Categorias

Aproveite o post

Uncategorized

Como planejar as refeições para manter uma boa alimentação 

Como planejar as refeições para manter uma boa alimentação
Como planejas a refeições - Duo Gourmet

Inicialmente vamos falar da importância de uma boa alimentação para a nossa vida a curto e longo prazo, pois os alimentos saudáveis são os responsáveis pelo bom desempenho do nosso organismo. Dessa forma, planejar as refeições se torna uma ótima alternativa para auxiliar nesse processo.

Nosso corpo precisa se nutrir diariamente de vitaminas e minerais para garantir nossa saúde física e mental. Além disso, os alimentos saudáveis nos auxiliam no dia a dia, proporcionando disposição e energia, e até mesmo ajudando na prevenção de doenças como a obesidade, anemia, diabetes, artrite, depressão, hipertensão e até câncer, por exemplo.

 

Como planejar uma vida saudável

Muitos querem mudar o seu estilo de vida e começar uma alimentação saudável, no entanto, com a rotina intensa e com muitos compromissos, se torna mais prático se alimentar de produtos de fácil preparo. Então, abordaremos uma tática para você planejar as refeições e manter uma rotina saudável sem voltar às atitudes anteriores. Acima de tudo, é necessário muita organização! Essa é a chave para o sucesso e a saúde do seu corpo.

 

Planeje a alimentação

Em primeiro lugar é preciso planejar as refeições e selecionar os alimentos. Opte por alimentos como cereais, raízes, frutas e verduras, pois além de nutrientes, eles proporcionam muita saciedade. Faça também uma espécie de cardápio semanal, definindo os pratos e os alimentos para os dias da semana. Faça seu planejamento com antecedência, escreva tudo para conseguir se organizar e acompanhar corretamente o que planejou.

Ademais, para facilitar esse processo, faça compras regulares de alimentos frescos quinzenalmente, é um período de tempo bem razoável. Por fim, já deixe os alimentos picados para ajudar no preparo no decorrer da semana.

 

Planeje seu tempo

Organize seu tempo para não perder nenhuma refeição planejada! Se preciso, providencie uma bolsa térmica para levar as refeições com você, dessa forma, não precisará comer comidas excessivamente calóricas quando estiver fora de casa. Sobretudo, tenha sempre em mãos alimentos práticos e saudáveis, como castanhas, cereais e frutas.

 

Planeje suas compras

Antes de ir às compras, faça uma lista do que realmente necessita, e evite passar pelos corredores onde não há os produtos listados. Evitando assim comprar  produtos que não fazem parte do seu planejamento. Além disso, organize os seus dias de compras optando pelos dias em que as hortaliças, frutas, verduras e legumes estejam frescos.

 

Planeje o preparo dos alimentos

Como o cardápio já estará pronto e os alimentos picados, ficará ainda mais fácil o preparo. Opte por pratos mais simples e saborosos, evite ficar “beliscando” durante o preparo, pois isso estimula a fome. Separe um dia da semana para isso, caso seja necessário poderá congelar os alimentos, te ensinamos como aqui!

 

Sintomas de alerta para mudança de hábitos alimentares

Falta de energia, insônia, desânimo, irritação, indisposição e dores de cabeça, se você tem se sentido assim, é sinal de que precisa planejar suas refeições de maneira mais saudável. Para mudar é necessário priorizar alimentos naturais, assim o corpo se beneficiará com as mudanças aumentando a qualidade de vida.

Todavia, a vida é aquilo que criamos. Não podemos controlar os obstáculos, pois imprevistos podem acontecer, mas você pode controlar a sua percepção em relação a eles. Fazendo boas escolhas todos os dias, você certamente viverá melhor.

Para facilitar ainda mais essa rotina, preparamos receitas saudáveis e muito saborosas para você comer e se deliciar, mas sem abrir mão, é claro, de uma boa alimentação. Confira as receitas abaixo:

 

Macarrão de Abobrinha

Ingredientes

  • 1 quilo de abobrinha
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de alho
  • 1 quilo de tomate italiano cortado em cubos ou tomate cereja
  • Tomilho, louro, alecrim, pimenta do reino, salsa e manjericão
  • Sal a gosto
  • 1 fio de azeite
  • Queijo ralado (opcional)

 

Modo de preparo

Primeiro passe as abobrinhas por um cortador de legumes em tiras para que fiquem no formato de espaguete.

Em uma panela em fogo médio, refogue a cebola picada com o alho sem deixar dourar.

Adicione então os tomates e os temperos, deixe reduzir o excesso de água até formar uma espécie de molho.

Acerte o sabor com o sal. Apague o fogo e reserve.

Adicione o molho, o espaguete de abobrinha e misture.

O seu espaguete está pronto, é só servir em um prato, finalizando com queijo ralado, folhas de manjericão e azeite a gosto.

 

Robalo Grelhado com Cogumelos Salteados

Ingredientes

2 postas altas de robalo, sem pele e espinhas

1 colher de sopa de raspas de casca de limão siciliano

Pimenta e sal a gosto

200 gr de cogumelos portobelo limpos e cortados em pedaços

2 talos de alho poró picados

2 dentes de alho

1 ramo de tomilho fresco

Azeite


Modo de preparo

Inicialmente, tempere as postas de peixe com o azeite, o sal, a pimenta e as raspas de limão siciliano e esfregue bem.

Aqueça uma frigideira e quando estiver bem quente coloque o peixe. Deixe grelhar por 5 minutos de cada lado ou até perceber que está bem cozido, sem deixar passar do ponto, o que deixaria o peixe ressecado.

Aqueça o azeite numa frigideira e frite rapidamente o alho e o ramo de tomilho.

Junte o alho poró e refogue por 3 minutos, então junte os cogumelos e passe na frigideira por 5 minutos.

Ajuste o sal e a pimenta, deixe os cogumelos bem firmes e desligue.

Junte os cogumelos com o peixe e sirva!

 

Uncategorized

Como planejar as refeições para manter uma boa alimentação

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *