Você é daquelas pessoas que está sempre de malas prontas, pesquisando preços de passagens aéreas e de olho no calendário para aproveitar a próxima oportunidade de colocar os pés na estrada? Nós amamos os viajantes! Principalmente aqueles guiados pelo paladar. Afinal qual é a melhor forma de conhecer uma nova cultura? Para nós do Duo Gourmet, certamente, é se aventurando por sua gastronomia!

Por isso, fizemos um roteiro gastronômico que te leva a nove cidades pelo Brasil. Destacamos restaurantes premiados, com uma culinária de alto nível e ambiente surpreendente. Pegue nossas dicas e prepara-se para sua próxima viagem!

Vamos começar pelo nordeste brasileiro, com uma oferta infindável de belas praias, muitas festas populares, passeios de aventura, povo acolhedor, artesanato primoroso, além de uma enorme variedade de atrativos culturais e naturais. A região guarda riquezas incalculáveis em todos os aspectos, a começar pela boa comida!

Nesta região, vamos abordar excelentes restaurantes em três cidades, onde você será recebido de braços abertos e com a mesa farta de delícias e novos sabores. Em todos eles, você pode utilizar o seu Duo Gourmet e levar um acompanhante para partilhar com você essa deliciosa experiência, pagando por apenas um dos pratos.

Aproveite o nosso roteiro e comente sobre as suas impressões e preferências!

Guarderia Brasil –  Fortaleza

A nossa lista começa bem no topo do mapa brasileiro, em Fortaleza, capital de um dos estados mais bonitos do país. Selecionamos o Guarderia Brasil, restaurante que une alto padrão dos pratos à simplicidade do “pé na areia”.

Ele fica de frente para o mar, na Praia do Futuro, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Você pode presenciar toda a grandeza da mãe natureza, sentindo a brisa soprar, ouvindo o balanço das ondas e comendo todas as delícias que a casa oferece, sempre com uma apresentação característica.

O Guarderia Brasil possui cozinha contemporânea com traços da culinária cearense e, como não podia ser diferente, possui uma infinidade de preparações e pratos com peixes e frutos do mar. As opções ficam ainda mais agradáveis se harmonizadas com deliciosos drinks que a casa oferece.

A boa música e a animação também são traços característicos deste restaurante que preza por marcar a vida de seus clientes com momentos alegres. Os luaus e as festas são uma tradição.

Av. Zezé Diogo, nº 4.451 – Praia do Futuro – Fortaleza

 

Beijupirá –  Recife/Olinda

No estado de Pernambuco, indicamos uma casa super premiada e que está presente em algumas de suas mais belas cidades: o restaurante Beijupirá. Vamos falar um pouco sobre a unidade de Olinda, a linda cidade histórica, vizinha da capital Recife, banhada pelo verde-mar e regada de muita história em todas as suas ruas e casarões.

No Beijupirá de Olinda todo o encantamento começa desde o lado de fora, a casa é belíssima! Uma mescla de construção rústica com contemporânea: toda envidraçada, de onde você poderá avistar a cidade alta, com seus telhados e coqueirais, de um ângulo muito especial! O charme à parte é a forma de chegar às instalações do restaurante. É preciso embarcar em um bondinho, que te leva pela encosta do terreno da famosa Pousada do Amparo. Um passeio imperdível, perfeito para abrir o apetite!

O Beijupirá é assinado pela chef Adriana Didier, o destaque da casa vai para os elementos regionais, associados à cozinha contemporânea. Com bastante utilização de peixes e frutos do mar, a casa oferece pratos exclusivos. Não deixe de provar o farfalle ao limão com camarões graúdos flambados e o filé de peixe grelhado com gergelim, acompanhado de arroz e coco.

Já se você é o tipo de viajante que gosta de levar um souvenir para casa, vai adorar pedir o “Prato da Boa Lembrança”, ele é feito de camarões marinados, purê de inhame com queijo, arroz com passas, gergelim e coco ralado, ao terminar sua refeição, o prato de cerâmica, pintado à mão, passará ao seu acervo pessoal de viagens. Não é o máximo? Então, programe-se para saborear!

Empório Gourmet Reserva do Paiva, s/n – Praia do Paiva – Cabo de Santo Agostinho.

Toscana Vinho e Café – Maceió

Descendo um pouco pelo mapa nordestino, você chega ao maravilhoso estado de Alagoas, com suas praias paradisíacas acompanhadas de plantações de coco, que te deixam em um quadro por horas a fio. Nesse cenário paradisíaco, na capital, Maceió, você poderá se deliciar no Toscana Vinho e Café.

A casa, como o próprio nome sugere, possui inspiração italiana e preza pelas harmonizações, por isso, sua carta de vinhos e demais bebidas é sensacional! Mas não pense que somente de massas vive o Toscana, muito pelo contrário, o cardápio é rico em pratos conceituais, que trazem uma mescla incrível entre cozinha italiana e contemporânea, unindo tradição e inovação.

O ambiente é acolhedor, com uma bela decoração e uma entrada imponente. Desde a porta, o cliente já sabe o que pode esperar! Para as entradas pastéis de diversos sabores, cubinhos de queijo pachá empanados, e o delicioso trio de bruschettas, são algumas das muitas opções. Excelentes pedidos para o prato principal são o polvo agridoce e ossobuco com risoto de queijo, que descrevem bem a proposta do Toscana. O bistrô abre para almoços e também para happy hour.

Av. Rotary, nº 300 C – Maceió

 

Saveur Bistrot –  Brasília

Saindo do nordeste, vamos direto ao centro do país: Brasília. Nossa capital é sinônimo de modernidade, desde a sua fundação. Propriamente carregada da arquitetura modernista e planejada a partir do famoso “Plano Piloto”, Brasília é constituída a partir de diversas culturas tanto brasileiras, quanto internacionais. Por isso, a cidade é um destino inusitado e que reserva grandes surpresas aos turistas que buscam satisfazer seu paladar. Nossa dica é o Saveur Bistrot. Um bom exemplo do estilo moderno servido à mesa!

A escolha por ingredientes de alto padrão são uma forte característica da casa, que foi indicada a Restaurante Revelação em 2017, em 2018 recebeu o prêmio Encontro Gastrô. O cardápio foi elaborado pelo renomado Chef Thiago Paraíso, formado no Brasil e na Suíça. A excelência é sua assinatura.

Aqui você sentirá no paladar o respeito pelo clássico, e a admiração pelo moderno. De entrada experimente o Filé Mifnon de Sol, com fonduta de queijo-manteiga e farofa de mel de engenho. Para o prato principal um autêntico coelho braseado sobre nhoque de mandioquinha e ragu da própria carne, uma experiência única! O Saveur Bristrot abre de terça a sábado e funciona exclusivamente com reservas.

SMDB Conjunto 10 Lote 1, Lago Sul. Brasília-DF

Já na região sudeste, repleta de diversidade trazemos opções nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Rio Preto e Ribeirão Preto. Confira!

Nosso –  Rio de Janeiro

Na turística cidade maravilhosa, as opções de bons restaurantes são incontáveis. Por esse motivo você deve imaginar o quão especial é esta casa que indicamos aqui. A começar pelo nome, que já reflete um pouco da proposta: Nosso! A ideia é deixar você realmente a vontade e parte do processo.

Exposições, intervenções, shows de música, dança e todas as formas de arte são muito bem-vindos e habituais. A decoração é descolada e todo o ambiente reflete o aconchego criado para proporcionar bem-estar aos visitantes. Assim como o lugar, a comida te transporta para uma infindável experimentação. Quem comanda as panelas é o jovem chef nova-iorquino Bruno Katz, premiado como revelação pela Forbes, em 2018, Chef Revelação (Revista Época 2017; Prazeres da Mesa 2018) e conquistou 5 garfos no prêmio Rio Gastronomia (2017).

O cardápio é criativo como o lugar. Uma opção deliciosa é o Nosso Ceviche que leva leite de tigre, pipoca de quinoa, sorbet de manga e dedo de moça. O menu traz muitos drinks interessantes, desde clássicos como o mojito até criações exclusivas como o ishtar, feito de café, geleia de abóbora, ovov e noz moscada.

Rua Maria Quitéria, nº 91 – Ipanema – Rio de Janeiro

 

Glouton – Belo Horizonte

A tradição dos doces de compota, queijo minas, refeições encorpadas feitas ao fogo a lenha, o estado de Minas Gerais é reconhecido por sua boa comida. Comer e cozinhar fazem parte da cultura do povo, por isso, não faltam alternativas para os viajantes.

Na capital, destacamos em nosso seleto roteiro o Glouton. Um dos restaurantes mais premiados de Belo Horizonte que traz em sua genética a mistura franco mineira, um casamento de duas das mais admiradas culinárias que podem sim complementar-se. Tudo preparado pelo chef Léo Paixão, um destaque na arte da culinária brasileira.

A casa traz inspirações francesas em sua decoração e um pouco da rusticidade das paredes mineiras. Muito bom gosto e aconchego recebem os visitantes. Você precisa experimentar!

Rua Bárbara Heliodora, nº 59 – Lourdes – Belo Horizonte

 

Osteria Del Petirosso – São Paulo

Em Sampa, cidade mais multicultural do país, sugerimos a Osteria Del Petirosso, uma casa de comida romana, comandada pelo chef italiano Marco Renzetti, que trouxe diversos elementos da sua cultura natal para os pratos autênticos e deliciosos que oferece.

Em um ambiente intimista e aconchegante, os visitantes podem desfrutar de um menu que inclui opções de massas, carnes, peixes e frutos do mar. A valorização do frescor dos alimentos é percebida em cada prato.

A Osteria é uma divina surpresa aos que gostam de harmonizar refeições saborosas com os mais diversos vinhos, que por sua vez não faltam no cardápio. Ganhadora do prêmio de melhor cantina da cidade pela revista Veja por três anos consecutivos, de 2013 a 2015, ela faz jus à boa fama.

Endereço: Alameda Lorena, nº 2.155 – São Paulo

 

Amici – Ribeirão Preto

No interior de São Paulo também há muito espaço para o turismo gastronômico. No estado não faltam cidades desenvolvidas, com uma vasta vida noturna e ótimas opções culturais. Com uma forte vocação para turismo de negócios, Ribeirão Preto é um magnífico exemplo!

No passado recente, a cidade era considerada a pequena Paris, por sua arquitetura encantadora e agitada vida noturna. Para degustar uma boa comida na cidade nossa indicação é o Amici, um restaurante de alto padrão, que lembra um perfeito cenário europeu e apresenta bom gosto em todos os detalhes.

A comida é assinada pelo criativo e premiado chef Tullio, que buscou suas referências nas tradições francesa e italiana. A excelência está na preparação de cada prato. Para se deliciar uma excelente opção é o Cordeiro Al Tullio Jr, um short rack de cordeiro cozido com ervas, acompanha parpadelli no próprio molho. Harmonize com um vinho da sua preferência, opções não faltam na carta da casa.

Rua Olavo Bilac, 1.280 – Boulevard – Ribeirão Preto

Dai Cucina e Bar –  São José do Rio Preto

Continuando pelo interior do estado de São Paulo chegamos à amistosa cidade de São José do Rio Preto, que também apresenta uma grande vocação para o turismo de negócios. Para quem gosta de se divertir a noite é um excelente destino! Vale a pena conhecer o Dai Cucina e Bar, uma casa que oferece muita diversão e uma boa comida, é claro!

A proposta tem uma pegada bem moderninha, com muitas releituras cool de receitas tradicionais italianas em um ambiente descontraído e com muito estilo. O cardápio fica a cargo do chef Rodrigo Einsfeld, um verdadeiro entusiasta da culinária.

Além dele, a equipe conta com o premiado mixologista Rafael Pizanti, que elaborou uma exclusiva carta de drinks recheada de tendências dos melhores bares paulistanos e nova-iorquinos. A casa está sempre aberta para uma boa farra e recebe constantemente eventos criativos e muito animados.

Av. Alberto Andaló, 3209 – São José do Rio Preto – SP