Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Café: a segunda bebida mais consumida no mundo! 

Café: a segunda bebida mais consumida no mundo!

Aposto que você é um amante de café ou então conhece alguém que seja! Nesse post vamos falar tudo sobre o café. Tenho certeza que você vai adorar conhecer mais sobre essa especiaria que marca presença em todos os lares brasileiros. 

 

Um pouquinho da história do café

A planta chegou ao Brasil por volta de 1727, quando o governador do Pará enviou Francisco de Melo Palheta, sargento-mor do seu exército para a Guiana Francesa. Ele foi com o intuito de trazer sementes e mudas com o pretexto de mediar uma disputa de fronteiras. Segundo a lenda, trazer o café para o Brasil foi uma tarefa complicada. Palheta encontrou muita resistência por parte do governador d’Orvilliers, que não queria dar as mudas de jeito nenhum, sob ordens do rei da França. 

Então, foi preciso usar seu charme para persuadir a esposa do governador, Madame d’Orvilliers, que lhe deu uma muda da planta. Palheta trouxe o café para o Brasil, tendo a primeira plantação em terras do Pará. Hoje, o Brasil lidera o ranking de maior e melhor produtor de café, produzindo cerca de 25% do consumo mundial!

 

Diferentes tipos

Agora vamos falar sobre os diferentes tipos de café, começando pelo Café Arábica: A planta que produz essa espécie do grão vem das montanhas da Etiópia e do Sudão. Sabendo que a altitude tem grande influência na qualidade do grão e que eles são cultivados acima de 1.000 metros de altitude, concluímos que esse tipo de café é certamente delicioso! Possui 50% menos cafeína e uma quantidade maior de açúcares.

Ligado ao tipo que acabamos de falar, temos o Café Bourbon: Essa variedade é uma das mais conhecidas no mundo, sendo derivada do café arábica, e apresenta um sabor mais leve e adocicado, contendo um gostinho que remete ao achocolatado, e um aroma bem forte e marcante, com uma acidez moderada.

 

E não para por aí!

Café Kona: Recebe esse nome por ser cultivado na cidade de Kona, no Havaí. O clima e o solo vulcânico exercem grande influência no sabor do grão. Para as pessoas que se identificam com alimentos de alto padrão, essa é a opção certa, sendo escolhida por muitos como o melhor do mundo!

Café Catuaí: É um grão muito cultivado em nosso país, e para que o seu sabor com uma doçura natural e acidez bem moderada seja permanente, é necessário cultivá-lo a uma altitude de 900m. O melhor é que nem precisa adoçar! Seu nome Catuaí significa “muito bom” na língua Tupi-Guarani.

Café Acaiá: Essa variedade surgiu do cultivo das plantas de uma das maiores cultivadoras brasileiras, a Mundo Novo. O nome Acaiá significa “frutos com sementes grandes” na língua Tupi-Guarani. Apresenta um sabor suave, remetendo ao gosto de frutas, com uma acidez média, é bem recomentado para se deliciar no decorrer da tarde.

Café Robusta ou Café Conilon: Suas primeiras mudas foram plantadas em Java e logo depois espalhadas para todos os países produtores. Apresenta uma concentração bem maior de cafeína, sendo ideal para as pessoas que preferem um sabor mais amargo. Também é muito cultivado nas terras brasileiras, pois se desenvolve melhor em regiões de clima tropical e em altitudes mais baixas, até 600m. Sua produção cresceu quase 22% na última década. É uma planta muito forte, e resiste ao ataque de pragas, tornando o plantio mais fácil. É o tipo de café mais utilizado como café instantâneo.

 

Formas de consumo do café

Um fato muito interessante é que por mais que o café seja consumido dor todo o mundo, é consumido de formas diferentes. Aqui no Brasil, como todos já sabem, ele é normalmente servido quentinho, acompanhando alimentos como o pão tradicional, broa, tapioca, biscoitos e o pão de queijo.

Lá no Japão ele é servido gelado, na França é misturado com chicória, no Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre; na Itália, com tiras de limão, já na Grécia é servido com um copo de água gelada, na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly, e na Suíça é misturado com Kirsch, um tipo de licor. Agora conta pra gente, como você toma o seu cafezinho?

 

O produto mais comercializado do mundo

Estamos falando do segundo produto mais comercializado do mundo, que além de ser utilizado como bebida, tem outras finalidades, como por exemplo, para pessoas dedicadas a adivinhar o futuro através das borras de café, prática que teve origem na França e é chamada de cafeomancia. 

Outro fato muito interessante é que nem todo grão de café pode virar bebida, os descartados podem virar biodiesel. É o que mostra a pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais, que a cada 100 kg de café é possível extrair 12 kg de óleo. Acredita-se também que o capital adquirido com o comércio do café foi o responsável por trazer a industrialização para o Brasil! Esse grãozinho tem história viu?! 

 

Benefícios do café para saúde

E sobre quais são os benefícios do café para nossa saúde, você sabe? O café pode diminuir as chances de contrairmos o câncer, por conter antioxidantes que previnem a alteração das células. Ele é também recomendado para melhorar a digestão, pois seus efeitos aumentam o movimento gastrointestinal ajudando na digestão. O café tem ajudado até os diabéticos, possuindo ácidos clorogénicos e trigonelina alcaloide que ajudam a reduzir a glicose e a insulina no sangue. 

Segundo pesquisas feitas pela InCor o café faz bem até para o funcionamento do coração. E para a alegria de muita gente o café auxilia no emagrecimento também, além de aumentar a disposição para a prática de exercícios, libera ácidos graxos da gordura que está estocada no corpo, possibilitando a queima de gordura. Mas lembre-se, consumindo sempre com moderação!

Agora que você já conhece os diferentes tipos da bebida e os seus benefícios, vai poder experimentar todos, sentindo de forma mais especial o sabor que distingue cada um deles. 

Com certeza o café é um dos alimentos que mais está presente no dia a dia dos brasileiros, fazendo parte de nossa cultura e culinária, ainda mais acompanhando do famoso pão de queijo que os mineirinhos tanto amam, é uma combinação perfeita! Inclusive, a combinação é uma constante aqui no escritório do Duo Gourmet, pois estamos bem no coração do estado, na charmosa Belo Horizonte! É um alimento que vale a pena ter todos os dias, por seu sabor delicioso, aroma marcante e um efeito que traz muita alegria e disposição!

Vamos tomar um cafezinho? Conheça várias cafeterias na cidade de Belo Horizonte, onde você pode economizar muito!

Esse post merece 5 estrelas?
[Total: 0 Média: 0]

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *