Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Culinária francesa: conheça mais! 

Culinária francesa: conheça mais!

A França é mundialmente conhecida por sua herança cultural. É muito prestigiada nos campos da moda, arte, e com a gastronomia não seria diferente. A culinária francesa é uma das mais ricas em tradição, técnicas e sabores e possui grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente.

Neste texto, vamos conhecer um pouco mais sobre a culinária francesa, suas influências, divisões e outras curiosidades.

 

Cozinhas francesas

Embora estejamos acostumados a falar da culinária francesa como uma só, ela é, na verdade, composta por vários movimentos que caracterizam diferentes tipos de cozinhas. São elas a cuisine du terroir, cozinha burguesa, nouvelle cuisine e a cozinha atual.

 

Cuisinie du terroir

Pode ser traduzida como “cozinha local”. É considerada a cozinha tradicional francesa que cobre as especialidades regionais, desde os ingredientes às receitas. Utiliza produtos frescos e de alta qualidade e possui ênfase na tradição camponesa. Embora esta cozinha procure resgatar tradições regionais, muitos de seus pratos não são identificados como típicos da culinária francesa. Isto porque as cozinhas regionais possuem culinárias próprias, muitas vezes, influenciadas por outras culinárias, tais como a mediterrânea, italiana, alemã, como veremos mais adiante.

 

Cozinha burguesa

É a cozinha que inclui os pratos clássicos da culinária francesa, que não são especificamente regionais e que foram adaptados ao gosto da classe burguesa. Utiliza técnicas complexas e refinadas na preparação e apresentação daos pratos e, por isso, é conhecida como a alta cozinha francesa. Esta é uma das culinárias francesas mais conhecida no exterior e adotada por muitos restaurantes.

 

Nouvelle cuisine

Pode ser traduzida como “nova cozinha”. Desenvolveu-se a partir da década de 1970 em reação à cozinha clássica tradicional. Tem como características a elaboração de pratos com porções menores e molhos mais leves, com ênfase na apresentação rápida, delicada e refinada da comida. Este movimento revolucionou a alta cozinha francesa incorporando técnicas e combinações de outros países, sendo um marco da gastronomia moderna. Também é bastante conhecida no exterior e adotada por muitos restaurantes.

 

Cozinha atual

Atualmente, na cozinha francesa, nota-se uma alternância entre alguns movimentos. Por um lado, há uma ênfase na cuisine du terroir, um retorno à culinária tradicional, mais rústica, e aos sabores dos produtos da terra. Por outro, há a tendência à cozinha fusion, resultado da globalização, em que ocorre o intercâmbio e a fusão de ingredientes, técnicas e experiências de vários países, regiões e culturas.

 

Culinárias regionais

A França possui uma área de 643.801 km². Para se ter ideia, é só um pouquinho maior que a área do estado da Bahia. Encontra-se divida em dezoito regiões, sendo treze na França Metropolitana e cinco na França Ultramarina.

Cada região do país possui uma culinária própria. Devido a isso, a culinária francesa apresenta uma enorme diversidade de pratos e destaca-se pela grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces.

Tradicionalmente, os ingredientes básicos usados pela culinária do noroeste francês são a manteiga, o crème fraîche e maçãs. Por sua vez, na região sudeste da França (provençal), influenciada pela culinária Mediterrânea, é comum o uso de azeite de oliva, verduras e tomates. No sudoeste, os ingredientes tradicionais são a gordura de pato, foie gras, cogumelos cèpes e moelas. E, no nordeste, influenciado pela culinária da Alemanha, os ingredientes principais são a banha de porco, salsichas e chucrute.

Além dessas, há muitas outras regiões com suas culinárias locais. Mas, no geral, a rotina alimentar francesa é composta por um desjejum leve na parte da manhã, uma refeição completa no almoço, que consiste em uma entrada, um prato principal e sobremesa, e outra refeição à noite, no jantar.

 

Pratos clássicos da culinária francesa

O cardápio típico francês é composto por vários pratos. Há diversas opções deliciosas e leves para o desjejum. E, para as refeições completas, várias entradas, pratos principais e sobremesas. Conheça alguns pratos clássicos da culinária francesa:

Croissant

Embora seja uma comida típica francesa, o que muita gente não sabe é que o croissant tem sua origem na Áustria. É um pão de massa folhada em formato de meia-lua. Sua receita leva farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar. Foi introduzido e popularizado na França pela rainha Maria Antonieta a partir de 1770. Hoje, é um elemento tradicional do desjejum francês, normalmente acompanhado de um café com leite.

Quiche Lorraine

A quiche sim é uma comida originada na França. Além de estar presente em diversas padarias, a quiche Lorraine pode ser servida como entrada ou prato principal. É preparada à base de massa, ovos, creme de leite, bacon, manteiga e noz-moscada.

Cassoulet

É um clássico da culinária francesa criado durante a Guerra dos Cem Anos. Bastante energético, é um cozido feito com feijão branco e carne de ganso, frango, pato, porco ou até mesmo cordeiro, dependendo do local onde é produzido e da temporada do ano. É servido nos restaurantes como prato principal. Alguns pesquisadores sugerem que o cassoulet tenha sido a inspiração da nossa feijoada.

Ratatouille

É uma receita clássica da culinária francesa provençal. Teve sua origem no século XVIII, conhecido como um guisado de legumes criado por camponeses e agricultores para aproveitar as colheitas do verão. É um prato rústico, à base de berinjela, tomate e legumes da época, tais como pimentão e abobrinha, temperado com sal e ervas de Provença. Pode ser servido quente ou frio, como prato principal ou acompanhamento.

Petit gateau

É uma sobremesa muito simples e saborosa, conhecida em todo o mundo. Seu nome pode ser traduzido como “pequeno bolo”. A receita original é composta por um pequeno bolo de chocolate com o interior cremoso e uma bola de sorvete de baunilha. Por ser uma sobremesa simples, de fácil preparo, ganhou várias versões pelo mundo.

Creme brûlée

Seu nome pode ser traduzido como “creme queimado”. O creme brûlée é uma sobremesa tradicionalmente preparada com creme de leite, ovos, baunilha e uma deliciosa cobertura de açúcar queimado. É normalmente servido gelado, em ramekins individuais. O creme brûlée também ganhou algumas versões, substituindo a baunilha por chocolate, café, coco, entre outros saborizantes.

 

Estes são apenas alguns pratos da culinária francesa. Há muitos outros que não foram listados aqui, mas que valem muito a pena conhecer. O guia de restaurantes do aplicativo Duo Gourmet possui uma seleção especial de culinária francesa. Além de receber a indicação ótimos restaurantes, com o Duo Gourmet, você pode pedir um prato e ganhar outro de igual ou menor valor como cortesia. Baixe gratuitamente o aplicativo no Google Play ou no App Store, assine e aproveite!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *