Categorias

Aproveite o post

Curiosidades, Belo Horizonte, Meu Guia

BH ganha título de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO 

BH ganha título de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO

Que Belo Horizonte é marcada por sua boêmia, charme, cultura e gastronomia todos já sabem, mas agora ela possui título e o reconhecimento internacional conferido pela Unesco, por sua proeminência culinária. Na última quarta-feira, 30 de Outubro, a Unesco divulgou a lista com 66 cidades que fazem parte da Rede de Cidades Criativas, e BH passou a fazer parte no setor de gastronomia!

A Unesco divulgou a lista em seu site, por meio de nota oficial. Foi a coroação da inciativa que ocorreu há cerca de um ano e meio atrás. Quando a Belotur afirmou durante o evento: “Encontro das Cidades Criativas: Turismo e Gastronomia”, que nossa querida cidade se candidataria ao título.

Minas como um todo, possui em seu território vários talentos da culinária, seja a tradicional ou a contemporânea; e a capital, Belo Horizonte, é o poto principal onde esses talentos firmam suas raízes e ganham o mundo.

 

Cidades Criativas Unesco

Apenas 21 cidades no mundo todo haviam recebido o reconhecimento de Cidade Criativa da Gastronomia e agora BH entrou para esse hall. Entre outras categorias, Belo Horizonte disputava o título na área da música com Aracaju (SE), e Cataguases (MG), concorria em cinema. Entre as cidades já reconhecidas na área da gastronomia, figuram Parma, na Itália e San Antonio, nos Estados Unidos. Mas no Brasil, já possuímos outras três reconhecidas, sendo elas: Belém, Florianópolis e Paraty.

Desde quando a Belotur anunciou o pleite na disputa pelo reconhecimento, em abril de 2018, até o esperado resultado sair, houveram muitas movimentações. Tanto a Prefeitura de Belo Horizonte, como a Belotur e demais envolvidos nesse processo, passaram a construir um cenário gastronômico sólido, que realmente representasse nossa força, diversidade e expressividade na culinária.

Ademais, Fortaleza, capital do Ceará, também recebeu um título, a de Cidade Criativa do Design. Após esses reconhecimentos, o título confere na verdade ainda mais trabalho e empenho, pois as 66 cidades nomeadas passam a ter o compromisso de defender ações que visem o desenvolvimento sustentável que beneficiam diretamente as comunidades a nível urbano.

 

Festivais Gastronômicos em Belo Horizonte

O segredo para esse reconhecimento foi mostrar a proeminência dos mais de 70 festivais gastronômicos que são realizados anualmente na cidade belorizontina. Além de sua tradição boêmia dos bares e botecos, seus finos restaurantes de culinárias premiadas e a importância de toda a cadeia produtiva, que atualmente geram mais de 54 mil postos de trabalho, e cerda R$ 4,5 bilhões movimentados anualmente.

Além disso, um documento e um book reuniu de forma sintética e com vistas a demonstrar a base da história da cidade e da gastronomia, as políticas públicas vivenciadas no setor, a cadeia produtiva e a governança. Os materiais foram analisados em Paris, na França, sede da Unesco.

A expectativa de cada vez fortalecemos ainda mais nossa cultura gastronômica tem seu ápice nesse reconhecimento. Muitos chefes renomados de Minas, como Léo Paixão, o chef mineiro mais premiado, que é um dos embaixadores desse movimento, também comemorou essa conquista. Os desafios a frente são muitos e BH tem tudo para se solidificar ainda mais.

 

Reconhecimento Internacional

O reconhecimento faz parte da Rede de Cidades Criativas, que reúnem cerca de 180 municípios em todos os continentes. Possui o objetivo de promover e estimular a cooperação entre as cidades para o desenvolvimento urbano sustentável.

Além da área da gastronomia, ainda mais 6 setores fazem parte: cinema, música, design, artesanato e artes folclóricas, arte mídia e literatura. Atualmente 10 cidades brasileiras fazem parte da rede em diferentes áreas, confira: Belém (PA) – gastronomia, Belo Horizonte (MG) – gastronomia, Brasília (DF) – design, Curitiba (PR) – design, Florianópolis (SC) – gastronomia, Fortaleza (CE) – design, João Pessoa (PB) – artesanato e artes folclóricas, Paraty (RJ) – artesanato e artes folclóricas, Salvador (BA) – música, Santos (SP) – cinema.

O Duo Gourmet se alegra de ter nascido em BH e por ver todo o país se movimentar e ser sustentável em áreas tão importantes para o nosso desenvolvimento urbano. O Duo acredita tanto que a gastronomia pode mudar um país e trazer momentos ímpares para as pessoas, assim como fortalecer toda a cadeia produtiva da área, que são os pilares que movem nossos serviços. Queremos com muita qualidade, oferecer boa gastronomia com muita economia para as pessoas. Por isso, aplaudimos causas como essas e nos alegramos com a conquista de BH.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *