Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Culinária Argentina: conheça mais! 

Culinária Argentina: conheça mais!

A Argentina, país vizinho ao nosso, é uma nação da América do Sul com uma extensa área que abrange as montanhas dos Andes, os lagos glaciais e as pradarias nos Pampas, é conhecida tradicionalmente por seu famoso gado e pelo tango, é também conhecida por sua rica gastronomia.

Tem por capital, Buenos Aires, uma cosmopolita cidade, cercada por edifícios imponentes do século XIX e também por restaurantes recheados de pratos de comida regional. As comidas típicas do país são sempre embasadas e influenciadas pelos países europeus, o que faz sua culinária ser diferente dos demais países da América Latina, uma culinária bem focada nas carnes. E por toda essa rica cultura gastronômica que hoje vamos falar um pouco da culinária argentina, conheça mais!

 

Carnes fartas na culinária argentina!

Com o peso em queda, em relação a nossa moeda, é possível fazer uma bela refeição na capital da Argentina e sem gastar muito. Além das carnes fartas, você sempre pode se deliciar com os bons vinhos dessa terra, experiências especiais para seu paladar! Um grande destaque são os bifes de Chorizo, que são encontrados em qualquer restaurante, e uma das receitas mais solicitadas com essa carne é o “bife do tamanho de um prato” é um dos cortes mais nobres da carne bovina na Argentina. Um bife alto, que é selado na grelha e depois assado em uma churrasqueira, seu interior é rosado, é um prato muito suculento e saboroso, quase sempre acompanhado de crocantes batatas fritas. 

Outro bem conhecido é a Parillada, um prato composto por vários tipos de carne, todos assados no carvão, ele é para os amantes de um belo churrasco tradicional argentino. A Parrilha argentina é uma das formas de assar carne ou de se fazer churrasco mais conhecidas mundialmente, inclusive também faz muito sucesso aqui pelo Brasil. Levando o nome do país para o mundo, não é um prato em si, mas uma forma de preparar a carne, que consiste em uma grelha esquentada por brasas de lenha dura, onde a carne é assada, normalmente bifes de diferentes espessuras. Outra opção dentre os assados é o Asado Argentino, também conhecido por Barbacoa, opções nessa culinária para os amantes de carnes não vão faltar. 

 

Outros destaques dessa culinária

Outro destaque, que possuí influências italianas são as milanesas, constituídas normalmente bor bifes finos (de vários tipos de carnes), empanados em ovos e farinha de rosca e posteriormente fritos, são uma boa pedida para pratos saborosos e rápidos! Mas existe uma versão bem argentina, criada em Buenos Aires, a versão napolitana, conhecida também por parmegiana, vem acompanhada de molho de tomate e queijo.

Já o Puchero Criolo é uma modificação do cozido espanhol, o argentino é feito com mais carne e menos grão de bico. Entretanto a carbonada, que tem seu nome advindo do inglês carbonade ou do francês carbone, que significa carvão, ou seja, é preparada por aquecimento a carvão, tem seu gosto adocicados quando ao final do preparo é acrescido de pêssegos, peras ou frutas secas, tornando-o bem autentico. 

Mas sucesso garantido mesmo, são as tradicionais Empanadas, essas, mais do que qualquer outro prato são típicas da culinária argentina, mesmo tendo influências da Espanha. É uma espécie de salgado, com preço bem acessível, sua fama é como se fosse a coxinha aqui no Brasil, possui uma variedade enorme de sabores e combinações, as mais pedidas sãos as de carne, normalmente compostas por carne moída, pimentão, batata e ovo cozido, em pedações bem pequenos, uma delicia!

A Lá Picada é uma entrada da culinária argentina bem versátil, como uma tábua de frios, com uma variedade de presuntos e queijos de boa qualidade, que acompanham também azeitonas, ovos e picles. 

 

O queridinho da culinária argentina: alfajor

Agora, o queridinho da culinária argentina, amado e aclamado também em outros países pelo mundo é o Alfajor, aquele bolinho que todo mundo pede para os turistas na Argentina trazem de presente para seus conterrâneos, como se fosse uma “lembrancinha” de ter estado no país. Simplesmente um bolinho bem macio e recheado com doce de leite e coberto com chocolate ou açúcar refinado, algumas outras opções de sabores também podem ser encontradas, apesar de sua origem árabe, foi na Argentina que ele encontrou sua morada!

Por último e não menos importante, o Arroz Portenho é uma pedida das boas, é um arroz que é cozido inicialmente na água e depois no leite. É temperado posteriormente com caldo de galinha, e monta-se camadas de arroz, molho de tomate e variedades de queijos – outro alimento muito consumido no país- como parmesão e muçarela. São diversos pratos, sabores e combinações que valem apena serem apreciados.

 

Bebidas típicas

Depois te termos conhecido um pouquinho das deliciosas comidas da culinária argentina, vale agora vermos um pouco das bebidas que por aqui são consumidas, como é o caso dos aclamados vinhos, que podem harmonizar muito bem com muitos dos alimentos típicos que listamos acima. A Argentina é, inclusive, um dos principais países produtores de vinho e há, até mesmo roteiros turísticos onde se pode conhecer vinhedos, como, por exemplo, em Mendonza, La Rioja, Salta e a famosa e desbravada Patagônia. A uva de principal cultivo no país é a Malbec, assim os vinhos produzidos a partir desse tipo de uva são mais famosos e consumidos pelos argentinos, esse tipo de vinho harmoniza muito bem com os partos da culinária do país, que em sua maioria são mais pesados. 

Outra bebida muito apreciada é o Mate, que teve seu consumo introduzido no país pelos índios locais, é tão querido que possuí até mesmo um dia em sua homenagem, ele pode ser apreciado puro ou acompanhado de variados tipos de biscoitos. Outra bebida bastante consumida e de sabor marcante, é o Fernet, uma criação oriunda da Itália, mas que fez sucesso na terra do Tango e das boiadas. O Fernet é uma bebida destilada que mistura raízes fortes como ruibarbo, genciana, quina, alóes e o agárico, é bem amarga, e acredite se quiser, muito servida com Coca-Cola para suavizar o sabor, uma opção muito querida pelos jovens argentinos.

A culinária argentina é muito rica e como vimos, muito interligada a cultura gastronômica de outros países, principalmente os europeus, agora, conta pra gente qual é o prato que você mais gosta dessa culinária e qual receita você gostaria de conferir aqui em nosso blog, até a próxima!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *