Categorias

Aproveite o post

Cuidados contra o COVID, Curiosidades

Coronavírus: Aprenda a higienizar os alimentos corretamente!  

Coronavírus: Aprenda a higienizar os alimentos corretamente! 

Como higienizar os alimentos em tempos de Coronavírus?

O cuidado e a higiene diária com os alimentos é muito importante, não é mesmo?! Ainda mais por causa do temor relacionado ao novo coronavírus, e você, sabe como higienizar corretamente seus alimentos?

Vamos então falar sobre algumas dicas, simples e baratas que você pode e deve passar a utilizar em sua cozinha!

A primeira coisa que você precisa saber para ficar mais tranquilo é que o principal risco de contaminação está na má manipulação dos alimentos, e eles só apresentam risco se forem manuseadas por alguém contaminado.

As verduras e legumes não são consideradas uma fonte de transmissão do novo coronavírus, e segundo infectologistas, a transmissão direta via alimentos não é uma preocupação. Mesmo assim é bom se precaver e tomar cuidados básicos, por isso, vamos a algumas dicas! 

Manuseio

Antes mesmo de manusear qualquer alimento é muito importante lavar bem as mãos e, inclusive, evitar falar ou até mesmo tossir próximo a legumes e verduras.

Habitualmente as frutas, legumes e verduras ficam expostas sem a devida proteção nas gôndolas dos supermercados, feiras e sacolões. Sendo assim, a higienização correta dos alimentos é de suma importância para manter uma alimentação mais saudável e ficar longe de possíveis riscos de contaminação.

Essa exposição dos alimentos faz com que fiquem submetidos a vírus, fungos e bactérias. Além disso, o risco também é elevado pelos agrotóxicos e compostos químicos tão presentes ainda nos cultivos. Todos esses elementos podem causar, dor de cabeça, alergias digestivas e até mesmo algumas doenças.

Os cuidados com a higienização dos alimentos devem ser tomados de maneira incorporada ao cotidiano de cada pessoa, e principalmente nesse momento de disseminação do coronavírus.

Esses cuidados podem e devem ser iniciados logo no local de compra. Ao comprar seus alimentos procure por estabelecimentos que se preocupem com a higiene, já é um primeiro passo. 

 

Cuidados práticos na limpeza dos alimentos e precaução do coronavírus 

Já na sua casa, lave bem as mãos, antes e depois de manipular os alimentos, além de lavar bem os utensílios, como facas, talheres, vasilhas e panelas usados no preparo da comida. Evite, por exemplo, usar a mesma tábua para cortar carnes e legumes.

 

Dicas de higienização de alimentos

  1. Lave sempre e bem as mãos.

Como falamos, lavar as mãos é básico e de extrema importância! Quem vai manipular os alimentos deve lavar bem as mãos com água e sabão, esfregando entre os dedos, nas palmas e no dorso.

 

  1. Depois, comece por tirar as partes estragadas e machucadas das frutas, legumes e verduras. O ideal é retirar essas partes estragadas antes de iniciar a lavagem.

 

  1. Dê preferência por lavar todos os alimentos em água potável e corrente. Isso facilita muito na higienização, além de torná-la mais eficaz.

 

Você ainda pode usar o vinagre, que é muito comum na cozinha dos brasileiros, na remoção das sujeiras visíveis.

Também poderá lavar com detergente, muito comum nas cozinhas, utilizado normalmente para lavar pratos e utensílios domésticos.

O detergente pode ser usado na limpeza dos alimentos, mas com muito cuidado, porque pode deixar resíduos tóxicos. Então, se for usá-lo deverá caprichar ainda mais no enxágue, se puder use uma escovinha higienizada para esfregar na superfície dos alimentos mais rígidos. 

 

  1. Secagem dos alimentos.

Você pode optar por deixar os alimentos secarem naturalmente em lugar limpo e arejado, ou mesmo deixá-los escorrer e depois secá-los com um pano bem limpo. Para as verduras de folhas, você também pode optar por usar uma secadora doméstica de folhosos.

 

  1. Não tossir, espirrar ou coçar o nariz enquanto estiver manuseando os alimentos. Evite também falar ou assobiar sobre os alimentos, superfícies ou utensílios que você for utilizar para preparar sua comida.
  2. Evite utilizar anéis e relógios no momento da lavagem, pois podem acumular sujeiras. 
  3. Se puder, poderá utilizar uma máscaras e luvas nesse processo. Por fim, cozinhe bem os alimentos.

 

Pronto, use essas dicas simples para manter a higiene e a segurança dos alimentos que consome e ficar bem longe da contaminação do coronavírus. Conta pra gente quais são as práticas que você usa na sua casa! 

 

Mas acima de tudo, se preferir comer com qualidade e segurança e ainda economizar, é só aproveitar os restaurantes parceiros do Duo Gourmet. Assinantes do app, têm direito de pedir dois pratos principais e pagar apenas um. Conheça as opções de delivery aqui! 

Texto/palavra-chave: Como higienizar os alimentos corretamente
Esse post merece 5 estrelas?
[Total: 0 Média: 0]

Related posts

1 Comment

  1. Luciana A A Gomes

    Adorei as dicas

Deixe uma resposta

Required fields are marked *