Quem gosta de culinária contemporânea coloca o dedo aqui! Sabia que nossos Duo Lovers, os assinantes do Duo que usam o app com frequência, são apaixonados por essa gastronomia? A favorita não é a italiana nem churrascaria, como eu arriscaria dizer. O que significa que vocês gostam mesmo é de experimentar coisas diferentes! Isso porque a culinária contemporânea é muito conhecida por sua ousadia e autenticidade. Nela, os Chefs têm maior liberdade para criar e experimentar, combinar sabores, cores e texturas em belas apresentações.
A cozinha contemporânea tem bases nas conhecidas cozinhas italiana, francesa, oriental, espanhola, árabe, portuguesa e brasileira. A partir delas, novos sabores e pratos surjem, com características bem autorais. Ou seja, são pratos assinados por Chefs. Nas cozinhas, as técnicas técnicas e pratos tradicionais se misturam com experimentações, métodos modernos e tecnológicos.
Nesse texto vamos conhecer um pouco das especificidades dessa culinária que tem sido aclamada e premiada em todo o mundo. Os principais conceitos são a experimentação e inovação, além da qualidade dos alimentos e boa apresentação. Ao ir em um restaurante de culinária contemporânea você já sabe o que esperar: pratos autênticos de encher os olhos e o paladar.

Culinária contemporânea: autenticidade
A ideia é despertar os vários sentidos, proporcionando experiências gastronômicas únicas. Portanto, seus sentidos são estimulados com cheiros, cores, sabores e memórias. Além disso, é uma culinária que sempre busca usar os melhores ingredientes de cada estação e região, o que é chamado de “cuisine du marche”, ou em uma tradução livre, cozinha da estação.
Alimentos frescos e de qualidade são fundamentais para a criação de bons pratos, incluído a utilização de produtos orgânicos. São usadas até mesmo flores comestíveis! Para garantir que as propriedades nutritivas dos alimentos sejam preservadas, o tempo de cozimento é sempre trabalhado com muito cuidado. O ponto certo é a mágica da cozinha!
Valorização dos produtos regionais
Um quesito muito relevante para a culinária contemporânea: ingredientes essencialmente frescos. Para isso, que muitos Chefs de cozinha se tornam quase embaixadores dos produtos regionais, plantados, colhidos e produzidos artesanalmente. Ao mesmo tempo, não só de produtos nacionais se faz a culinária contemporânea.
A globalização e as tecnologias de transporte facilitaram várias coisas para os cozinheiros. É possível conservar e transportar alimentos preservando suas características. Além disso, não só no que diz respeito à conservação, mas também no processo de preparo dos pratos em si. Por exemplo, tomates italianos podem ser transportados para o Brasil sem prejuízos ao sabor e autenticidade ou as técnicas de conservação e cozimento à vácuo.

Culinária contemporânea: multicultural
Todo esse processo possibilitou também que a culinária contemporânea fosse mais multicultural, usando de ingredientes de diversos outros países. Os pratos ficaram ainda mais diversificados e ricos. Mas a maioria dos pratos dessa culinária mantém o nome em francês, por ser uma das culinárias mais tradicionais e consumidas no mundo inteiro. O que não é regra: os restaurantes estão cada vez mais ousados e autênticos, usando sua língua local para nomear e descrever seus pratos.
Outro ponto especial é que os pratos possuem apresentações impecáveis. O alimento é como parte de uma obra de arte, que precisa ser apreciada. A maioria dos pratos da culinária contemporânea utiliza um grande número de cores e texturas, além de ingredientes que não só satisfaçam seu paladar, como também todo seu corpo: ama gama de elementos sensoriais são trabalhados para proporcionar uma bela apresentação. Assim como os talheres e louças usados na hora de servir, inclusive com louças personalizadas e exclusivas.
Sabores novos e inimagináveis
Os diferenciais dessa culinária não são poucos, a maioria dos pratos possuem o conceito minimalista e são servidos em pequenas porções, porque o foco não é matar a fome, mas através da degustação e demais elementos proporcionar as experiências gastronômicas únicas, de que falamos logo no início do texto.
A maioria dos restaurantes que servem essa culinária possuem um “menu degustação”, com ele é possível provar praticamente todo o menu da casa, mas em pequenas porções, proporcionando a você aquela viagem inesquecível entre sabores, visual, aromas e memórias. E é comendo menos, que você poderá comer de todos, e experimentar todo o conceito que o Chef quis passar com a criação de seus pratos, qualidade e experiência são as palavras chaves!
Com tudo que vimos até aqui, a culinária contemporânea também se sobressaí por não ter preconceitos, ou seja, a experimentação e a mistura de vários ingredientes, desde os mais sofisticados, aos mais simples, são válidas e produzem pratos interessantíssimos, além da mistura do doce com o salgado, do amargo com o azedo e etc. desde que o resultado final seja tão delicioso, quanto surpreendente!

Não se esqueça da harmonização!
O paladar dos amantes dessa culinária é sempre bem exigente, e o vinho tem papel fundamental em harmonizar toda essa experiência. Dessa forma, é preciso conhecê-los bem para criar a combinação perfeita com os pratos servidos, deixando os pratos ainda mais saborosos e valorizados. E na maioria dos menus de degustação, são servidas sete refeições que acompanham o vinho apropriado para cada uma delas.
Vimos que a culinária contemporânea é exigente, sofisticada, autêntica e diversa, tem de tudo um pouco, mas sempre com a inovação em suas veias. Conta pra gente o que mais você achou interessante, ou quem sabe uma curiosidade que não falamos aqui.
E você sabia que no guia de restaurantes do aplicativo Duo Gourmet tem uma seleção especial de restaurantes, que servem culinária contemporânea de extrema qualidade? É claro, como todos os restaurantes que são nossos parceiros, e que além de tudo, você pode pedir um prato e ganhar outro de igual ou menor valor como cortesia? Se não, fique sabendo agora e baixe gratuitamente o aplicativo na Google Play ou na App Store, assine e aproveite!
Related posts
Leia também, divirta-se
Rabanada do Chef Léo Paixão
Rabanada de panetone- faça assada ou frita
Black Friday Duo Gourmet: segunda chance!
Ceia de Natal gastando pouco
Black Friday Duo Gourmet 2020
Categorias
- Para distrair (7)
- Para o home office (4)
- Cuidados contra o COVID (4)
- Dicas (9)
- Restaurantes Delivery e para Retirar (8)
- Coronavírus | Conteúdos para os quarenteners (4)
- Nosso APP (2)
- Fortaleza (9)
- Brasília (10)
- Maceió (1)
- Novidades Duo (19)
- Maceió (10)
- Rio de Janeiro (9)
- Recife (2)
- Uncategorized (15)
- Curiosidades (58)
- Recife (16)
- Belo Horizonte (35)
- Ribeirão Preto (1)
- Meu Guia (137)
- GastroArte (9)
- Florianópolis (5)
- Belo Horizonte (1)
- Receitas (55)
- Eventos Gastronômicos (1)
- São José do Rio Preto (5)
- Brasília (1)
- Salvador (1)
- A mesa do Chef (12)
- Restaurantes Parceiros (742)
- Ribeirão Preto (9)
- Campinas (1)
- Harmonizando (6)
- Novos restaurantes no Duo (6)
- Campinas (6)
- Experiências (7)
- Salvador (10)
- São Paulo (17)
