaurante significa os sabores com uma culinária contemporânea autoral.

 

Campinas

A gastronomia campineira atual é um reflexo das gradativas interferências do progresso e da abertura para novidades vindas de todos os cantos do mundo. Campinas segue à risca as tendências mundiais, com restaurantes tradicionais e também contemporâneos.

Para provar um pouquinho de comida brasileira em Campinas, conheça a Casa de Maria. Cardápio com toque gourmet, como truta ao molho de laranja com risoto de alfazema, vinhos e clima intimista.

 

Florianópolis 

A gastronomia da ilha é típica de cidades beira-mar: o prato principal geralmente envolve frutos do mar. Os pratos típicos da gastronomia de Florianópolis têm uma forte herança portuguesa, com alguns traços indígenas. 

Para experimentar a gastronomia local, conheça o Freguesia Oyster Bar que serve o que há de melhor em ostras, pescados e frutos do mar. O diferencial da casa são seus alimentos frescos e selecionados, de alto qualidade, preparados na hora.

 

Fortaleza

A gastronomia em Fortaleza baseia-se na pesca, na pecuária e em algumas culturas agrícolas. A lagosta, as inúmeras variedades de peixes, o camarão, o caranguejo e pratos como a peixada, o camarão ensopado ao alho e óleo e o casquinho de caranguejo. O feijão e o arroz oferecem um dos pratos mais típicos da região: o baião-de-dois com manteiga e queijo de coalho.

No Seu Zé-Bodega, aproveite a oportunidade de provar um pouquinho mais da cidade. O restaurante serve com maestria as porções de torresmo, costelinha e tutu, cervejas e doces, em clima simples.

 

Maceió

As receitas são feitas com ingredientes variados e os mais nobres frutos do mar. Os restaurantes oferecem cardápio diversificado com opções da culinária regional e internacional. Além disso, claro. as guloseimas típicas de origem indígena e africana, como tapioca, cuscuz de milho e arroz doce.

No restaurante Pontal de Maragogi, você encontra peixes, camarões, caldos, drinques e mais, em espaço descontraído na praia, com piscina, redário e passeios.

 

Recife

Os sabores exóticos da culinária típica recifense resultam da influência indígena, africana e portuguesa desde os tempos coloniais. Um cardápio criativo confere à cidade o título de primeiro polo gastronômico no Norte e Nordeste.

O Recife está cheio de oportunidades para conhecer alguns bons locais de degustação da cozinha tipicamente recifense. Recomendamos uma visita ao Beijupirá.

 

Ribeirão Preto

Assim como Campinas, a cidade se aproveitou das referências para criar uma culinária local diversificada e que agrada a todos os paladares. 

Em Ribeirão Preto, conheça o Mousse Cake, restaurante de cozinha variada.

 

Rio de Janeiro

Muita gente acha que o estado não uma gastronomia típica, o que não é verdade. As comidas cariocas estão diretamente ligadas à gastronomia portuguesa, que no decorrer do tempo foram adaptadas à realidade do Rio. Um exemplo muito carioca e tradicional são os pratos a base de bacalhau, uma óbvia herança portuguesa, e a feijoada, uma herança dos escravos africanos que foi aperfeiçoada ao longo dos anos.

Para provar o Rio na ponta da língua, conheça o Aconchego Carioca. Ambiente intimista e comida brasileira de primeira.

 

Salvador

A gastronomia baiana é influência da mistura de raças que colonizaram esse estado. Os clássicos dessa culinária incluem azeite de dendê e pimenta e a cor e aroma são características marcantes dessa gastronomia. 

Para se aventurar por lá indicamos o Amado. A casa se define como um ‘restaurante contemporâneo brasileiro’ e em seu cardápio há desde frutos do mar e carnes variadas até petiscos bem conhecidos como tapioca. 

 

 São José do Rio Preto

Influências de diversos lugares do mundo se unem para criar a gastronomia da cidade. Assim como as outras cidades paulistanas dessa lista, São José do Rio Preto tem culinária diversificada e autêntica. 

Para experimentar dessa gastronomia, conheça o Espaço Clever Casado, que, além de boa gastronomia, tem um ambiente de tirar o fôlego, repleto de antiguidades. 

 

São Paulo

Quer viver um pouco de cada lugar do mundo? São Paulo com certeza é seu destino ideal. E não seria diferente com a gastronomia. Aqui você pode escolher: que comida mundial você quer provar? Árabe, Francesa, Portuguesa, Tailandesa? O melhor, tem tudo no Duo Gourmet

A dica de hoje é o restaurante italiano Evvai, que conquistou em 2019 uma estrela Michelin. Misturando ingredientes regionais com a culinária europeia, o Chef Luiz Felipe Souza cria pratos contemporâneos incomparáveis.

Finalmente, depois de conferir esse roteiro turístico gastronômico, que tal poder conhecer esses ótimos restaurantes pessoalmente, e ainda garantir um prato principal de cortesia em cada um deles?! Saiba como aqui!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *