Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Tipos de cerveja: saiba como diferenciar 

Tipos de cerveja: saiba como diferenciar

Não é a toa que a cerveja é a bebida favorita dos brasileiros. Nosso país é o terceiro maior produtor da bebida no mundo, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos. Dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CERVBrasil) apontam que a produção cervejeira representa 1,6% do PIB nacional, produzindo mais de 14 bilhões de litros por ano. Ou seja, é cerveja para não acabar mais!

Cada vez mais, nas prateleiras de supermercados ou em bares e restaurantes nas cidades de todo o Brasil, novos rótulos e estilos de cerveja atraem o público que não abre mão de uma boa cerveja que vai bem em qualquer ocasião. E para que você fique mais por dentro desse universo, a gente te explica sobre os tipos de cerveja e como saber diferenciar e escolher a melhor opção para o seu paladar. Vamos lá?

 

Tipos de cerveja: algumas curiosidades

A cerveja possui propriedades que são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais, o que fazem de suas versões sem álcool serem uma boa fonte de reidratação muito utilizada pelo mundo afora. Na Alemanha, por exemplo, a bebida é usada em competições esportivas. Improvável, não é?

Apesar disso, no Brasil há uma lei que promove o consumo consciente da bebida. Isso, para evitar sua combinação com a direção de veículos, bem como proíbe seu uso, na versão alcoólica ou não alcoólica, para menores de 18 anos. 

Mas indo um pouco além nesse universo cervejeiro, você precisa saber que toda cerveja possui quatro ingredientes principais. São eles: a água (até 95% do produto final), os cereais (maltados ou in natura), o lúpulo (o “tempero” da cerveja, traz amargor e aroma) e a levedura (a base da cerveja, usada para fermentar a bebida).

Além disso, precisamos dizer que, basicamente, há dois tipos, ou famílias, de cerveja: a Ale e a Lager, cuja diferença é o tipo e o teor de sua fermentação. Vale destacar que os estilos, como Pilsen e Stout, derivam a partir dessas famílias e somam mais de 150 opções pelo mundo. 

 

Tipos de cerveja: Ale

Através do processo mais antigo de fermentação, as cervejas do tipo, ou da família Ale, são produzidas por meio de leveduras que reagem em temperaturas elevadas (entre 15º e 24º graus), indo para a superfície do líquido produzido. 

Podendo levar de três a cinco dias para o seu preparo, é por isso que as bebidas desse tipo ou família são chamadas de cervejas de alta fermentação, cujos sabores e aromas tendem a ser mais frutados e perfumados, bem como serem mais encorpadas.

Os principais estilos são:

  • Pale Ale: de origem inglesa, as Pale Ale são cervejas que tem uma quantidade maior de lúpulo de amargor na sua receita, isso a torna uma cerveja mais amarga, logo podem harmonizar com comidas muito condimentadas. As cervejas do estilo Pale Ale apresentam uma coloração cobre e aroma frutado e terroso.
  • Stout: estilo de cerveja típico do Reino Unido e Irlanda, a marca mais conhecida é a irlandesa Guinness. Apresenta aromas e sabores de torrefação, e dependendo da variante do estilo, ela pode ser mais ou ser menos encorpada.
  • Weizenbier ou Weissbier: cervejas de trigo típicas Bavária, região no sul da Alemanha. Na sua grande maioria são não filtradas, mas também existem as versões filtradas e também a versão bock, ou weizenbock, desse estilo. 

 

Tipos de cerveja: Lager

Ao contrário do primeiro tipo, a Ale, as cervejas do tipo, ou da família Lager são de baixa fermentação. Isso porque a levedura utilizada para esse processo age sob baixas temperaturas, indo para o fundo do tanque de fermentação. Ou seja, é o processo inverso da produção do tipo Ale. 

A família Lager é o tipo mais consumido no Brasil e no mundo. Surgiu na Alemanha, no século XIX, cuja ideia, na época, era guardar as cervejas em partes frias do subterrâneo das casas alemãs. Tanto o aroma quanto o sabor dos estilos de cerveja dessa família são maltados, como os cereais, e com tons de lúpulo, que trazem amargor e aroma floral. Um exemplo desse tipo é o estilo Pilsen, que pertence à família Lager. 

Os principais estilos são:

  • Pilsen: também conhecidas pelo mundo como Pilsner. O aroma e o sabor dessas cervejas são acentuados pelo lúpulo, por isso há sempre um leve amargor. Essas cervejas são claras, com baixo corpo e fácil de beber. Seu processo de produção apresenta uma baixa fermentação e ela também tem um baixo teor alcoólico e é de toque final seco. São cervejas douradas, brilhantes e de leve amargor.
  • Bock: estilo de cervejas geralmente avermelhado, mas também há as versões claras e também as escuras. Apresentam aromas maltados, possuem médio corpo e seu teor alcoólico pode ser superior a 6,3%. A bock é um tipo de cerveja recomentada para ser consumida no inverno.
  • Schwarzbier: um estilo de cervejas escuras feito a partir de maltes torrados. Possui aromas estonteantes de torrefação, que lembram chocolate, café e cacau. Apresenta baixo para médio corpo e de paladar seco ao final. 

 

Uma cerveja para cada paladar

A gente aposta que você não imaginava que há tanta história e informação em torno das cervejas, não é mesmo? Afinal, a indústria cervejeira tanto no Brasil quanto no resto do mundo está a todo o vapor e, a cada dia, novos estilos surgem por aí, atraindo os mais diferentes paladares. 

Esperamos que esse post possa te auxiliar nas próximas aventuras cervejeiras, além de ter motivado você a experimentar novos estilos, aromas e sabores. Como vimos por aqui, opções não vão faltar. 

Em várias cidades do Brasil, o Duo Gourmet tem parceria com restaurantes e bares que oferecem o que há de melhor em rótulos nacionais e importados. Confira no site e faça uma visita àquele lugar bacana para um happy hour com os amigos, ou para um momento mais descontraído com a família. 

Ah, e não se esqueça de comentar com a gente nas redes sociais do Duo sobre suas experiências pelo universo cervejeiro.

Que você tenha sempre motivos para brindar! Até a próxima!

Por falar em cerveja, conheça a Hofbrauhaus, a famosa cervejaria Alemã, localizada aqui no Brasil, e o melhor de tudo, assinantes Duo Gourmet fazem muita economia por lá! Então o que está esperando para conhecer?!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *