Categorias

Aproveite o post

Jantar harmonizado com cerveja: Saiba como fazer
Harmonizando

Jantar harmonizado com cerveja: Saiba como fazer 

Há quem diga que cerveja não combina com comida e que os belos vinhos sim. Porém, nós vamos ver nesse texto que esse mito não procede e conferir as delícias dessa combinação! Então, continue lendo e verá que a cerveja também pode oferecer ótimas harmonizações com variados pratos e receitas. Veja como fazer um jantar harmonizado com cerveja!

Você sabia que, tecnicamente falando, a carbonatação da cerveja limpa e ativa as papilas gustativas? Sim, é isso mesmo, além de acentuar os sabores dos alimentos.

O lúpulo, com seu amargo gostinho, ajuda a reduzir aquela camada de gordura que fica na boca. Mas não podemos deixar de falar dos sabores e aromas torrados ou caramelados de algumas cervejas que harmonizam brilhantemente com muitas receitas. E então, ficou curioso para saber como equilibrar os sabores e oferecer um belo jantar harmonizado com cerveja aos seus convidados? 

Assim, a primeira dica para aproveitar ao máximo o sabor da cerveja harmonizada com o prato é identificar os ingredientes presentes na receita e as características de base da cerveja. Mas o segredo é combinar os sabores de maneira que nenhum sobressaia ao outro.

Tipos de jantar harmonizado com cerveja

No caso das cervejas, são três tipos de harmonização possíveis: por corte, quando a composição da cerveja, como carbonatação e amargor “quebram” a gordura presente no alimento e limpa o paladar; por contraste, quando o sabor diferente entre a receita e a cerveja são igualmente enaltecidos e por semelhança, quando o sabor do prato e da cerveja tem elementos sensoriais que se assemelham e agregam sensações aos dois. Então vamos as inspirações para um jantar harmonizado com cerveja regado a boas escolhas de comida, cerveja e convidados!

Dicas básicas

  • Cervejas leves harmonizam melhor com comidas leves, já as cervejas mais fortes, encorpadas e intensas vão combinar com alimentos mais pesados e gordurosos.
  • Quanto mais escura a cor da cerveja, mais escura deve ser a comida para uma boa harmonização.
  • Quanto mais picante for o prato, mais lupulada e amarga deve ser a cerveja.
  • Cervejas e comidas vindas do mesmo local, quase sempre harmonizam bem juntas.
  • Se a ideia for experimentar estilos diferentes, fique atento à sequência em que pretende servir as cervejas. Comece com as mais leves e siga evoluindo para as mais complexas e encorpadas. Vale também para cervejas secas e doces, inicie pelas secas.

Agora vamos ver as dicas para as harmonizações entre comidas e cervejas! Quem sabe você não encontra aqui a inspiração para seu jantar especial do final de semana?

Jantar harmonizado com cerveja: Como fazer?

Witbier

São feitas à base de trigo, de origem belga. Em geral, o gosto é leve e refrescante e leva em sua receita sementes de coentro e cascas de laranja. Sendo assim, harmoniza bem com frutos do mar, queijos suaves, como muçarela de búfala e brie, aves, saladas leves e peixes brancos grelhados. Ou seja, é uma ótima pedida para dias quentes!

Pilsen

O seu sabor leve permite harmonizações sem preocupações. Mas dê preferência às receitas com sabor mais suaves. Assim, ela cai muito bem com queijos leves, nozes, amendoins ou castanhas, e pratos mais simples que não exigem tanto do paladar, como pastéis, croquetes e comidinhas de boteco que tem gordura, porém não tem o sabor tão forte. As Pilsen alemãs ou tchecas servem muito bem como temperos para saladas, e os outros pratos que combinam muito bem com a cerveja são os frutos do mar consumidos na praia, como o camarão, lula e mariscos refogados.

India Pale Ale

O destaque fica com o lúpulo: é perceptível notas adocicadas que lembram caramelo e toffee, mas o sabor predominante é mesmo o sabor amargo do lúpulo. São originadas do Reino Unido e as harmonizações ficam perfeitas com carnes vermelhas mais gordurosas, churrascos e hambúrgueres artesanais! Experimente,  sucesso é garantido!

Weiss ou Weizen

A alta fermentação é o destaque desse tipo de cerveja. O aroma e sabores frutados lembram banana e cravo. Assim, esse estilo harmoniza muito bem com peixes brancos grelhados, frutos do mar, saladas leves, aves e queijos mais suaves como minas e brie, pratos mais leves da gastronomia nipônica, massas recheadas e até comida de boteco! Ou seja, é uma opção curinga que faz a festa em várias situações distintas. Elas também fazem sucesso entre os doces, cai bem com sobremesas de frutas brancas e amarelas.

Jantar harmonizado com cerveja: Stout

São feitas com maltes intensamente torrados, sua cor é escura e o amargo dela é agradável. Remete aos sabores de café expresso e chocolate. Desse modo, a combinação fica perfeita com sobremesas à base de café e chocolate amargos como tortas e brownies. 

Porter

Parecida com a Stout, porém os maltes são menos torrados, fazem boa junção com cafés suaves e chocolates mais adocicados. Ela fica bem com sobremesas a base de frutas vermelhas, trufas e chocolate ao leite. Tanto a Porter quanto a Stout harmonizam com presunto cru e queijos azuis, como o gorgonzola.

Bock

Se você prefere os queijos semiduros, bisteca suína, churrascos e carnes vermelhas, a Bock é a sugestão ideal para harmonizar. A coloração marrom ou avermelhada forte traz no sabor o destaque para o malte que remetem ao caramelo, toffee e amêndoas.

Strong Golden

Também é considerada versátil, combina com frutos do mar de sabores mais intensos, como mexilhões e peixes mais gordurosos. Fica bem com aves e carnes vermelhas assadas ou cozidas. Para combinar com molhos, prefira os que contenham características florais, por exemplo, o pesto. A Strong Golden tem sua cor dourada, o sabor predominante é frutado que faz lembrar frutas amarelas, porém deixe ela para o final da noite, o seu teor alcoólico, apesar da refrescância e riqueza de sabores, pode chegar até à 10,5%.

Jantar harmonizado com cerveja: Strong Pale Langer

Para harmonizar com uma Lager você não pode pensar em dieta. Os pratos que combinam melhor são gordurosos como carnes vermelhas grelhadas, carnes de panela e queijos como emmental e gruyère. Estas serão ótimas combinações alcançadas pelo contraste.

Vienna Lager

Equilibrada entre o lúpulo e o malte faz um ótimo par com hambúrguer grelhado. O lúpulo limpa o paladar e realça o sabor da cerveja que tem suas características ligadas aos maltes, que lembram caramelo e um pouco de toffee. As versões americanas trazem também sabores cítricos dos lúpulos. A sugestão para o jantar harmonizado com cerveja é combinar com aves assadas, salsichas e pratos mais condimentados. Comida mexicana também é uma boa pedida!

Premium Lager

A mais consumida no Brasil e no mundo, ela é leve e refrescante. Coloração amarelo claro ou dourada, discreto amargor e sabores maltados. O que a diferencia de outras é o maior teor de malte, que acaba por dar mais corpo a ela. Seu jantar harmonizado com cerveja vai ficar perfeito com receitas leves como saladas, peixes brancos grelhados, aves e queijos suaves.

Jantar harmonizado com cerveja: Rauchbier

A estrela dela é o sabor com notas defumadas que casam bem com as comidas que mais consumimos no Brasil. Churrasco, pratos com feijão preto como feijoada e embutidos!

Queremos agora a opinião dos boêmios de plantão, conta pra gente se você já experimentou alguma dessas combinações ou se tem alguma que você conhece e não está aqui. Compartilha vai?!

Mas vem cá, bom mesmo é comer aquele jantar em um restaurante bacana! Acima de tudo, é se você ainda puder economizar, ganhando um prato de cortesia! Ficou interessado? Então confere aqui essa incrível possibilidade!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *