Categorias

Aproveite o post

Páscoa chegando aí, aprenda a harmonizar vinhos com peixes
Uncategorized, Curiosidades, Harmonizando

Páscoa chegando aí, aprenda a harmonizar vinhos com peixes 

A Páscoa, data tão esperada se aproxima, e tradicionalmente os pratos dessa festividade são feitos a base de peixes e também frutos do mar. Mas e para acompanhá-los, que tal um bom vinho? Mas você sabe quais vinhos harmonizam bem com peixes? Se não, fique neste post que vamos dar ótimas dicas de vinhos com peixes, você vai gostar!

O maior desafio dessa harmonização tão saborosa é conseguir ressaltar os sabores, tanto da comida, quanto do vinho. Dessa forma, se conseguimos, criamos um momento ainda mais especial e marcante. Então, não só o tipo de peixe deve ser levado em conta, mas também qual a sua forma de preparo, se assado, frito e etc. Além da combinação dos temperos, para se achar o vinho ideal!

Harmonizando vinhos com peixe

Existe uma máxima nessa harmonização, normalmente, peixes combinam muito com vinhos brancos, mas existe muito mais sabor além… Ressaltamos que os vinhos rosés também caem muito bem! Os espumantes por sua vez, sendo leves também casam bem com os pratos a base de peixes e frutos do mar, isso porque a acidez dos espumantes acaba por valorizar as receitas que possuem temperos mais intensos, como o dendê, por exemplo, muito utilizado no norte e nordeste do nosso país nos temperos dos peixes. Assim, o paladar se torna mais limpo para cada garfada.

Mas a grande dificuldade dessa harmonização é por causa dos brasileiros não terem muito conhecimento dos vinhos brancos, acreditando que todos possuem sabor leve, o que nem sempre é verdade. Exemplo disso são os vinhos com a uva Chardonnay, mais fortes, que combinam muito com pratos mais encorpados, como a lagosta, os lagostins e os risotos com camarões. Ou seja, quanto mais pesado o prato, mais encorpado o vinho.

E se você gosta mesmo é de uma moqueca de peixe, aposte nos vinhos brancos secos, pouco alcoólicos, aqueles de países mais frios, os rótulos chilenos e o uruguaios são bem interessantes! Mas também podemos destacar algumas regras práticas, peixes delicados preparados com ingredientes como as alcaparras ou azeitonas, pedem vinhos mais específicos, como por exemplo, o rótulo espanhol Jerez, pois é um vinho adequado para pratos em que o sal se sobressai aos demais ingredientes.

Inclusive, as massas com frutos do mar ficam muito bem harmonizadas com vinhos refrescantes, como os da uva Gewürztraminer e da uva Arinto.

Combinações práticas de peixes e vinhos

Já vamos começar essa seção do texto descartando um mito, que muitos acham ser regra, que vinho tinto não combina com frutos do mar. Embora seja verdade que a maioria combine com vinhos brancos e rosés, é preciso tato para considerar detalhes para se encontrar a harmonização perfeita de vinhos com peixes, como a cor da carne, por exemplo. Portanto, o bacalhau também harmoniza bem com vinhos tintos leves, mais frescos e frutados.

Vamos a algumas combinações:

Peixes delicados

Exemplos de Peixes delicados: robalo, linguado e a tilápia.

Combinam: Com vinhos brancos cítricos e frescos, feitos com as uvas Sauvignon Blanc, Verdejo, Pinot Grigio e Muscadet. Tudo na refeição completa deve ser semelhante, leves e delicados.

Peixes médios

Exemplos de peixes médios: Truta, bagre, garoupa, bacalhau, halibute e tamboril

Combinam: Com vinhos perfumados e também de corpo médio.

Exemplos de vinhos: Chardonnay e o Chenin Blanc.

Peixes carnudos

Exemplos de Peixes carnudos: atum e salmão

Combinam: Com vinhos de uva Chardonnay, Riesling e Gewurztraminer.

Mas no caso específico do Salmão é importante levar em conta sua forma de preparo. Se cru, a combinação perfeita se dá com um espumante Brut.

Peixes saborosos (fortes)

Exemplos de Peixes saborosos: anchova e a sardinha

Combinam: Com espumantes

Exemplos de vinhos: Pinot Grigio, Lambrusco Rosé, Riesling seco e o Grenache Blanc.

Finalmente, depois de aprender como harmonizar vinhos com peixes, que tal conhecer várias receitas para o almoço de Páscoa! Confira!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *