Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Filmes, séries e documentários recomendados para os amantes de gastronomia 

Filmes, séries e documentários recomendados para os amantes de gastronomia

Confira algumas indicações do Duo Gourmet e conheça mais sobre o assunto,
mas sem abrir mão do entretenimento.

A gastronomia é um assunto amplo, e que pode ser abordado de diversas formas – afinal, em todos os lugares ela está presente. E nas telinhas isso não seria diferente!

Banner experimente assinatura Duo Gourmet por 30 dias grátis.

Atualmente, é possível encontrar diversos filmes, séries e documentários que contam histórias relacionadas à culinária e seus métodos, retratam histórias reais ou que apenas nos mostram, mais uma vez, como a gastronomia é algo importante nas nossas vidas.

Pensando nisso, nós elencamos aqui algumas indicações para você, que ama conteúdos assim e quer unir isso com o clássico momento de descanso + pipoca. Confira quais são e maratone!

  1. Chef’s Table

Iniciada em 2015, a série-documentário da Netflix consiste em contar as histórias de diversos chefs de cozinhas, além de suas rotinas e filosofias. Cada episódio acompanha a vida de um profissional, além de exibir as tradições que moldam o modus operandi do restaurante.

O destaque é para a fotografia da série e a variedade de culinárias abordadas – perfeito para quem gosta de tudo um pouco ou quer expandir seus horizontes.

  1. Toast: a história de uma criança com fome

Baseado na biografia de Nigel Slater, o filme Toast conta a história do chef e o seu amor pela gastronomia, que despertou ainda mais após a morte de sua mãe. Quando o pai se casa novamente, Nigel busca expandir seus horizontes e aprender mais sobre culinária para, assim, buscar a atenção familiar. 

O filme é uma comédia dramática, e está disponível no Amazon Prime Video.

  1. Ratatouille

E também temos opções para todos os públicos! O filme Ratatouille, da Pixar, tem como objetivo principal mostrar que o amor pela gastronomia supera barreiras inimagináveis! Isto porque o personagem principal da obra é um rato, que vive em Paris e sonha em ser um chef de cozinha.

A obra também apresenta lições importantes sobre companheirismo, confiança e amizade, e está disponível no Disney+.

  1. Pegando fogo

Este é um filme divertido e emocionante sobre o amor pela comida, o amor entre duas pessoas e, principalmente, a força das segundas chances. Isto porque conta a história de Adam Jones, um chef que já foi muito renomado, mas teve sua carreira destruída por imprudência e mau comportamento.

Após um período de isolamento, ele volta disposto a recomeçar sua carreira e ganhar a terceira estrela no famoso guia Michelin de restaurantes. O filme está disponível na Netflix, no Globoplay, Telecine e Amazon Prime Video.

  1. Julie e Julia

Com uma indicação ao Oscar pela atuação de Meryl Streep, este filme é baseado em fatos reais e diz muito sobre aproveitar as oportunidades que a vida oferece – e sobre gastronomia, claro!

O filme conta a história de Julie Powell, uma mulher que está prestes a completar 30 anos e se sente frustrada com a vida que leva. Buscando um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child. Ao longo deste período, ela escreve para um blog, onde relata suas experiências.

Você pode assistir o filme tanto no Star+ como na Paramount Plus.

  1. Estômago

Considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Estômago conta a história de Raimundo Nonato, um migrante nordestino que chega à cidade grande em busca de oportunidades.

Contratado como faxineiro em um bar, ele logo descobre que possui um talento nato para a cozinha e, com suas coxinhas, transforma o bar num sucesso. Após isso, recebe uma melhor oportunidade de trabalho, mas sua vida se complica ao se envolver com a prostituta Iria. O filme se passa entre o tempo atual na cadeia e a vida de Nonato no restaurante.

  1. História da Alimentação no Brasil

Um documentário indicado para quem quer saber mais sobre as tradições e as histórias por trás da culinária brasileira. Este é o “História da Alimentação no Brasil”, material disponível na Amazon Prime para assinantes.

Baseado no livro de Luís da Câmara Cascudo de 1967, a obra mostra, em detalhes, a singularidade da alimentação no Brasil, além das suas origens, traços e miscigenação entre indígenas, africanos e portugueses. O documentário também traz depoimentos de chefs, artistas e estudiosos de diversas regiões do Brasil e de Portugal.

  1. Street Food

Não tem forma melhor de conhecer a cultura de um local, se não pela sua gastronomia. Por isso, em 2019, a Netflx lançou uma série documental que vai te deixar com água na boca: o objetivo da “Street Food” é explorar a comida de rua de diversos países.

O diferencial desta série, além dos depoimentos de especialistas em culinárias locais, é a forma como estes cozinheiros são humanizados ao terem suas histórias contadas, desde a dificuldade até o sucesso. A temporada gravada na Ásia já está disponível no streaming e, em julho, novos episódios serão disponibilizados — desta vez, gravados na América Latina.

Alerta spoiler: teremos um representante do Brasil!

  1. Masterchef Brasil

Um clássico reality culinário, que virou febre no Brasil. É claro que estamos falando do Masterchef, transmitido na Band TV toda terça-feira à noite. Atualmente, o programa está na nona temporada e conta com os chefs Helena Rizzo, Henrique Fogaça e Erick Jacquin como jurados.

E claro, o que não falta no programa é gastronomia. Nele, os participantes usam seus conhecimentos culturais e de técnicas para apresentar o melhor prato da rodada, e assim, permanecer na disputa pelo troféu da temporada. É um ótimo programa para conhecer mais sobre as formas individuais de se cozinhar, além de buscar referências e novas inspirações.

  1. Somebody feed Phil

Não poderíamos encerrar a lista sem indicar esta série que é um fenômeno. Nela, Phil Rosenthal — criador de “Raymond e Companhia”, roda o mundo explorando a cultura e a culinária de grandes cidades.

Nos episódios, ele traz todo o conhecimento e tradições encontrados com uma pitada de humor e leveza, que fazem com que o conteúdo seja facilmente assistido (daqueles que você nem percebe que o tempo passou!). São cinco temporadas, disponíveis na Netflix.

Esse post merece 5 estrelas?
[Total: 2 Média: 5]

Banner blog Duo Gourmet, experimente 30 dias de assinatura grátis.

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *

Quer experimentar o Duo Gourmet por 30 dias GRÁTIS? Utilize o CUPOM 30DIAS. RESGATAR MEU CUPOM
+ +