Categorias

Aproveite o post

Por que comida italiana é tão apreciada no Brasil?
Curiosidades

Por que comida italiana é tão apreciada no Brasil? 

Não é novidade que a comida italiana faz sucesso com os brasileiros. Aliás, as delícias italianas fazem sucesso em todo o mundo. Isso porque a Itália teve um importante papel na história da gastronomia devido ao comércio de alimentos e uma das consequências disso foi a ampla difusão da sua comida para outros países.

Mas é bem possível que os brasileiros sejam sim os maiores apreciadores da comida italiana. Se você parar para observar, existem inúmeros restaurantes de comida italiana e pizzarias espalhados pelo país. Além disso, a comida brasileira também teve grande influência italiana. Alguns alimentos e pratos típicos, como determinados pães e o saboroso macarrão à bolonhesa, já fazem parte da nossa mesa. Fora as apropriações e adaptações feitas com o famoso jeitinho brasileiro, como o frango com polenta e a popular palha italiana.

Neste texto, vamos conhecer um pouco mais sobre uma das culinárias mais populares no mundo, sua origem, influências e fatores que a tornaram bastante apreciada no Brasil.

 

Origem

Segundo pesquisadores, a comida italiana tem raízes traçadas até o século IV a.C. Ao longo da história, sofreu diversas modificações e influências. Somente no período renascentista, entre os séculos XIV e XVI, se tornou da forma que conhecemos hoje, com deliciosos antepastos, pratos principais e sobremesas.

Um dos principais fatores que influenciou a formação da cozinha italiana foi a sua localização geográfica. Grande parte da Itália é banhada pelo Mar Mediterrâneo, e devido a isso, a comida italiana ganhou traços da culinária mediterrânea, como o uso de azeite de oliva, algumas especiarias, frutas secas, legumes, grãos, cereais e a enorme variedade de peixes e frutos do mar em suas receitas.

Também podemos citar fortes influências das cozinhas francesa, árabe, espanhola e até mesmo chinesa. Um fato curioso é que, ao contrário do que muitos pensam, o macarrão tem origem na China. No entanto, foi com os italianos que a massa ganhou maior fama.

Vale ressaltar que, desde o período do império romano, a região que veio a ser a Itália foi marcada pelo intenso comércio de alimentos vindos de toda a Europa, África e Oriente. Com isso, houve um grande escambo de alimentos e receitas que, durante o período de colonização foram trazidos para o ocidente e se tornaram tradicionais na nossa cozinha.

 

Ingredientes típicos da comida italiana

A comida italiana possui uma grande variedade de ingredientes básicos. Podemos citar o trigo, ingrediente fundamental no preparo de massas, pizzas e pães, o arroz, também presente em muitas receitas, e as carnes, que compreendem uma variedade de peixes, frutos do mar, além das carnes bovina, suína, de cordeiro, frango e pato.

Além desses, são comuns na cozinha italiana o azeite de oliva, azeitona, cebola, tomate, pimentão, abobrinha, berinjela, manteiga, queijos, temperos como orégano, manjericão, erva-doce, salsa, alecrim, sálvia, entre outros, e o vinho.

 

Pratos clássicos

A comida italiana possui uma grande variedade de pratos. São normalmente divididos em antepastos, pratos principais e sobremesas, garantindo refeições completas. Conheça alguns dos clássicos da comida italiana:

Bruschetta

Servida como antepasto, a bruschetta original leva apenas torrada, azeite, alho, pimenta e sal. Mas há muitas variações, entre elas, a popular bruschetta de tomate e manjericão.

Risoto

O risoto faz parte dos pratos principais, mas também pode ser servido como acompanhamento. É um prato típico da região norte da Itália. Sua receita original é o risoto de açafrão, que leva arroz, alho, açafrão e temperos a gosto. Há também variações, como o risoto de camarão, de cogumelos, à carbonara, entre outras.

Lasanha

Um dos pratos principais que mais faz sucesso com os brasileiros, a lasanha tradicional, também conhecida como lasanha à bolonhesa, é feita com camadas alternadas de massa, queijo e molho à bolonhesa.

Gellato

O gellato é uma sobremesa semelhante ao sorvete tradicional. Tem sabores semelhantes ao do sorvete comum, porém possui uma consistência mais densa e leva menos açúcar e gordura em sua receita.

Pizza

E é claro que não podemos deixar de falar das pizza, popular em todo o mundo. Para a surpresa de muitos, a pizza, prato típico italiano, na verdade tem sua origem no Antigo Egito. Foi durante a Idade Média, com as cruzadas, que as receitas com a massa feita à base de farinha e água chegaram à Itália. Ao longo dos anos, foram incrementadas e ganharam o formato redondo que conhecemos hoje. Os sabores de pizza tradicionais italianos são Margherita, Napolitana, Calzone, Formaggio e Pomodoro.

 

Influências italianas na comida brasileira

No período da colonização, o Brasil recebeu imigrantes de diversas nacionalidades. Durante esse processo, foram introduzidos, entre outros elementos culturais, muitos alimentos estrangeiros na culinária do local.

Antes da chegada dos italianos, não era comum o consumo de uma grande variedade de frutas e verduras. A berinjela, por exemplo, bastante presente na comida italiana, ainda não era popular no Brasil. Outros alimentos que também se popularizaram em função de sua chegada foram o fubá, que era utilizado pelos nativos para fazer angu e passou a ser também utilizado em receitas de broas e polenta, e o tomate que passou a ser utilizado também como molho para a cobertura de massas.

Outros alimentos que vieram com os italianos foram os embutidos, como a mortadela, o salame e a linguiça. Também podemos citar o vinho, que já existia no Brasil, mas passou a acompanhar às refeições; os pães que deram origem às primeiras padarias; e o macarrão que se popularizou na comida brasileira.

 

Adaptações brasileiras

Frango com polenta

O frango com polenta, popular no sul do Brasil é, na verdade, uma adaptação brasileira. Embora haja no Norte e Nordeste da Itália pratos com polenta e aves de caça, não existem versões com frango frito.

Palha italiana

Embora o nome faça referência à Itália, a palha italiana é um doce brasileiro. A receita que leva brigadeiro e biscoito pode ter sido inspirada no salaminho de chocolate italiano, também feito com chocolate, bolachas e recheado com frutas secas, amêndoas e nozes.

Recheios diferentes de pizzas

A pizza, prato tradicional italiano, também sofreu algumas adaptações no Brasil, como a criação das pizzas com recheio de frango com catupiry, estrogonofe e barreado.

Capuccino com chocolate e canela

O capuccino, bebida tradicional italiana, também ganhou versões incrementadas com chocolate e canela.

O fato é que os italianos trouxeram para o Brasil um enorme valor cultural, principalmente na gastronomia. E, por isso, a comida italiana nos é tão familiar e difícil de resistir. Seja preparada da forma tradicional ou adaptada ao gostinho brasileiro, a comida italiana tem um cantinho especial reservado no coração e na barriga dos brasileiros.

Quer saber mais sobre a história da culinária italiana? Nesse post falamos sobre um documentário que explora as modificações dessa culinária em países migrantes.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *