Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Conheça mais sobre a culinária contemporânea, ousada e autêntica 

Conheça mais sobre a culinária contemporânea, ousada e autêntica

Conheça mais sobre a culinária contemporânea nesse post!

A culinária contemporânea é muito conhecida por sua ousadia e autenticidade. Nela, os Chefs têm maior liberdade para criar e experimentar, combinar sabores, cores e texturas em belas apresentações. É o lugar onde técnicas e pratos tradicionais se misturam com métodos modernos e também tecnológicos. Tem suas bases nas conhecidas cozinhas italiana, francesa, oriental, espanhola, árabe, portuguesa e brasileira, para que a partir delas novos pratos e sabores surjam.

Nesse texto vamos conhecer um pouco das especificidades dessa culinária que tem sido aclamada e premiada em todo o mundo. Os principais conceitos são a experimentação e inovação, além da qualidade dos alimentos e em sua boa apresentação, ao ir em um restaurante de culinária contemporânea você já sabe o que esperar, pratos autênticos de encher os olhos e o paladar. 

 

Culinária contemporânea: autenticidade

A ideia é despertar os vários sentidos, proporcionando experiências gastronômicas únicas, portanto, seus sentidos são estimulados com cheiros, cores, sabores e memórias. Além disso, é uma culinária que sempre busca usar os melhores ingredientes de cada estação e região, o que é chamado de  “cuisine du marche”, ou em uma tradução livre, cozinha da estação.

Alimentos frescos e de qualidade são fundamentais para a criação de bons pratos, incluído a utilização de produtos orgânicos e até mesmo de flores comestíveis. E para garantir que as propriedades nutritivas dos alimentos sejam preservadas o tempo de cozimento é sempre trabalhado com muito cuidado, o ponto certo é a mágica da cozinha!

 

Valorização dos produtos regionais

O fato dos produtos e ingredientes serem essencialmente frescos, faz com que muitos chefes de cozinha sejam quase que embaixadores dos produtos regionais. Aqueles que são feitos e produzidos artesanalmente, um quesito muito relevante para a culinária contemporânea.

Dessa forma, é imprescindível que os cozinheiros encontrem produtos de outros países, sendo também produzidos aqui. Como por exemplo, os tomates italianos, para que eles tenham os ingredientes necessários para os pratos e que sejam realmente frescos. O que também acontece com ingredientes tipicamente brasileiros, que são produzidos em outros países.

Outra faceta da culinária contemporânea é usar da tecnologia que a globalização torna tão acessível, dessa forma, é possível conservar e transportar alimentos preservando todas as suas características. Não só no que diz respeito a isso, como também no processo de preparo dos pratos em si, como acontece com a técnica de cozimento a vácuo.

Para que você entenda melhor, o “sus vide” nome dessa técnica, proporciona acondicionar os alimentos em embalagens plásticas com alta resistência térmica e os submeterem ao cozimento em forno combinado. Isso permite seu cozimento a vapor, ou em termocirculador, um aparelho que cozinha com a temperatura bem controlada.

Esse processo garante a retenção e a manutenção do sabor, da cor, da textura, e principalmente dos nutrientes. E logo após ao processo que mencionamos acima, o alimento é imediatamente resfriado ou congelado, tornando assim sua validade maior sem a necessidade de adicionar químicos e conservantes.

 

Culinária contemporânea: multicultural

Todo esse processo possibilitou também que a culinária contemporânea fosse mais multicultural, usando de ingredientes de diversos outros países, mas mantendo a qualidade. Os pratos ficaram ainda mais diversificados e ricos. Mas a maioria dos pratos dessa culinária possuem o nome em francês, por ser uma das culinárias mais tradicionais e consumidas no mundo inteiro. Mas muitos restaurantes são mais ousados e autênticos usando sua língua local para nomear e descrever seus pratos.

Outro ponto especial é que os pratos possuem apresentações impecáveis. O alimento é visto na verdade, como parte de uma obra de arte, que precisa ser apreciada também com os olhos. Por isso, a maioria dos pratos da culinária contemporânea utilizam um grande número de cores e texturas, além de ingredientes que não só satisfaçam seu paladar, como também todo seu corpo.

Dessa forma, todo os elementos sensoriais são trabalhados para proporcionar uma bela apresentação, assim como os talheres e louças usados na hora de servir, inclusive com louças personalizadas e exclusivas.

 

Sabores novos e inimagináveis

Os diferenciais dessa culinária não são poucos, a maioria dos pratos possuem o conceito minimalista e são servidos em pequenas porções. Isso porque o foco não é matar a fome, mas através da degustação e demais elementos proporcionar as experiências gastronômicas únicas, de que falamos logo no início do texto.

A maioria dos restaurantes que servem essa culinária possuem um “menu degustação”, com ele é possível provar praticamente todo o menu da casa. Mas em pequenas porções, proporcionando a você aquela viagem inesquecível entre sabores, visual, aromas e memórias. E é comendo menos, que você poderá comer de todos, e experimentar todo o conceito que o Chef quis passar com a criação de seus pratos, qualidade e experiência são as palavras chaves!   

Com tudo que vimos até aqui, a culinária contemporânea também se sobressaí por não ter preconceitos, ou seja, a experimentação e a mistura de vários ingredientes, desde os mais sofisticados, aos mais simples, são válidas e produzem pratos interessantíssimos. E além da mistura do doce com o salgado, do amargo com o azedo e etc. desde que o resultado final seja tão delicioso, quanto surpreendente!

 

Não se esqueça da harmonização!

O paladar dos amantes dessa culinária é sempre bem exigente, e o vinho tem papel fundamental em harmonizar toda essa experiência, ele tem destaque na comida contemporânea. Dessa forma, é preciso conhecê-los bem para criar a combinação perfeita com os pratos servidos, assim os pratos ficam ainda mais saborosos e valorizados. E na maioria dos menus de degustação, são servidas sete refeições que acompanham o vinho apropriado para cada uma delas. 

Vimos que a culinária contemporânea é exigente, sofisticada, autêntica e diversa, tem de tudo um pouco, mas sempre com a inovação em suas veias. Conta pra gente o que mais você achou interessante, ou quem sabe uma curiosidade que não falamos aqui.

E você sabia que no guia de restaurantes do aplicativo Duo Gourmet tem uma seleção especial de restaurantes, que servem culinária contemporânea de extrema qualidade? É claro, como todos os restaurantes que são nossos parceiros, e que além de tudo, você pode pedir um prato e ganhar outro de igual ou menor valor como cortesia? Se não, fique sabendo agora e baixe gratuitamente o aplicativo na Google Play ou na App Sotre, assine e aproveite!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *