Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Como fazer café na cafeteira Italiana 

Como fazer café na cafeteira Italiana

Imagine a cena: você acorda pela manhã, sentindo aquele aroma de café feito hora. Uma delícia, não é mesmo? Mas, você sabe como fazer café na cafeteira Italiana? Se não, confira nesse texto!

Apaixonados pelo grão certamente já experimentaram uma boa dose da bebida feita em uma cafeteira italiana. Os que ainda não provaram poderão se tornar experts no modo de preparo nesta que é um dos clássicos do design mundial: a cafeteira tipo moka.

A tecnologia, que ainda causa certa curiosidade, tem um preparo diferente do que costumamos ver no dia a dia dos brasileiros.

Mas você verá que a forma de fazer café na cafeteira italiana chega a ser simples – e muito interessante. Acompanhe nosso post para entender mais sobre essa cafeteira que há  gerações conquista pessoas do mundo inteiro.

 

Como fazer café na cafeteira italiana:  história

A primeira cafeteira italiana surgiu em 1933 e foi inventada por Luigi di Ponti, cuja patente foi comprada pelo engenheiro e empresário Alfonso Bialetti. Também conhecida como “moka”, “mokinha” ou “bialetti”, a cafeteira se tornou popular a partir da década de 1940 quando o filho de Bialetti, Renato, assumiu os negócios da família.

Contudo, o interesse era levar para todas as casas italianas da época o sabor e o aroma inesquecíveis do café preparado por meio dessa tecnologia. Para tanto, uma ampla publicidade foi realizada em torno da cafeteira, reconhecida no mercado como Moka Express.

Isso porque, o nome foi inspirado na cidade de Moca, no Iêmen, país localizado no sudoeste da Arábia, que inclusive foi uma das primeiras grandes exportadoras de café do mundo.

Como fazer café na cafeteira italiana: o sistema    

Atualmente você encontra no mercado vários modelos e opções de cor, tamanho e material, mas o design original da cafeteira italiana foi inspirado na silhueta feminina e elaborado na forma octogonal.

Seu material clássico, o alumínio, agora ganha opções mais sofisticadas em aço inox, permitindo melhor manutenção e mais tempo de uso da cafeteira, por exemplo.

Além do mais, esse tipo de cafeteira é composto por três partes: a superior – aquela em que fica o cabo e a tampa –, onde o café pronto será liberado; um sifão, em que fica o pó moído; e uma parte inferior, em que é colocada a água para ser fervida.

Além disso, nessa parte que entra em contato com o fogo, há uma válvula de segurança, que despeja a água fervida em caso de algum problema na pressurização.

Ao enroscar as partes da moka, o café é feito por meio de um processo chamado “percolação”, ou seja, a água ferve e passa onde o pó do grão é armazenado, extraindo todos os óleos e os componentes aromáticos da bebida.

Ademais, seu sistema de pressão da água é o que proporciona um café mais encorpado, de cor turva e um sabor incomparável: com pouca acidez e leve amargor.

 

Como fazer café na cafeteira italiana: passo a passo

Agora que você já conhece mais sobre a história e o sobre sistema utilizado por essas cafeteiras, vamos indicar, passo a passo, a orientação de quem entende do assunto para dar as melhores dicas de como preparar o café na cafeteira italiana. Vamos lá?

Vamos ao passo-a-passo

Passo um: desenrosque as duas partes da sua cafeteira italiana. Despeje a água para o café no compartimento inferior, aquele que vai esquentar na chapa do fogão.

É importante destacar que o volume de água deve ir até a altura da válvula de segurança, para não correr risco de pressão excessiva ou da água transbordar no momento de enroscar a parte superior.

Passo dois: no sifão, que tem a função de um filtro metálico, coloque o pó de café. A quantidade deve ser até a borda, mas não pressione o pó, pois isso pode dificultar a tal percolação que falamos anteriormente.

Uma dica importante é que o pó de café deve ser de moída média, como um torrão de açúcar cristal.

Se você tiver um moedor, basta seguir as orientações de tempo certo de moagem.

O pó de café tradicional, esses vendidos em supermercados, possui uma moagem mais fina, o que não é ideal para esse tipo de cafeteira.

Passo três: após adicionar a água na parte inferior e encaixar o sifão com o pó de café, enrosque a parte inferior até ficar firme.

Dica: a válvula de segurança deve estar sempre do lado contrário do cabo da cafeteira. Além disso, deixe sempre o lado da válvula virado para a parede, nunca para o seu lado.

Caso ocorra algum problema, essa medida evita o risco de espirrar água quente em você.

Passo quatro: acenda o fogo em chama baixa e aguarde. A chama baixa evita que, ao subir para a parte superior, o café queime.

Outra dica de quem entende é despejar, antes de colocar no fogo, cerca de um dedo de água na parte superior, pois isso também evita que o seu café fique com gosto de queimado.

Passo cinco: posteriormente, aguarde todo o processo terminar e desligue o fogo. Tudo é bastante rápido, então fique de olho para o seu café não passar do ponto.

Contudo, como a estrutura é metálica, tome cuidado para não se queimar. Agora sim, concluindo: o seu café está pronto para ser servido!

 

Como fazer café na cafeteira italiana: dicas extras

A cafeteira tipo moka tem modelos que servem de duas a dez xícaras de café. Uma dica importante é que você deve sempre respeitar o processo e a medida do modelo utilizado, para não perder a qualidade no sabor da bebida.

Finalmente, a higiene da cafeteira deve ser feita com sabão neutro, apenas evite passar este no sifão, para não correr o risco de ficar algum resíduo do produto na próxima utilização. Nesse caso, o ideal é lavar apenas com água.

Esperamos que as dicas desse post tenham sido úteis para você. Saber como fazer café na cafeteira italiana é prazeroso e apaixonante em qualquer momento do dia.

Que tal criar esse hábito de bom gosto em sua rotina? Se você é um amante de café ou conhece alguém também se derrete por essa bebida, compartilhe este texto em suas redes sociais. Até a próxima!

Psiu! Não saia sem antes conhecer cafeterias pelo Brasil que são parceiras do Duo Gourmet, onde você pede há dois partos principais e paga apenas um! Bom de mais não é? Confira aqui!

Esse post merece 5 estrelas?
[Total: 0 Média: 0]

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *