Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Gastronomia Peruana, conheça melhor. 

Gastronomia Peruana, conheça melhor.
Unplash

A gastronomia peruana é muito rica e formada pelas vivas cores da cultura popular do país que é alegre, de gente de fé e trabalhadora. Com tanta multiculturalidade, a qualidade e a diversidade da comida não poderiam ser diferente. Aprenda um pouco mais sobre a gastronomia peruana neste post!

 

Entenda um pouco da Cultura Peruana

Inicialmente vamos falar um pouco da cultura peruana que vem conquistando milhares de turistas. Uma mistura intensa entre a cultura Mochica e a cultura Inca, mas que conta também com belíssimas estruturas europeias, por ser uma das primeiras colônias da América. O Peru é um país que tem muita história para contar e que se orgulha de todas elas. Isso porque resultaram em muita diversidade, riqueza e singularidade que podem ser vistas na arquitetura, na música, dança, artes e, principalmente na gastronomia.

 

Principais Pratos da Culinária Peruana

A culinária peruana é rica em texturas, aromas e sabores, e tem se destacado cada vez mais no cenário internacional. Por isso, vamos conhecer um pouco de seus pratos típicos que certamente vão te surpreender!

 

Olluquito con charqui

Lembra das lhamas e das alpacas? Elas são os ingredientes principais desse prato! Com uma deliciosa carne seca de lhama ou alpaca, além de Olluco, uma variedade de batata cultivada nos Andes, esse prato se destaca por ter ingredientes exclusivos do Peru.

 

Pollo a la brasa

Esse prato pode nos lembrar um pouco o churrasco brasileiro ou então o frango assado. Mas o Pollo a La Brasa é feito na brasa de carvão e sua carne é marinada com temperos locais, dando então um sabor bem característico. Às vezes é preparado com legumes como berinjela, batata e tomate.

 

Picante de Cuy

Cuy é uma espécie bem parecida com o nosso porquinho-da-índia, mas diferente do Brasil, esse animal é utilizado na culinária. Esse prato é constituído por um desses animais frito ou assado, acompanhado de arroz, batata e um molho bem apimentado. É considerado um dos pratos preferidos pelos turistas.

 

Ají de gallina

Ají é um molho bem picante feito com ingredientes andinos. Esse prato é constituído por um saboroso frango desfiado acrescido desse molho especial. Conta também com acompanhamentos como arroz, batatas, ovos cozidos e azeitonas pretas.

 

Arroz com Mariscos

Como o Peru possui uma forte indústria pesqueira, não poderia faltar um prato com frutos do mar, não é mesmo? Esse prato é composto por arroz acrescido de mariscos peruanos, semelhante ao risoto, porém com ingredientes locais.

 

Anticuchos

Anticuchos nada mais é do que espetinhos peruanos, tipo esses que vemos aqui no Brasil, como comida de rua. Porém, em vez de vinagrete, farofa e etc. o espetinho peruano é servido com um molho apimentado e batatas. É uma ótima opção para experimentar no meio de uma caminhada turística ou um passeio.

 

Ceviche Peruano

O Ceviche é o prato peruano mais conhecido, por isso se torna um bom representante da culinária peruana. Esse prato tem uma belíssima apresentação, é constituído por peixe cru, cebola, pimenta, milho roxo, e outros ingredientes opcionais. Todos cozidos em um delicioso caldo de limão, certamente é um prato muito saboroso.

 

Rocoto Relleno

Esse prato delicioso é encontrado e conhecido internacionalmente. O Rocoto é uma variedade de pimenta cultivada na região dos Andes, adaptada ao clima frio e com um tamanho semelhante ao de um tomate. Esse prato consiste nessa pimenta recheada, principalmente com carne, queijo e temperos locais, além disso é assado no forno e servido com batatas.

 

Lomo Assado

Com uma mistura da culinária chinesa e peruana, esse prato tem um sabor muito especial. É preparado com carne bovina fatiada e temperada com molho shoyu, tomate, cebola e outros condimentos, é um dos pratos prediletos dos nativos peruanos.

 

Tacu Tacu

O Tacu Tacu é uma variação do nosso arroz com feijão, é servido com muito molho, como acompanhamento de carnes e peixes. No entanto, é um preparo de arroz e feijão cozido e depois frito no formato de omelete.

 

Causa Limeña

Causa Limeña é um prato preparado com carne bovina, peixe ou frango, no meio de uma deliciosa massa de batata temperada com limão e pimenta. É um prato criado pelos criollos, ademais, é servido sempre frio.

 

Arroz Chaufa

É um prato feito com arroz ao wok, saltado com shoyu e pedacinhos de frango ou porco, sobretudo com temperos locais, cebolinha, salsinha e ovo.

 

Bebidas típicas do Perú

Para acompanhar esses pratos deliciosos, não podia faltar algumas importantes bebidas peruanas. Confira e veja qual delas combina mais com seu paladar!

 

Chicha Morada

Chicha Morada é uma bebida com tonalidade roxa, preparada com os grãos do milho roxo, típico do Peru. Ademais, o drinque leva cravo, canela, abacaxi e limão, e normalmente é servido bem gelado. Além de ser refrescante, essa bebida possui benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios.

 

Pisco Sour

Essa é uma das bebidas mais famosas do Peru, é preparada com suco de limão, xarope de açúcar, gelo, clara de ovo e pisco. Esse drinque é comparado com a nossa caipirinha, portanto, é certamente delicioso.

 

Suco de Lúcuma

O Peru conta com uma enorme variedade de frutas, entre elas a lúcuma. É uma fruta cultivada na região andina do Peru, tem uma casca verde e uma textura bem pastosa. Sendo uma fruta muito saborosa e não comparada a nenhuma outra fruta brasileira, surge ainda mais curiosidade aos turistas para provar do seu suco.

 

Curiosidades sobre a Gastronomia Peruana

Você sabia que a gastronomia peruana está entre as melhores do mundo? Com um sabor típico e único, além de condimentos especiais, a culinária peruana conquistou e vem conquistando paladares do mundo inteiro!

Além disso, o milho é um dos legumes mais apreciados no Peru, lá são cultivados cerca de 50 tipos, podendo variar entre as cores: branco, roxo, marrom, vermelho ou preto. Contudo, o mais usado deles é o roxo, estando presente nos principais pratos típicos peruanos.

Milhos - Gastronomia Peruana - Duo Gourmet
Unplash

E para finalizar esse post e as curiosidades da gastronomia peruana, você sabia que lá existem mais de três mil tipos de batata? A batata é outro legume bastante cultivado e apreciado no país, pois com tanta variedade, há a possibilidade de diversos pratos, com sabor e apresentações diferentes. Pode ser encontradas nas cores vermelha, amarela, rosa, vermelha e até azul.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a gastronomia peruana? Conta pra gente qual é o seu prato favorito. E se você tem uma receita aí, compartilha com a gente?! Quem sabe ela não aparece entre as nossas receitas. 😉

 

E se você é daqueles de paladar apurado e que aprecia uma boa gastronomia, não deixe de conhecer o Duo Gourmet! O aplicativo que te garante o segundo prato como cortesia, nos melhores restaurantes de várias cidades brasileiras, inclusive restaurantes com delivery. Saiba mais!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *