Categorias

Aproveite o post

Curiosidades

Culinária mediterrânea – Conheça mais 

Culinária mediterrânea – Conheça mais

Amantes da gastronomia já devem ter se rendido aos pratos da cozinha do mediterrâneo. Seja por seus sabores, seja por suas texturas, seja por seus aromas. Conheça as belezas e os sabores da culinária mediterrânea!

E não é para menos: a culinária mediterrânea tem muita história, sendo reconhecida como uma das melhores do mundo.

Além disso, esse tipo de gastronomia, que saiu do entorno do mar mediterrâneo para viajar e conquistar o mundo todo. Pois reúne alimentos naturais, o que também faz dela uma opção saudável para quem não quer abrir mão do sabor.

Se você ficou com água na boca até aqui, vamos conhecer um pouco mais?

Origem da culinária mediterrânea

Como o nome já indica, a culinária mediterrânea surge entre os países que são banhados pelo mar do mediterrâneo. Uma região que abrange os continentes europeu, asiático e africano.

Esse tipo de gastronomia tem pratos que possuem mais de três mil anos de história.

Por isso, desde 2013, a cozinha do mediterrâneo é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Ou seja, o que a gente vê no prato é uma rica combinação gastronômica, histórica e cultural.

Sua origem é disputada entre vários países que fazem parte dessa região, mostrando o quanto é importante para a construção da identidade e da cultura dos povos que vivem ali.

Uma das principais características dessa cozinha é reflexo da vida próxima ao mar, fazendo com que os povos mediterrâneos escolham alimentos leves, sem uso de frituras, produtos industrializados e processados.

Frutas, legumes e verduras são geralmente de origem orgânica e respeitam a colheita de cada estação. Tudo isso torna essa dieta uma excelente opção para quem deseja mais saúde e bem-estar por meio da alimentação.

Outra curiosidade é que os povos dessas regiões reconhecem cada refeição como um momento de conforto e prazer. Bacana, não é mesmo?

Ingredientes da culinária mediterrânea

Você deve ter algumas pistas dos tipos de alimento que fazem parte dos pratos, certo?

Rico em benefícios para a saúde, além de promover a produção do bom colesterol (LHD), o azeite é a base fundamental de qualquer receita da cozinha do mediterrânea. A culinária mediterrânea também leva ingredientes como vegetais, verduras, carnes magras, peixe branco, o salmão e outros pescados. Além disso, leva uma variedade de frutos do mar.

Vegetais e verduras

Entre os vegetais e as verduras, destaque para o tomate, a cenoura, os pepinos, a cebola, a abobrinha e berinjela.

Além disso, todo o tempero é dado por alho, sais naturais, o limão e as ervas aromáticas, como o tomilho, a salsinha, o manjericão, o orégano e o alecrim, de preferência sempre frescos.

Peixes, carnes e frutos do mar

Já os frutos do mar são outra parte essencial dos pratos. Há destaque para os mexilhões, as ostras, bem como os demais moluscos e mariscos.

Apesar de o peixe ter maior presença nas receitas, os mediterrâneos também fazem o preparo de carnes vermelhas como o cordeiro e o porco, que são mais bem preparados grelhados e assados.

Grãos, vinhos e outros ingredientes

Por fim, mas não menos importante, um queridinho da culinária mediterrânea é a azeitona (verde ou preta), que dá um toque intenso nas receitas.

Os grãos, como grão-de-bico, o trigo e os cereais são excelentes bases dessa cozinha, que leva também frutas secas, oleaginosas (castanhas, amêndoas, soja e milho), alcaparras e alcachofras.

O vinho também não fica de fora e é utilizado tanto como tempero para as receitas quanto no acompanhamento dos pratos. Como dissemos anteriormente, os povos desses países gostam sempre de ter um motivo para brindar.

Preparo da culinária mediterrânea

Com tantos ingredientes reconhecidos por médicos e nutricionistas como alimentos saudáveis para qualquer dieta, a culinária mediterrânea tem outra importante característica que é o seu preparo.

As receitas são geralmente assadas, cozidas, grelhadas ou elaboradas como pratos frios. Assim, é uma opção interessante para quem deseja mais leveza e equilíbrio em cada refeição.

No caso dos legumes, uma dica interessante é que eles são sempre servidos no ponto al dente, pois assim o pouco cozimento não afeta a perda dos nutrientes de cada alimento.

Principais pratos da culinária mediterrânea

As opções de pratos da cozinha do mediterrâneo são variadas. Pois existiam diferentes interpretações de preparo que mudam de um país para o outro dessa região, sendo desde pratos frios e saladas a pratos cozidos ou assados.

As principais sugestões são os assados de peixe, as massas frescas, os antepastos – você pode fazer de tomate, berinjela, de azeitona entre outros –, além de saladas que levam tanto peixes quanto frutos do mar.

Muitos pratos da gastronomia árabe, italiana, francesa e espanhola possuem um toque do mediterrâneo. E no Duo Gourmet você pode conferir opções de restaurantes que oferecem essas delícias do mediterrâneo.

Benefícios da culinária mediterrânea

Não é à toa que essa culinária se tornou a queridinha de quem deseja perder peso, mantendo pratos saborosos a cada garfada.

Para se ter uma ideia, a cozinha do mediterrâneo, por ser rica em ômega 3 e antioxidantes. Isso favorece o bom funcionamento do cérebro, podendo reduzir o risco de doenças como o Alzheimer.

Também ajuda a prevenir contra o câncer e doenças do coração. Ppois as oleaginosas presentes nessa dieta reduzem a ocorrência de infarto e obstrução das artérias.

Além disso, por ser rica em fibras, a dieta do mediterrâneo auxilia funcionamento do organismo e no emagrecimento saudável.

Se você ficou até aqui, temos certeza de que a vontade de experimentar tanto sabores não será em vão.

A culinária mediterrânea é surpreendente e cativa cada vez mais adeptos pelo mundo.

Aqui no Brasil essa gastronomia também se tornou famosa. Assim, existem excelentes restaurantes especializados ou que trazem opções do mediterrâneo em seu cardápio.

Confira no site do Duo Gourmet o restaurante mais próximo de você e, assim como os povos do mediterrâneo, tenha momentos de conforto e prazer com a família e com os amigos. Afinal, a vida é feita de bons instantes. Até o próximo post!

Restaurantes de Culinária Mediterrânea em Maceió

Restaurantes de Culinária Mediterrânea em São Paulo

E culinária mexicana, que tal conhecer um pouco mais? Clique aqui!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *