Categorias

Aproveite o post

Para distrair

Crianças em casa: 8 brincadeiras para distrair na quarentena 

Crianças em casa: 8 brincadeiras para distrair na quarentena

Para muita gente a quarentena tem sido um tédio, para quem tem criança então, um grande desafio. Mas que tal fazer desse momento, um momento de muita conexão com as crianças e alegria?! Então, confira neste post 8 brincadeiras para distrair a criançada na quarentena!

A ideia é pensar em atividades lúdicas, que vão tirar as crianças um pouco dos eletrônicos. Brincadeiras simples, mas muito divertidas, que você pode fazer, seja na sua casa, varanda ou apartamento.

O grande segredo é adaptar, os itens que tem em casa, com as brincadeiras de acordo com a quantidade de crianças e suas idades. Mas até você, adulto, poderá se divertir muito!

Brincadeiras para distrair na quarentena:

1 – Cabaninha

Essa brincadeira é deliciosa e praticamente toda criança já pediu alguma vez para brincar. Seja na sala, no quarto, ou mesmo do lado de fora a farra pode acontecer. Muita gente compra cabanas prontas, mas o divertido mesmo é fazê-las com a garotada. Cobertores, lençóis, cangas, tudo serve de material para fazer as tendas. Lá dentro você pode caprichar nos tapetes, almofadas, mesinhas e etc. Pode até mesmo prender os tecidos com elástico ou pregadores, use sua imaginação. Se você mora em apartamento, forre o chão com tapetes grossos e edredons, que abafam o barulho e não incomoda os vizinhos.

 

2 – Chefs de Culinária

Com o sucesso dos programas infantis de culinária, brincar de chef é uma aventura! Preparar comida em família além de ser divertido, é terapêutico e só fortalece os laços familiares. Escolha receitas fáceis e menos arriscadas, para que elas possam participar da maior parte do processo, deixem que se sujem e se puder empreste a elas, toucas e aventais! No final, junte todo mundo para uma divertida limpeza da cozinha! (risos)

Para ajudar, vai aí uma receita simples de pão!

Ingredientes:

500g de farinha de trigo (pode-se usar ½ integral e ½ branca)

10g de fermento biológico seco

1 colher de açúcar

300ml de água morna

sal a gosto

azeite

Modo de preparo: Misture o açúcar, o fermento e a água, aguarde 5 minutos. Adicione a farinha e mexa. Adicione um fio de azeite, depois polvilhe a mesa com um pouco de farinha e entregue um pouco da massa para cada criança sovar e se divertir. O ponto ideal é quando a massa começa a desgrudar da mão. Depois, coloque numa assadeira e espere até crescer (por volta de 35 minutos). Coloque para assar em fogo médio. Enquanto esperam, cerca de 35 minutos para assar, aproveitem para brincar de adivinhação!

 

3 – Faça bonecos e bichinhos

Que tal você e a criançada criarem alguns brinquedos, bonecos e bichinhos divertidos? Use garrafas e latas vazias, potes de iogurte, pregadores, palitinhos, tecidos, meias velhas, peças de brinquedos, cola quente e muita imaginação. Depois poderão ainda contar histórias com os bichinhos e alimentar a imaginação e criatividade dos pequenos!

 

4 -Dobraduras e origami

Essa brincadeira exige muita atenção e vai deixar os pequenos mais atentos e silenciosos por um bom tempo. Organize papéis, dê preferência ao sulfite, que pode até mesmos ser colorido por eles antes ou depois, mas também vale cartolina, jornais velhos, revistas e muito mais! Ensine-os a fazer dobraduras, além dos origamis na internet tem muitas dicas de dobraduras. Mas você pode ir no mais simples, que tal fazerem colagens e desenhos?

 

5 – Inventar músicas e karaokê

Pegue os instrumentos empoeirados, ou aquele microfone que já estava guardado a muito tempo, se não tiver, improvise com a vassoura ou o controle remoto mesmo, o que vale é brincar! Inventem músicas, finjam que estão naquele show épico, deem notas, aplaudam, façam duetos, pois aqui o riso é livre!!! Inclusive, cada um pode inventar um refrão para a música. Se tiver bebês em casa, eles normalmente também adoram ouvir vozes melódicas, cantem para eles!

 

6 – Festa a fantasia

Pegue as fantasias guardadas a tempos, os adereços criativos, se não tiver, faça-os! Chame todo mundo para sala, faça alguns quitutes na cozinha, pode ser até pipoca e suco e vamos para o baile! Cada dia pode ser um tema diferente, danças e brincadeiras podem e devem acontecer nela. Só não vale chamar os vizinhos para participar….rs. A alegria vai ser tanta que contagia, mas o isolamento precisa ser mantido. Dê essa dica para eles também, quem sabe o condomínio inteiro não faz, cada um em sua residência? 😉

Segue algumas sugestões: Festa do brega, de gala, de super herói, roupas íntimas por cima e uma capa já resolvem e ficam muito engraçadas!

 

7 – Dar banho nos bichinhos

Que tal aproveitar a quarentena para limpar os brinquedos, mas de um modo bem divertido? Em vez de dizer para as crianças limparem os brinquedos, falar que será o dia de dar banho! Elas vão amar, porque a graça está na abordagem que você vai dar. É uma atividade refrescante, que pode ser feita tanto no banheiro, ou mesmo na banheira, ou na varanda e na área, pode até rolar um banho de mangueira depois.

 

8 – Caça ao tesouro

Essa brincadeira é antiga e das mais requisitadas entre as crianças. Nela, você esconderá um objeto, que será o tesouro, pode até ser algo que elas queiram muito, como um brinquedo novo, um chocolate, ou mesmo um pregador de roupas! Depois de escondê-lo, você vai escrever as pistas em papéis e distribuir em locais pela casa para que a criança possa ir encontrando as pistas até chegar no tesouro! Essa brincadeira pode, inclusive, levar a tarde toda. As pistas podem ser charadas, indicações de lugares, quantidade de passos. Se as crianças forem muito pequenas e ainda não saberem ler, aposte nos desenhos!

 

E então, conta pra gente o que achou das brincadeiras para distrair na quarentena, e quais você tem feito aí na sua casa, com seus pequenos. 

Depois daquela brincadeira gostosa, a gente gasta tanta energia que bate aquela fome! Clique aqui para aprender deliciosas receitas!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *