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Saiba o que seu restaurante pode fazer com relação ao Coronavírus 

Saiba o que seu restaurante pode fazer com relação ao Coronavírus

Atentos aos últimos acontecimentos relacionados ao coronavírus (COVID-19), o Duo Gourmet, buscando dar devida atenção aos seus restaurantes parceiros, envia esse texto com orientações importantes de conduta. 

Sabemos que por determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde), estão sendo cancelados ou desaconselhados todos os tipos de reuniões em grande escala. Desse modo, também orientando aos funcionários de empresas públicas e privadas de que evitem irem trabalhar, dando preferência pelo trabalho em home office. Por causa disso, muitos restaurantes estão tendo baixas em seu público diário, e, diante dessa realidade, queremos repassar estratégias para ajudar a lidar com a situação. Vamos as orientações:

 

Entre em contato com seus clientes

Restaurantes que estão em áreas onde os casos reais ou o medo substancial de casos são consistentes, podem enviar comunicados aos clientes que são regulares e publicar em todos os canais de comunicação como redes sociais e site. Comunicados que informem sobre o funcionamento e demais atitudes que serão tomadas. Textos breves, honestos e empáticos são aconselhados.

É ideal que a mensagem inclua: 

  • Qual orientação você está seguindo, como por exemplo: “Estamos seguindo as orientações do departamento ou secretaria de saúde da cidade”.
  • Quais práticas ou atitudes você tomou ou está tomando, como por exemplo: “Colocamos estações adicionais de desinfetante para as mãos em todas as entradas e banheiros do restaurante. Por favor, use-os”. Ou também: “suspenderemos os serviços de buffet até novo aviso”. Ou: “Estamos aderindo a práticas mais rigorosas de higiene na manipulação dos alimentos e/ou com os funcionários”
  • Considere também informar aos clientes sobre alguma licença médica de algum funcionário ou setor. Pois uma das maiores preocupações são relacionados aos funcionários da cozinha, que poderiam estar trabalhando mesmo doentes.
  • Também oriente aos clientes a não virem ao restaurante em caso de estarem doentes ou sob suspeitas.
  • Informe onde os clientes podem obter mais informações, como por exemplo: links para a secretaria de saúde, postos locais, ou mesmo onde possam obter mais informações do próprio restaurante. 

 

Prepare as pessoas, mas sem pânico

As comunicações sobre o que pode estar por vir são fundamentais. Seja transparente, mas sóbrio e ponderado.

 

Informar e permanecer positivo

É importante comunicar constantemente com aspectos mais positivos e otimistas que podemos ter.

 

Aumentar a higiene

Recomendamos aumentar a lavagem obrigatória das mãos para duas vezes por hora, em vez de uma vez por hora, por exemplo. Banheiros, mesas e balcões devem ser limpos com mais cuidado e frequência. Coloquem avisos afixados, informem sobre isso.

Crie espaços mais arejados

Crie mais espaços dentro de suas estruturas e deixe os que já existem mais arejados. Diminuam as mesas e aumentem os espaços entre elas. Deixe as janelas mais abertas. Coloque um funcionário de prontidão para sempre estar limpando o restaurante, mesas e superfícies. 

 

Faça uma verificação do bem-estar dos clientes e funcionários

Sempre pergunte aos clientes se está tudo bem, se estão bem servidos ou precisando de algo. Disponibilize álcool gel em cada mesa. Pergunte sempre aos seus funcionários como eles estão, avalie o bem-estar de cada um, se necessário dispense quem apresentar algum mal estar. Pergunte-os sobre o estado de saúde de seus familiares também. Incentive-os a ligarem em caso de mal estar, antes de irem para o restaurante.

 

Funcionários doentes ficam em casa

Informe a todos a grande importância de ficarem em casa se estiverem doentes. 

 

Lembre os clientes doentes de ficarem em casa também 

Pense em uma placa ou recado afixado, diretamente no restaurante, ou em seu site e redes sociais, que diga algo como: “Se você viajou para regiões de risco ou está com sintomas, considere bem antes de estar conosco novamente neste momento”. Conscientizar é muito importante!

 

Confirme reservas

Confirme suas reservas para correr o menor risco de cancelamentos ou não comparecimentos sem aviso prévio. Ao fazer o contato, via mensagem escrita ou ligação, lembre-se de considerar na conversa os pontos que mencionamos anteriormente.

 

Limitar gastos

Programe-se para ajustar e diminuir seus gastos, compre estritamente o necessário para operar seu restaurante.

 

Considere a entrega

Caso não possua, crie uma estrutura de entrega! Você terá funcionários disponíveis, menor risco de contaminação para todos, principalmente para os clientes. Uma comodidade e segurança essenciais para esse momento.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Você ainda poderá continuar oferecendo para seus clientes os benefícios do Duo Gourmet, mesmo em Delivery.
 

Ofereça mais itens para entrega

Informe que o cardápio para entrega foi expandido, defina bons pratos que podem ser transportados de forma segura. 

 

Incentivar o reagendamento

Incentive algumas reservas para serem reagendados em vez de canceladas, principalmente para aquelas já pagas parcialmente. Tente oferecer descontos e benefícios para estimular.

 

Pense localmente e estrategicamente


Foque nos clientes locais, o que será mais fácil para os deslocamentos, uma vez que estão mais restritos. Reforce a opção de delivery. Use todos os seus canais de comunicação para isso, principalmente as redes sociais e sites.


A medida em que a crise for se estabilizando, e ela vai, já tenha em mente e no papel estratégias de curto e longo prazo: tanto de gerenciamento financeiro, como de promoções e etc.

Recursos adicionais: 

Se puder recorra a serviços de comunicação, marketing e gerenciamento de crises profissionais.

A equipe do Duo Gourmet está a disposição para que juntos possamos enfrentar esse momento da melhor maneira possível! 

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