Categorias

Aproveite o post

Dicas

Como fazer sua festa junina em casa 

Como fazer sua festa junina em casa
Imagem de filitrelf por Pixabay

Chega o meio do ano e a gente já vai ficando entusiasmado para as festas juninas que aquecem o paladar (e o coração) nesse frio do inverno. Como esse ano está tudo bem diferente por causa da quarentena, o desânimo pode aparecer. Coloque um sorriso no rosto, tire a camisa xadrez do armário e vem ler este conteúdo que preparamos com ótimas dicas para te animar a fazer uma deliciosa festa junina em casa!

Quem é que não gosta daquele clima caipira, um quentão, brincadeiras, todas as deliciosas comidas típicas, além de uma boa dança de quadrilha?! Então vamos às dicas de como fazer uma festa junina para você curtir com quem já é de casa!

Antes de mais nada, mesmo que seja no conforto do seu lar, planeje o evento e anote toda sua programação e tarefas, inclusive quantas pessoas vão participar. Depois de ter definido seu planejamento, é hora de colocar a mão na massa!

 

Decoração

Nas festas juninas se sobressai o xadrez, além das bandeirinhas que não podem faltar. Mas é claro que você pode dar seu toque especial, use sua criatividade e ousadia! Cores como o vermelho, amarelo e o preto dão super certo. 

Para fazer as bandeirolas é muito fácil, corte um molde e coloque sobre dobras de jornais, revistas ou papel seda colorido e recorte de 10 em 10. Assim você acaba mais rápido, e economiza tempo para preparar as comidinhas. Nas mesinhas, se for o caso, não deixe de caprichar nas toalhas xadrez e em arranjos de flores bem rústicos para enfeitar!

Se você for dos mais detalhistas, poderá fazer aquelas sanfonas de papel crepom, também será legal usar chapéus de palha, milhos e bambu na decoração. Acima de tudo, para a decoração ficar ainda mais especial, faça uma fogueira, se não puder fazer uma verdadeira, vale uma ilustrativa também!

 

Comidinhas

Fala sério, essa é a melhor parte! As comidas são a cereja do bolo de uma boa festa junina em casa! Planeje um cardápio com os pratos típicos que a sua galera mais gosta. Tantos os doces, como os salgados, ambos têm seu lugar especial. Vale de tudo, broa de fubá, bolo de milho cremoso, canjica, pamonha, paçoca, milho cozido, pé-de-moleque, pipoca, arroz doce, são opções que não acabam mais! E para ajudar naquele clima romântico, não esqueça da maçã do amor!

Que tal uma receita de canjica doce?

Ingredientes

500 g de canjica branca

1 lata de leite condensado

1 vidro de leite de coco

50 gr de coco ralado úmido e adoçado

150 gramas de amendoim torrado e triturado

1 caixinha de 200 gr de creme de leite

1 litro de leite

8 colheres (sopa) de açúcar

Canela em pó a gosto

 

Modo de preparo

Lavar a canjica em água corrente e deixar de molho por cerca 4 horas com o açúcar.

Depois, cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água por 20 minutos ou até que esteja macia.

Coloque em outra panela, se necessário maior, e acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, o coco ralado e o amendoim.

Deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela e então acrescente o creme de leite e misture bem.

Desligue o fogo quando estiver bem cremosa. Se desejar, polvilhe a canela em pó no refratário que for servir.

 

Danças e brincadeiras

Para animar sua festa junina em casa, nada melhor do que boas e divertidas brincadeiras e a famosa dança de quadrilha. Nesse momento, crianças e adultos se divertem. As brincadeiras acontecem durante a festa e até barraquinhas você pode animar de fazer, caso tenha espaço suficiente. Dentre as brincadeiras mais comuns temos: pesca, argolas, corrida de saco, bingo e tiro ao alvo, todas muito fáceis de fazer!

 

Vamos conhecer algumas brincadeiras?

O bingo é o preferido da terceira idade! Escolha brindes legais, prepare as cartelas e os números e coloque emoção a cada bola retirada, ou como os mais antigos dizem: “a cada pedra cantada”.

 

A corrida de saco é outra brincadeira deliciosa que as crianças é que gostam. Compre sacos de tecido ou de plástico, faça uma linha de largada e de chegada. Pode ser com fitas coloridas e dê o start, muitas gargalhadas são garantidas com os tombos! Risos

Já para o tiro ao alvo, separe aquelas latinhas de refri usadas ou até mesmo as latas de conservas, mas cuidado para não se machucar. Ademais, faça bolas com meias enroladas, ou use bola de tênis, ou mesmo aquelas arminhas de brincadeira das crianças. Quem derrubar mais, ganha o brinde!

Por fim, a pesca é uma das brincadeiras preferidas de todo mundo! Recorte os peixinhos em papel cartolina, você encontra moldes na internet. Coloque ganchinhos na boca dos peixinhos, pode ser clips e, finque-os em uma caixa de areia, que você pode colorir de azul com corante. Sendo assim, faça as varas com bambu e linha de naylon, ou até barbante, e na ponta coloque outro clipe aberto com a ponta voltada para dentro, como em um anzol.

Acima de tudo, a quadrilha não pode faltar de jeito nenhum! Forme os pares com quem estiver, coloque aquela música divertida (tem playlist em vários lugares), contudo, ensaie um pouco antes e então é só entrar no ritmo. Se quiser algo mais informal, é só colocar todo mundo para dançar espontaneamente aquele baião ou forró.

 

Algumas sugestões de músicas:

– “Cai, Cai, Balão” – autor desconhecido

– “Capelinha de Melão” – João de Barros e Adalberto Ribeiro

– “O Balão Vai Subindo” – autor desconhecido

– “Pedro, Antônio e João” – Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

– “Pula a Fogueira” – João B. Filho

 

Caracterização


Para que sua festa junina em casa seja ainda melhor, combine para que todos possam ir caracterizados! Portanto, vale roupas remendadas, vestidos cheios de fita, blusas xadrez, botas, tranças, chapéus de palha, flores, bigode, barba, macacões jeans e o que mais sua imaginação e guarda-roupa permitirem!

Bom, depois dessas dicas animadas é só programar tudo e fazer acontecer, segure o chapéu porque a festança promete, hein?! Quando fizer sua festa junina em sua casa, volte aqui para contar pra gente como foi.

E se ao falar das comidinhas sua boca encheu de água, então você precisa conhecer o Duo Gourmet, o aplicativo que te garante o segundo prato como cortesia nos melhores restaurantes pelo país. Saiba mais

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *