Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Culinária Portuguesa: história, pratos típicos e onde conhecer 

Culinária Portuguesa: história, pratos típicos e onde conhecer

O Duo Gourmet trouxe mais informações sobre essa gastronomia, além de indicações de restaurantes parceiros que você pode visitar!

A culinária portuguesa vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil: diversos restaurantes atuam com o objetivo de trazer a cultura e os sabores de Portugal para cá. Isso porque, além de terem alguns ingredientes típicos do Brasil em seus pratos, os portugueses também têm uma forte influência na nossa gastronomia.

Mas onde tudo isso surgiu? Como a gastronomia deste pequeno país se tornou uma das mais variadas do mundo? Onde experimentar os pratos típicos de Portugal? Nós te contamos tudo aqui!

História da Culinária Portuguesa

A gastronomia de Portugal é marcada pela influência de diversos povos e momentos históricos, como a Era do Descobrimento — onde os portugueses buscavam encontrar novas rotas de comércio e, consequentemente, países para colonizar.

As batatas, tomates e temperos famosos, como canela e o curry em pó, são alguns dos ingredientes que foram levados até a Europa nessas expedições, e afetou o rumo da culinária do local.

Mas, antes disso, outras culturas também tiveram influência na gastronomia: os romanos com o trigo, cebolas, alho, azeitonas e uvas; e os mouros, que foram os primeiros a plantar arroz, figos, limões e laranjas no local, além de preencher a província de Algarve com amendoeiras.

@chickotaberna

Ingredientes típicos

Apesar de se tratar de um país pequeno, no que diz respeito à culinária, Portugal possui grande variedade regional. No entanto, é possível identificar alguns ingredientes típicos, presentes em muitos pratos da culinária portuguesa.

As influências da culinária mediterrânea e do litoral atlântico se dão pelo forte consumo de peixes, em especial a sardinha e o bacalhau, mariscos e outros frutos do mar. Além deles, vários tipos de pães, vinhos, azeites, sopas, cozidos e frutos frescos.

Há também pratos regionais que levam como principais ingredientes a carne e as vísceras, especialmente de porco, em que se destacam os presuntos e os enchidos, alimentos produzidos a partir das tripas de animais recheadas.

Os frutos do mar e os pratos típicos

Com certeza você conhece a culinária de Portugal pelo famoso bacalhau, não é mesmo? Isso porque, na Era do Descobrimento, ele foi imprescindível nas frotas marítimas portuguesas.

Mas esse não é o único fruto do mar que faz sucesso na cozinha lusitana! Isto porque os mariscos, sardinhas, berbigão, mexilhão e as conquilhas são mais alguns dos diversos ingredientes usados, tanto em petiscos como pratos principais.

E falando em pratos, alguns dos mais famosos em Portugal são:

Broa de Milho

Ao contrário do que muitos pensam, a broa de milho não é uma invenção brasileira. Ela surgiu no norte de Portugal, onde o cultivo de milho era grande. E, diferentemente da broa feita no Brasil, a tradicional broa portuguesa é salgada, grande, com uma casca crocante e miolo espesso. Seus ingredientes são fubá, farinha de trigo ou de centeio, sal, açúcar, água e levedura. Pode ser encontrada em qualquer padaria portuguesa e servida no desjejum ou no lanche da tarde.

Francesinha

Seria a Francesinha um hamburguer de Portugal? Isso porque a receita leva pão, bife, linguiça, bacon, queijo, presunto, ovo, molho com vinho do Porto, tomate e pimenta pipi-piri – sim, tudo isso! Ele também costuma ser servido com batatas fritas.

Alheira de Mirandela

A alheira é um enchido que pode ser preparado de várias formas. Seus principais ingredientes podem ser carne de aves, gordura de porco, pão de trigo, azeite, alho, colorau, entre outras opções. Segundo a história, foi inventada por judeus que queriam se passar por novos cristãos para fugir da inquisição. Como na tradição judaica não é permitido o consumo da carne de porco, alguns dos “recém-convertidos” criaram a alheira que substituía o recheio de carne de porco por carne de aves.

Pastel de Nata

Prato típico de Belém, o pastel é um creme de natas envolto com folhados, polvilhado com canela e açúcar. Considerado como uma sobremesa, ele também é perfeito para ser consumido no café da tarde, por exemplo.

Queijadas de Coimbra

A queijada é uma sobremesa feita com queijo fresco, açúcar e gemas. É enformada como um bolo, tem uma textura aveludada e sabor intenso. Sua receita possui algumas variações, como as queijadas de amêndoa, laranja, ovos, entre outras.

Arroz de Marisco

Uma mistura dos principais frutos do mar usados na cozinha lusitana, e é a melhor opção para aqueles que querem experimentar esses ingredientes, como lagosta, mexilhão, camarão, berbigão e amêijoas.

Onde experimentar com o Duo Gourmet

Ok, nós falamos sobre essa gastronomia, como ela surgiu, as influências que moldaram os pratos famosos atualmente… mas onde experimentar tudo isso? E melhor ainda: economizando nos pratos principais.

Com o Duo Gourmet isso é super fácil! Afinal, são mais de mil parceiros disponíveis no app, e alguns deles são voltados para essa culinária. Confira nossas indicações:

Belo Horizonte

Caravela


Localizado dentro do Museu Histórico Abílio Barreto e comandado pelo chef português Cristóvão Laruça, o Caravela é uma verdadeira viagem à Portugal.

Isso porque, além de servir pratos, sobremesas e bebidas típicas do país, o local ainda usa a cataplana, panela de cozinha especial portuguesa. O local é amplo, refinado e possui uma ampla vista panorâmica.

Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim.

Restaurante do Porto


Que tal os clássicos bolinhos de bacalhau de entrada e, como prato principal, uma moqueca de peixe com camarão? Tudo isso e muito mais você encontra no Restaurante do Porto, no Cidade Nova.

O local também é parceiro do Duo Gourmet e está disponível no app.

Rua Conselheiro Lafaiete, 2099 – Cidade Nova.

Brasília

Manuelzinho Restaurante


Manuelzinho Pires, muito conhecido anteriormente pelo Antiquarius, atua agora na cidade com o restaurante português, comandado pelo chef Custódio Alves.

O local possui um amplo e aconchegante salão, onde você irá desfrutar os mais clássicos pratos da culinária lusitana. Além disso, é possível escolher entre os inúmeros vinhos da adega para acompanhar.

SHCS CLS 404 Bloco A loja 33 – Asa Sul.

Campinas

Chicko Taberna Portuguesa


Com uma fachada azul que vai te lembrar os clássicos azulejos de Portugal, o Chicko é o lugar ideal para conhecer os pratos clássicos e ainda viver uma experiência incrível em um lugar novo.

No cardápio, você encontra alguns dos pratos que citamos anteriormente, como a francesinha, o pastel de nata e claro: o bacalhau. Acesse o app do Duo e confira a disponibilidade do restaurante.

Rua Antônio Lapa, 382 – Cambuí.

Curitiba

Olivença Cozinha Ibérica


Localizado na Mercadoteca, o Olivença é voltado tanto para a gastronomia de Portugal como também da Espanha. O objetivo do restaurante é elevar o conceito das tabernas espanholas e tascas portuguesas, popularizando assim a culinária da península.

Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê.

São Paulo

Empório do Tuga


Sabe aquele lugar que possui inúmeros diferenciais? Esse é o Empório do Tuga, localizado no bairro Jardim Paulista. Começando pelo menu, que é um rótulo em uma garrafa de vinho, e lista todos os pratos do local, que vão desde aperitivos até pratos principais portugueses.

O local também é pet friendly e possui uma variedade enorme de vinhos do mundo todo, que podem ser consumidos no local e também ser adquiridos para a viagem.

Alameda Lorena, 1263 – Jardim Paulista.

Restaurante Dona Florinda


Pratos clássicos da culinária portuguesa ou releituras contemporâneas? Seja qual for a escolha, você encontra a opção certa no Dona Florinda.

Além da ambientação incrível, o local ocupa uma esquina super charmosa, e permite uma viagem gastronômica sem sair de São Paulo.

Rua Antônio Pereira de Sousa, 227 – Santana.

Tasquinha da Esquina


O chef Vítor Sobral é referência quando falamos de gastronomia portuguesa, conhecido pela forma única de modernizar os pratos tradicionais. E ele está à frente da cozinha do Tasquinha da Esquina, localizado dentro da loja Grand Cru, no Morumbi Shopping.

A unidade está disponível no Duo Gourmet, e você encontrará no cardápio versões únicas e contemporâneas de pratos clássicos.

Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 – Jardim das Acácias.

Culinária Portuguesa, história, pratos e muito mais

Agora sim, uma viagem para a Europa agendada sem precisar de passaporte! Seja qual experiência você for viver usando o Duo Gourmet, não se esqueça de publicar e marcar nossa conta no Instagram.

Esse post merece 5 estrelas?
[Total: 0 Média: 0]

Banner blog Duo Gourmet, experimente 30 dias de assinatura grátis.

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *

Quer experimentar o Duo Gourmet por 30 dias GRÁTIS? Utilize o CUPOM 30DIAS. RESGATAR MEU CUPOM
+ +