Categorias

Aproveite o post

Harmonização de cerveja com doce
Harmonizando

Harmonização de cerveja com doce 

Cerveja com doce –
Não é só com aquele churrasco ou um bom petisco que a cerveja combina. A bebida favorita dos brasileiros chega a ser uma boa pedida desde a entrada até a sobremesa. E é sobre essa variedade adocicada que vamos falar agora. 

Ok, a gente sabe que, à primeira vista, indicar a harmonização de cervejas com doces parece ser algo diferente, mas o sabor é inesquecível. Por isso, a seguir contamos mais sobre essa experiência e algumas ideias para você degustar. Acompanhe!

Apreciar uma boa cerveja, ainda mais em dias mais quentes, é um dos momentos mais queridos entre os brasileiros. 

Segundo pesquisas recentes, em 2018, o aumento do consumo cervejeiro no país aumentou cerca de três por cento em comparação com o ano anterior, chegando a 63,5% do total de famílias brasileiras. O país é o 17° maior consumidor da bebida, que bate recorde quando comparada com o vinho e outras bebidas.

Atualmente, além de o consumo ter aumentado, a escolha por cervejas artesanais têm sido outro fator importante para os brasileiros, uma vez que a possibilidade de experimentar rótulos diferentes e com sabores diversificados geram mais possibilidade de harmonização da bebida com qualquer tipo de alimento, segundo os mestres da área. 

Seja com aquele salgado, seja com uma fatia de torta doce, uma cerveja pode ser o complemento ideal desde que haja uma opção adequada para cada momento. 

 

Harmonização de cervejas com doces: intensidade

Vale dizer que, assim como os vinhos, a harmonização de cervejas com doces possui algumas regras básicas, para que o resultado seja excepcional. 

A orientação inicial é de que, quando o assunto é sabor, tanto a cerveja quanto a sobremesa devem ter uma intensidade parecida. 

Ou seja: se for beber uma cerveja com um tom mais amargo e de maior teor alcoólico, prefira um doce mais robusto, como um pedaço de brownie, por exemplo. Ao contrário, se você preferir um doce mais leve, a sua cerveja também deve ser leve e de menos teor alcoólico.

 

Harmonização de cervejas com doces: semelhanças 

Sobre o equilíbrio entre a cerveja e a sobremesa, outra importante dica é sobre a semelhança entre elas. 

Ou seja: você deve optar por sabores e aromas do alimento e da bebida que sejam parecidos, para que não haja tanto contraste na degustação. Afinal, uma boa harmonização é a certeza de que um sabor complementará o outro. 

 

Harmonização de cervejas com doces: contrastes

Caso a sua vontade seja de trabalhar a harmonização pelo contraste, não há problema. Essa é uma boa alternativa para os paladares mais curiosos, sem medo de errar na escolha. 

De qualquer forma, a gente aqui pensa em você e, por isso, orientamos que você observe os ingredientes envolvidos nessa mistura, a fim de que a acidez e a doçura ou o amargor e a doçura não sejam nem para mais, nem para menos. 

Se você estiver em um restaurante uma boa dica é pedir a orientação do chefe da casa, que poderá dar mais detalhes dos elementos da receita e da sobremesa, por exemplo. 

Harmonização de cervejas com doces: aromas e sabores

Para o caso de uma combinação com chocolates amargos, com alto teor de cacau, a melhor indicação são as cervejas mais intensas e tostadas. No caso de chocolate ao leite, mais doces e com alto teor de gordura, uma opção são as cervejas menos marcantes, mas com alto amargor, o que evita aquele sabor tão doce desse chocolate. 

Já o chocolate branco, que chega a ser o mais doce e mais gorduroso entre eles, pede sempre uma cerveja com menos elementos para reduzir o excesso de dulçor. 

As sobremesas a base de frutas também garantem uma boa harmonização de cervejas com doces, pois elas são leves e vão bem em bolos, tortas e doces, como mousses, entre outras.

Como você viu, há um universo de possibilidades quando o assunto é harmonização de cervejas com doces. A gente pode entender que, mais que a combinação da bebida com algum alimento, essa mistura é uma das várias enriquecidas experiências que são somente possibilitadas pelo universo da gastronomia.

E por falar em gastronomia, melhor ainda é lembrar que, no site do Duo Gourmet, você encontra sempre a melhor seleção de restaurantes e bares na sua cidade, além de dicas e receitas de dar água na boca. Aproveite cada momento!

Finalmente, depois de ver as várias combinações de cerveja com doce, que tal encontrar um bom lugar para beber uma bem gelada e ainda economizar?!  Conheça a Hofbrauhaus, a famosa cervejaria artesanal parceira do Duo Gourmet!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *