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Conheça alimentos que dão mais energia e disposição
Imagem de Stefano Escandiussi stecks05 por Pixabay
Curiosidades

Conheça alimentos que dão mais energia e disposição 

Com a correria do dia a dia é normal que às vezes você se sinta cansado ou desanimado. Além da grande carga de trabalho, uma alimentação desequilibrada afeta nosso sistema, nos deixando com baixa energia. Por isso, neste post vamos compartilhar com você alimentos que dão mais energia e disposição.

Sabemos que além de praticar exercícios físicos, uma boa e adequada alimentação pode aumentar significativamente sua carga de energia, te dando muito mais vigor e força para enfrentar os desafios da vida. Aliando a isso, boas noites de sono e descanso, além de meditações e uma respiração correta, pronto, aí você estará com tudo em cima!

Para seu corpo funcionar de forma adequada, ele precisa de energia, assim como um carro precisa de combustível para funcionar. E como estão seus níveis de energia? Pensar sobre isso é muito importante para que você reveja sua rotina e hábitos e os melhore a cada dia.

O ponto principal é beber muita água, pois ela é encarregada de te hidratar e levar para seu corpo os nutrientes que você adquire por meio de uma boa alimentação. Além disso, uma alimentação ruim também pode baixar seus níveis de energia, como o grande consumo de açúcar, gorduras ruins, carboidratos simples, alimentos muito processados e bebidas alcoólicas.

 

Conheça alimentos que aumentam sua energia e disposição

 

Açaí
Típico da região Norte, mas comercializado em todo o país, é um alimento que está sendo muito consumido ultimamente, principalmente na forma de creme. É rico em carboidratos, que dão energia; em antioxidantes, que retardam o envelhecimento; e em gorduras insaturadas, que são boas para seu coração. Ademais, é fonte de vitaminas C, B1 e B2.

 

Aguá de Coco
Além de deliciosa e muito consumida nas praias do Brasil, é considerada um poderoso isotônico e energético natural. Isso, graças aos seus altos níveis de vitaminas e minerais. Mas quando for tomar, prefira a água de coco in natura, do que aquelas industrializadas, que vem em caixinhas.

 

Banana
Essa fruta tropical, típica do Brasil possui inúmeros tipos, como a banana-da-terra, nanica, prata, maçã e ouro. É uma fruta muito rica em carboidratos, vitaminas A, B1, B2 e C, além de fibras e minerais. Seu destaque está na grande quantidade de potássio, por isso previne cãibras, fraquezas musculares e até a apatia mental. E então, já pegou sua bananinha hoje? Risos

 

Guaraná
 Fruta oriunda da região Norte do país, pode ser muito encontrada em forma de pó nas outras regiões. É um poderoso estimulante natural, pois é uma fonte de cafeína, e pode ser consumido com sucos e vitaminas. Seus benefícios, entre muitos, será manter seu estado de alerta, além de reduzir o esgotamento físico e melhorar sua disposição.

 

Maçã Peruana
Sucesso no momento, é composto por cerca de 13 tipos, entre elas, a branca, preta e vermelha. Muito conhecida como “Ginseng dos Andes” e “Viagra dos Incas”. É um tubérculo que parece com um rabanete e cresce em condições extremas na Cordilheira dos Andes, no Peru.

É uma fonte de carboidratos, fibras, polifenóis, potássio, ferro, cálcio, zinco, magnésio, selênio, Vitamina C, E, do complexo B (Tiamina e Riboflavina), ômega 3 e ômega 9… ufa, é muita vitamina! Seja em pó ou em cápsulas, pode ser adicionada aos alimentos como frutas, iogurtes e vitaminas. Atua no aumento da libido (desejo sexual), auxilia na redução da fome, no controle dos sintomas da menopausa, previne a osteoporose e fraturas, reduz os sintomas de ansiedade e depressão, entre outras coisas, te enche de energia!

 

Chá Verde
Tem como principal fonte a cafeína, e é também termogênico, ou seja, ajuda a acelerar o seu metabolismo, contribui para a queima calórica, e aumenta a energia.

Proporciona também bem-estar, pois contém um aminoácido que eleva a produção de dopamina e serotonina, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade. Então capriche no chá!

 

Oleaginosas
Essa categoria é composta pelas nozes, amêndoas e castanhas, que são excelentes fontes de proteínas vegetais e gorduras insaturadas. Fazem muito bem ao sistema cardiovascular, e os minerais que elas também contém, ajudam a reduzir o estresse, melhoram a memória e aumentam a energia.

 

Mel
 Adoçado naturalmente, é formado por dois tipos de carboidratos, a frutose e a glicose, que são altamente energéticos, e ajudam a combater a indisposição. Ademais, é uma fonte de vitamina C, que é responsável por prevenir o envelhecimento precoce. Além das vitaminas do Complexo B, que aumentam sua energia!

 

Aveia integral
A aveia integral é um carboidrato, mas de baixo índice glicêmico, ou seja, fornece energia sem aumentar os níveis de açúcar no seu sangue. Ela ainda ajuda a gerar saciedade e é fonte de vitaminas do Complexo B.

 

Chocolate Amargo
O chocolate além de delicioso e queridinho da maioria das pessoas, é muito rico em teobromina, um estimulante natural que age semelhante à cafeína. Ela melhora o humor e aumenta a energia, mas não se esqueça que tem que ser o amargo, pois o ao leite, possui muita açúcar. Sobretudo, possui flavonoides, que fazem bem ao coração e à oxigenação do organismo, deixando você bem disposto. Mas não exceda a quantidade diária de 30 gr.

 

Abacate
O abacate possui ácido pantotênico, uma vitamina B que ajuda as células a transformarem os alimentos em combustível. Além disso, são ricos em gorduras e fibras saudáveis, o que faz dele uma fonte de gordura boa que seu corpo precisa!

 

Vegetais de folhas verdes
São pouco calóricas e ricas em ferro, cálcio, fibras, ácido fólico, magnésio, vitaminas A, C, E e K, um alimento muito completo. O ferro e a vitamina C trabalham em conjunto para ajudar a prevenir a anemia, que é uma das principais causas da falta de energia e da fadiga.

 

Batata Doce
A batata doce está entre os alimentos que mais dão mais energia, por isso é tão consumida pelos aficionados por uma academia. É rica em fibras, que são rapidamente absorvidas pelo corpo, além de sua baixa taxa de digestão. Isso faz com que sua energia seja liberada de forma lenta e constante. Ademais, é fonte de manganês, que é importante para a quebra de outros nutrientes que também aumentam a energia.

 

Beterraba
Esse legume contém nitratos naturais e antioxidantes, que aumentam seu fluxo sanguíneo, e como resultado melhoram a oxigenação do cérebro e dos músculos.

 

Água
Mas como dissemos no início, se fizer todo o indicado e se alimentar bem, sem a água quase nada será aproveitado. Isso porque, a desidratação pode retardar até mesmo a produção de energia no seu corpo. A água é fundamental para impulsionar e manter sua energia.

 

Em sua dieta procure consumir uma grande variedade de frutas e legumes, assim atingirá sua cota diária de micronutrientes e terá muito mais energia. Conta pra gente nos comentários, qual desses alimentos você mais gosta e o que mais rouba sua energia. Sobretudo, confira aqui alimentos que vão melhorar sua produtividade!

 

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