Categorias

Aproveite o post

Cuidados contra o COVID, Curiosidades

Coronavírus: como higienizar bem sua cozinha 

Coronavírus: como higienizar bem sua cozinha

Coronavírus: Como higienizar minha cozinha


Com a quarentena pelo novo coronavírus um dos cômodos mais visitados na casa, além da sala, tem sido a cozinha, não é mesmo? Pois é de lá que saem as delícias que nos alimentam e acalmam nesses dias mais complicados.

E sabemos bem, que um lugar bem limpo afasta maiores possibilidade de contaminação. Por isso, agora vamos aprender a como limpar adequadamente nossa cozinha e poder comer os quitutes de consciência tranquila! Ufa….

Segundo infectologistas o coronavírus pode resistir por até nove dias sobre superfícies, mas calma… ele pode ser facilmente inativado com uma boa limpeza! 

Para começar, vamos reiterar a importância de sempre lavar bem as mãos. Mas, antes de mais nada, vamos explicar rapidinho como se deve lavá-las: Lavar com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Ensaboe e lave os dois lados das mãos, entre os dedos, os polegares e até o punho, e se puder, use álcool gel!

 

Dicas de limpeza adequadas para evitar a contaminação pelo coronavírus 

Limpar é também prevenir, não só o coronavírus, mas diversas outras doenças. Uma limpeza profunda na cozinha deve ser feita semanalmente.

Já a limpeza rotineira, você pode fazê-la com os produtos que já está acostumado, principalmente com desinfetantes e a água sanitária, pois possui grande poder de desinfecção.

É só misturar uma parte do produto para cada nove partes de água e pronto! Utilizar a solução para desinfetar as superfícies, como os pisos, maçanetas, corrimões e etc. O álcool em gel 70% também pode ser utilizado e é muito eficaz!

Mas o ideal mesmo é que você se cuide ao máximo e use luvas e botas de limpeza. Mas não se esqueça, que após usá-las elas precisam ser lavadas e secadas com muito cuidado.

O mesmo cuidado você também deve ter com os panos e esponjas usados, lavando com água, sabão e água sanitária.

Sabe a sujeira grossa, aquela que vemos a olho nú? Então, ela deve ser retirada primeiramente com a vassoura ou um pano com água e sabão, para só posteriormente ser limpa com a solução de água sanitária, álcool 70% ou outro desinfetante.

Mas atente-se ao fato de eles terem desinfecção comprovada contra os vírus. Calma, nós vamos te ajudar. Confira abaixo quais são eles:

 

Produtos que são eficazes contra o coronavírus:

  • Água sanitária
  • Desinfetantes em geral
  • Limpadores multiuso com cloro
  • Limpadores multiuso com álcool
  • Álcool de limpeza (líquido)
  • Detergente
  • Sabão

 

Tanto álcool quanto o sabão são efetivos para quebrar a cápsula de gordura protetora do vírus e destruí-lo. No caso do álcool, o valor de 70% é o recomendado por ser o mais efetivo. 

Nós lembramos que além do piso da cozinha e das superfícies dos armários, por exemplo, os pratos, copos, talheres e demais utensílios de cozinha também devem ser lavados com os água corrente e sabão e depois de secos, serem bem guardados. De preferência também use luvas nas lavagens.

 

Agora, vamos a algumas dicas ao chegar das compras:

 

Não entre na cozinha com a roupa que foi a rua, logo ao chegar em casa faça sua  higienização, tirando as roupas, deixando os sapatos do lado de fora e lavando bem as mãos.

Logo ao chegar do mercado ou sacolão a primeira coisa a se fazer é limpar bem as superfícies da cozinha onde serão colocados e manipulados ou guardados os alimentos, como a bancada, pia e a dispensa, por exemplo. 

Os produtos que vêm em embalagens vedadas podem ser lavados diretamente embaixo da torneira. Já os pacotes de alimentos industrializados como arroz, feijão e macarrão devem ser limpos com um pano com álcool em gel ou água e sabão. Só depois podem ser guardados em ambiente previamente limpo.

E agora você deve estar se perguntando sobre os alimentos in natura, como as frutas, legumes, verduras e hortaliças. Eles também devem ser higienizados como explicamos neste post de como higienizar os alimentos.

Finalmente, usando essas dicas você se tornará quase um herói da limpeza em sua casa, livrando você e seus familiares do coronavírus! Brincadeiras a parte, compartilhe essas dicas para conscientizar a todos!

 

Texto: Coronavírus: Como higienizar minha cozinha

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *