Categorias

Aproveite o post

Cuidados contra o COVID, Curiosidades

Veja 2 formas para higienizar frutas e legumes 

Veja 2 formas para higienizar frutas e legumes

Com os cuidados sendo tomados para evitarmos a contaminação pelo novo coronavírus, surge a necessidade de aprendermos a lavar bem nossos alimentos. Por isso, hoje vamos ensinar duas formas práticas para você higienizar frutas e legumes corretamente.

 

Você já imaginou o percurso que o alimento faz até chegar a sua mesa? Nesse processo ele vai recebendo inúmeras substâncias químicas, tóxicas e sujeiras, além da lavagem básica com água e sabão, vamos ensinar duas formas efetivas para você ficar longe do coronavírus!

 

Antes disso, lembramos que os alimentos não devem permanecer muito tempo fora da geladeira e nem serem guardados úmidos. Tanto alimentos orgânicos, como os não orgânicos precisam dos mesmos cuidados na lavagem, pois ainda que os orgânicos não tenham agrotóxicos, possuem sujeiras e microrganismos que podem nos fazer mal.

 

Primeira forma: hipoclorito de sódio

A primeira e mais recomendada forma de higienizar adequadamente as frutas, verduras e legumes é com o hipoclorito de sódio. Mas não se esqueça da frase da vez: lave bem as mãos antes e depois!

 

A forma ideal para você se livrar das contaminações dos alimentos é primeiramente lavá-los bem com água potável e corrente, além de sabão. Você também pode usar uma escovinha para auxiliar, de cerdas finas e de uso exclusivo para esse fim. Depois, mergulhe os alimentos em um recipiente com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água potável, deixe agir por cerca de 15 minutos, e depois é só enxaguar bem.

 

Para os mais inseguros…rs, se quiser repita o procedimento uma segunda vez ou deixe os alimentos na solução por 5 minutos a mais! Assim, você fica mais tranquilo. Muitas pessoas confundem o hipoclorito de sódio com a água sanitária, mas não são a mesma coisa, mesmo que o hipoclorito também possua um mesmo mineral o (NaClO).

 

Após a lavagem é só secar os alimentos higienizados em uma centrífuga ou com o auxílio de um pano limpo, ou mesmo secar naturalmente em lugar limpo e arejado. Isso porque a umidade auxilia na proliferação e no desenvolvimento de bactérias e fungos. Depois de secos, embale-os com sacos plásticos limpos ou guarde em vasilhas bem vedadas e coloque na geladeira.

 

Segunda forma: Água sanitária

A segunda forma é a mais comum, pois a água sanitária está presente em quase todas as residências brasileiras. Utilizando também inicialmente das dicas anteriores vamos direto ao processo.

 

Para cada litro de água, você precisa colocar uma colher de água sanitária, pronta a solução é só deixar de molho por 15 minutinhos, aproveite este tempo para dar aquela geral na geladeira antes de guardar os alimentos. Em seguida, você precisa enxaguar novamente os alimentos que estavam na solução em água corrente e potável. A água corrente auxilia na retirada dos resíduos de terra, ovos de insetos e etc.

 

Mas atenção, uma dica muito valiosa, na hora de comprar a água sanitária, confira se ela tem registro no Ministério da Saúde, isso garante a segurança e a qualidade do produto. Não compre e nem use para limpar os alimentos, produtos com perfume e nem outras soluções de limpeza. Uma boa limpeza, ajuda, inclusive, na melhor conservação dos alimentos. Depois é só proceder normalmente como ensinamos a cima com a secagem e armazenamento.

 

Bom, depois dessas dicas práticas para você higienizar frutas e legumes, veja como higienizar sua cozinha corretamente.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *