Categorias

Aproveite o post

Rio de Janeiro, Meu Guia

5 lugares para beber vinho no Rio 

5 lugares para beber vinho no Rio

Vinho, essa bebida quente e milenar, do grego clássico oínos, do latim vīnum, que significa videira, é aquela bebida alcoólica que enebria os paladares e até quem diga, reconforta os corações, relaxa a mente e faz bem para a saúde do corpo.

A estrutura química do fruto da vide permite que elas possam se fermentar sem ser necessário adição de açúcares, ácidos e enzimas. Com sabor inigualável, o vinho possui vestígios nas remotas antiguidades, a pelo menos 6000 a.C. Seu uso puro ou harmonizando com refeições faz parte do cardápio de várias pessoas pelo mundo afora, é uma bebida para ser apreciada, que tal então conhecer os melhores lugares para se apreciar essa bebida na cidade maravilhosa?! Procurando um bom vinho no Rio? Veja onde encontrar!

 

Bottega del Vino

O Bottega del Vino já é um local aclamado na cidade, com localização privilegiada na Rua Dias Ferreira, possui três adegas com cerca de 300 rótulos, que foram escolhidos pelos sócios, o restaurateur italiano Nicola Giorgio e o sommelier Dionísio Chaves. Tecnologia e qualidade para garantir a excelencia do vinho são feitas por cinco máquinas Enomatic.

O cardápio para acompanhar os belos rótulos é bem consistente, com opções de carpaccio de filé de javali curado com sal de zimbro ao azeite perfumado por carvão, exótico e delicioso. Há também o ravióli de bacalhau ao molho de caviar Mujjol e para fechar bem a visita ao local, um delicioso Crepe de maçã. Além dos vinhos, opções como caipivodka de vodka nacional e taças de espumante, fazem parte da carta de bebidas.

Rua Dias Ferreira, 78 – Leblon – Rio de Janeiro – (21) 25405019

 

Winehouse

No Winehouse, um pequeno e informal boteco de vinhos no bairro do Botafogo, você encontra uma consistente lista de 64 opções de vinhos, há um branco, que além de levar o nome da casa é feito na vinícola Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, as uvas usadas em sua fabricação são as do tipo chardonnay, sauvignon blanc e gewürztraminer.

Você encontra aqui excelentes opções como o Dominic Parry e o tinto francês Bourgueil Les Hautes Pierres Cabernet Franc. Já, para animar sua noite, participe do happy hour que acontece na casa das 17h às 20h, e você pode embalar a noite aos goles de um vinho do porto tonic, que é um drinque com vinho do Porto branco seco, tônica e limão-siciliano. No cardápio, uma bela seleção de comidinhas, entre elas, azeitonas marinadas com grissini de parmesão, versátil e deliciosa!

Rua Paulo Barreto, 25 – Botafogo – Rio de Janeiro – (21) 32644101

 

Oscar Bistrô Bar

O Oscar Bistrô Bar é um restaurante com uma ótima carta de vinhos no Leblon, com um ambiente aconchegante e uma decoração clean de paredes azuis, sofás de couro e uma luz baixa que melhora ainda mais o clima do lugar. Além disso, você conta com uma deliciosa trilha sonora de jazz. Os responsáveis pelo Bistrô são os franceses Cyril Stern e Matthieu Moreau.

O local funciona como um wine bar, e no cardápio você encontra pratos exóticos como é o caso do escargot com manteiga de ervas e purê de alho, mas se você é mais tradicional pode ir de filé ao molho béarnaise, que pode ser acompanhado de batata frita e mix de folhas. De sobremesa, quem sabe uma cremosa musse de chocolate com 70% cacau. Conheça!

Rua Dias Ferreira, 64 – Leblon – Rio de Janeiro – (21) 32691888

 

Simon Boccanegra

O Simon é um restaurante elegante e com uma ótima seleção de vinhos em sua carta. Localizado em Copacabana é comandado pelo chef bolonhês Matteo Rubini, de apenas 25 anos e que tem agradado e muito a clientela. Serve com excelênte qualidade um lombo de porco marinado em ervas, servido na entrada com maionese de manteiga queimada, delicioso! Mas um dos grandes destaques da casa é uma deliciosa lasanha à bolonhesa.

Outro prato que tem ganhado relevância é o capelete de ricota coberto por molho bisque, feito de crustáceos, assim como o carpaccio de camarão, que surpreende! Já no quesito carnes, acompanhe seu belo rótulo de vinho com uma barriga de leitão ao molho de iogurte com repolho e cebola roxa. E para fechar com chave de ouro, peça pelo pavê com cremes branco e de chocolate, biscoito e licor de Alkermes, não vai se arrepender!

Rua Aires de Saldanha, 98 – Loja B – Copacabana – Rio de Janeiro – (21) 32694366

 

Canastra Bar

O Canastra Bar, que fica em Ipanema, recebe ostras fresquinhas as terças-feiras, que são ainda mais saborosas acompanhadas de um bom vinho, o que acaba sendo um dos atrativos para a clientela jovem que enche a calçada. A casa é de responsabilidade de três proprietários franceses que se conheceram na cidade.

O clima é bem despojado, com mesas pela calçada e bons vinhos nacionais com preços bem acessíveis. Várias opções na carta, como da gaúcha Don Guerino, o sauvignon blanc Sinais. Você também pode optar por taças com valores ainda mais em conta, ou mesmo a sangria, tinta ou branca, que é servida em jarras. No cardápio, várias opções de tira-gostos, mas bem sofisticadas, como é o caso do polvo desarticulado, marinado com azeite e cebola; além dele, porções de pastrami, copa e chorizo, tudo preparado para você se deliciar.

Pelo grande sucesso da casa, uma ampliação foi feita e agora o local conta com um bar subterrâneo, com clima de taberna com autênticas poltronas de veludo e couro, além de objetos de antiquário, um charme a parte! Ideal para levar os amigos, o lugar também é palco de shows intimistas, que muito vão te agradar. Não perca a oportunidade de conhecer.

Rua Jangadeiros, 42 – loja B – Ipanema – Rio de Janeiro – (21) 99656196

 

Se você gosta de um bom vinho, de uma bela refeição e de muita economia, conheça o Duo Gourmet, nele, você tem inúmeros restaurantes espalhados pelo Rio e pelo Brasil, de culinária diversificada, inclusive casas de vinhos e pedindo a dois pratos principais você só paga um! Conheça mais!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *