Categorias

Blog Post

Restaurante Italiano em São Paulo: Conheça mais de 15 opções
Meu Guia

Restaurante Italiano em São Paulo: Conheça mais de 15 opções 

Há quem diga que São Paulo é a Itália brasileira! Se você pretende apreciar uma bela refeição em um restaurante italiano em São Paulo confira nosso guia!

Entre 1880 e 1930 foram aproximadamente 25 milhões de oriundi (nome dado aos imigrantes italianos) a ganhar os mares em busca de um recomeço. Muitos dos 1,5 milhões que aqui desembarcaram foram para o Sul do país e outros tantos ficaram por São Paulo. Assim, criaram a maior colônia de descendentes fora da Itália! Com eles vieram receitas, técnicas e aromas que fazem parte do imaginário coletivo paulistano.

Desse modo, os italianos contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento da gastronomia de São Paulo, não somente na capital como no interior. Atualmente centenas de restaurantes, osterias e cantinas se espalham pela cidade. Boa parte da economia da cidade está ligada a este setor.

Assim, qualquer paulistano é capaz de afirmar que as melhores receitas italianas são possíveis se comer na cidade de São Paulo, e essa modéstia toda não é exagerada, a culinária italiana domina a gastronomia paulistana e com tantas opções, sempre dão show de sabor e criatividade!

Entre tantas alternativas, é quase impossível escolher quais são os melhores restaurantes italianos de São Paulo, no entanto fizemos uma lista com excelentes opções, cada um com suas características únicas e que vale muito a pena conhecer e se deliciar!

Então, não deixe de nos contar qual é o seu preferido, gostaríamos muito de saber!

Restaurante Italiano em São Paulo

Dió Arte In Cucina

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Dió Arte In Cucina, clique aqui e saiba mais!

O Dió – Arte in Cucina é um restaurante italiano em São Paulo especializado em massas e embutidos artesanais, antepastos e outras delícias, especialmente do Norte da Itália e da cidade do chef da casa Marco Barbieri, natural de Bolonha. Assim, a comida servida no local é muito boa.

O cardápio é listado com pratos clássicos dessa deliciosa culinária! Mas também são utilizados ingredientes frescos e muito carinho na preparação de cada prato. O restaurante traz seu conceito em seu nome, Dió – do dialeto sardo – significa “Deus”, divino, transcendental. Comida simples que alimenta o corpo, mas que se comunica mais profundamente com o coração.

Rua Borges Lagoa, 189 – Vila Mariana – São Paulo – SP

 

Supra Di Mauro Maia

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Supra Di Mauro Maia, clique aqui e saiba mais!

O Supra é um excelente restaurante italiano em São Paulo, que conta com um ambiente mais descontraído e uma varanda fresquinha, ótima para curtir nos dias mais quentes!

O cardápio é bem variado. Há muitas opções de massas frescas, carnes muito bem preparadas e peixes. O Chef responsável pela elaboração dos pratos é Rodrigo Bizzo. Assim, numa cozinha aberta, o jovem profissional prepara o carré de cordeiro desossado ao creme de brócolis na companhia de abobrinha recheada com um mix de ricota, espinafre e pistache.

As massas são outro ponto alto. Pois entre elas, o quarteto de agnellotti dal plin no brodo vem com variações de molho. Um deles com vinho Barbera d’Asti, outro na manteiga, sálvia e queijo grana padano, o terceiro, um rôti de vitelo e, por último, pasta de trufa branca de sabor intenso. Um caprichado sorbet de maracujá valoriza a terrine de dois chocolates.

Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 681 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

 

Così

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Così, clique aqui e saiba mais!

O restaurante Così oferece uma excelente culinária com pratos da cozinha italiana moderna. O espaço é comandado pela dupla Leonardo Recalde e pelo criativo Chef Renato Carioni.

O ambiente é aconchegante, decorado com muito bom gosto! Assim, a casa oferece como diferencial a “Mesa do Chef”, o espaço foi criado exclusivamente para aqueles que optarem pelo menu degustação, no jantar, composto por seis pratos.

Assim, neste restaurante italiano em São Paulo, o cliente pode ver, de perto, o preparo de seu prato e interagir com o Chef Renato Carioni. Porém, para apreciar este menu exclusivo, o cliente deve fazer uma reserva prévia.

Por fim, no criativo cardápio destacamos o colorido e naturalmente adocicado pela adição de beterraba, risoto di barbabietola vem coberto por polpettas de pato em tamanho míni. Do mar, o capellini alle vôngole, servido na conchinha, ganha ainda uma farofa de pão com ervas finas. Para terminar, torta de limão-siciliano com sorvete de morango.

Rua Barão de Tatuí, 302, Santa Cecília – São Paulo – SP

 

Evvai

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Evvai, clique aqui e saiba mais!

Moderno, criativo e com raízes italianas: os mesmos atributos que descrevem o Evvai aplicam-se ao seu Chef, Luiz Filipe Souza.

Em seu restaurante de alta cozinha autoral, o jovem e premiado talento explora suas origens, o intercâmbio cultural nascido a partir das imigrações da Itália para o Brasil e a cozinha dele resultante, praticando o que costuma chama de cozinha Oriundi.

Assim, no cardápio, sempre versátil, são fascinantes pratos como o malloreddus, nhoquete sardo de açafrão ao molho de tomate com infusão de erva-doce, queijo pecorino e guanciale, e o peito de pato com purê de beterraba orgânica, framboesa e rúcula.

Em resumo, o tiramisu, em nova roupagem, parece uma colônia de cogumelos com biscoito molhado no café mais sorbet e gelatina também de café. No almoço, a casa oferece deliciosos pratos para dois feitos de maneira mais comportada, como a bisteca fiorentina gigantesca e a porchetta.

Rua Joaquim Antunes, 108, Jardim Paulistano, São Paulo – SP

 

Cucina Pizza Pasta Birra Vino

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Cucina Pizza Pasta Birra Vino, clique aqui e saiba mais!

Com ambiente aconchegante, leve, moderno e um cardápio de dar água na boca, o Cucina Pizza Pasta Birra Vino é um restaurante Italiano em São Paulo para quem aprecia a culinária italiana.

A comida no local é servida sempre com ingredientes frescos, a música é animada, e o atendimento, personalizado! Então, ir ao Cucina é ter a sensação de estar no conforto da sua casa!

Para começar, indicamos a Polenta com Ragú de Costela, muito saborosa! Como destaque do prato principal fica Pizza Caprese que pode ser pedida individualmente ou para dividir. E para fechar a conta Pizza de Nutella.

Rua Deputado João Sussumu Hirata,455 – Panamby, São Paulo – SP

 

Pecorino

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Pecorino, clique aqui e saiba mais!

O consagrado e tradicional restaurante Pecorino chama a atenção pelos detalhes da autêntica cozinha italiana e qualidade das matérias-primas, respeitando a sua natureza sazonal e privilegiando sempre os melhores produtos do mercado, aliados ao bom serviço, são os principais componentes da rede de 23 estabelecimentos pelo Brasil.

Assim, a cozinha do Pecorino utiliza sempre os melhores ingredientes, em boa parte importados da Itália, privilegiando as preparações leves, sem excesso de gorduras e com muitos produtos orgânicos e frescos. O restaurante Italiano em São Paulo é charmoso e aconchegante e te levará à uma viagem à Itália.

O selecionado cardápio conta com variados tipos de saladas e pratos quentes, aos quais se chega depois de uma seção de antepastos, frios, queijos e porções bem típicas. A variedade de pratos principais é coisa de outro mundo, na verdade é coisa de italiano mesmo.

 

Via Emilia Piadineria

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Via Emilia Piadineria, clique aqui e saiba mais!

Localizada em um verdadeiro polo gastronômico de São Paulo, Via Emilia Piadineira foi aberta em 2014 e já recebeu alguns prêmios de melhor lanche da cidade.  O carro chefe da casa são as piadinas salgadas e doces, é um lanche típico da região da Emilia Romagna, na Itália. Trata-se de um tipo de pão, servido em um formato que lembra uma panqueca, que leva os mais diversos recheios doces e salgados.

O restaurante Italiano em São Paulo oferece também outros pratos da culinária italiana no almoço e no jantar. Portanto, o cardápio tem muitas opções incluindo entradas, saladas, massas, risotos e filé à parmigiana. Além disso, servem deliciosas sobremesas.

O restaurante conta com 3 ambientes: o terraço ao ar livre logo na entrada, o salão principal e um espaço intimista nos fundos. O atendimento é muito cortês e o serviço bastante eficiente.

Rua dos Pinheiros, 537 – Pinheiros – São Paulo – SP

 

Zena Caffè

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Zena Caffè, clique aqui e saiba mais!

O Zena Caffè foi inaugurado em janeiro de 2009, nos Jardins, e leva o charme de uma vila típica italiana, oferendo gastronomia de qualidade em um ambiente descontraído.

A casa que leva o nome de Zena (que no dialeto lígure significa Gênova) serve pratos italianos inspirados na região norte da Itália, mais especificamente na Ligúria.

O destaque do cardápio são os deliciosos inhoques, a casa conta com opções de sabores para todos os gostos, Gnocchi di ricotta e spinaci, Gnocchi al pesto genovese, Gnocchi alla bolognese, Gnocchi con ragù di ossobuco, Gnocchi tostati di zucca, Gnocchi gratinati com funghi e formaggi.

Então, vale a pena experimentar e aproveitar a tradição italiana, comer com uma nota embaixo do prato e mentalizar um pedido especial!

Rua Peixoto Gomide, 1901 Jardins, São Paulo – SP

 

Etto Cucina E Salumi

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Etto Cucina E Salumi, clique aqui e saiba mais!

O Etto Cucina e Salume tem um ambiente charmoso e decoração de bom gosto: tem a cozinha aberta, azulejos, metal e tijolos aparentes, madeira de demolição, lustres e peças retrôs.

A cozinha é comandada pelo chef Allan Trigo. O Etto, foi vencedor do prêmio Comer e Beber da revista Veja Sao Paulo de 2018/ 2019 na categoria Melhor Trattoria, e pertence ao empresário Paulo Pomelli.

O cardápio é elaborado e com preço acessível tem como destaque as massas e as iguarias típicas da charcutaria italiana. Os destaques vão para o crudo de peixe com lardo de Colonnata, salumeria, ovos no purgatório, assados de vitela, ragu de polvo, entre outros.

A carta de vinhos é focada na Itália, e a casa também oferece drinkes clássicos com produtos diferenciados e mixologia.

Bela Cintra, 1783 – Consolação, São Paulo – SP

 

Osteria Del Pettirosso

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Osteria Del Pettirosso, clique aqui e saiba mais!

Inaugurado em 2007 pelo Chef italiano Marco Renzetti e sua mulher Erika, a Osterial del Pettirosso tem como foco a culinária de Roma, cidade onde o chef nasceu e viveu por muitos anos. A casa apresenta elementos da cultura romana em todos os detalhes, desde as autênticas receitas à decoração do salão.

Localizado nos Jardins, o ambiente é intimista e aconchegante. Seu talento levou o restaurante a ganhar o prêmio de melhor cantina da cidade pela revista Veja SP por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015). Marco pratica uma culinária italiana de estilo mediterrâneo sem acentos ou adaptações, priorizando ingredientes da estação e respeitando suas sazonalidades e características.

O cardápio reúne opções de massas, carnes, peixes e frutos do mar, privilegiando o máximo frescor. Para acompanhar, uma selecionada carta de vinhos.

Alameda Lorena, 2155 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

 

Quattrino

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Quattrino, clique aqui e saiba mais!

O restaurante Italiano em São Paulo possui decoração super clean, com quadros nas paredes e mesinhas do lado de fora. É bem espaçoso para ir com um grupo grande de amigos ou família.

O restaurante tem dois cardápios principais: um que é o executivo perfeito para almoços durante a semana e o outro é o típico menu a La carté. A proposta do restaurante é levar à mesa uma alimentação saudável.

Por isso o menu foi preparado artesanalmente com ingredientes selecionados e possui várias opções, desde massas, carnes, peixes e saladas. Perfeito para todos os gostos e feito com ingredientes saudáveis.

Rua Oscar Freire, 506 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

 

Tartuferia San Paolo Lorena

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Tartuferia San Paolo Lorena, clique aqui e saiba mais!

Primeiramente, original e moderníssima, a Tartuferia San Paolo (Oscar Freire) é o novo endereço de luxo para todos os amantes da culinária italiana, dedicado a uma de suas especialidades mais apreciadas em todo o mundo: as trufas.

Com um ambiente elegante e despretensioso e um serviço que tem tanto de atencioso quanto de eficiente, esse espaço é dividido entre loja de produtos típicos da Itália e um restaurante, onde receitas tradicionais do país com um toque da cozinha brasileira podem ser degustadas sem pressa na companhia dos amigos ou da família.

Além disso, do cardápio fazem parte iguarias como o brie empanado com mel trufado, a polenta com trufas negra e branca, o filé com purê de batatas e manteiga trufada e o spaguetti com ovo caipira e trufa branca ralada, que agradam pequenos e grandes pela conjugação de sabores suaves e delicados.

Mas na carta de sobremesas, o destaque vai para o brigadeiro preto com trufas brancas, que é a pedida obrigatória para encerrar a refeição com chave de ouro.

Dê margens à sua curiosidade e não deixe de visitar a Tartuferia San Paolo para conferir todas as receitas deliciosas e inovadoras com as trufas italianas: esta é uma experiência gastronômica verdadeiramente imperdível!

Rua Oscar Freire, 155 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Alameda Lorena, 1906 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

 

Terra Madre Osteria – Restaurante Italiano em São Paulo

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor! Terra Madre Osteria, clique aqui e saiba mais!

O Terra Madre Osteria é a primeira filial em São Paulo do prestigiado restaurante curitibano Terra Madre Ristorante. Comandado pelo Chef Raphael Zanette, sendo uma referência gastronômica da capital paranaense e com inúmeros prêmios ao longo da sua história, presenteia a cidade com sua genialidade na gastronomia italiana.

Em resumo, o menu foi minuciosamente elaborado para harmonizar com os melhores vinhos. Nele você vai encontrar várias e deliciosas opções!

O destaque do restaurante é a carta de vinhos, pois o restaurante é parceiro do Grand Cru, a melhor importadora de vinhos do Brasil e oferece 1.900 rótulos, sendo vários premiados. Escolha entre as opções disponíveis em taça ou direto nas prateleiras da loja Grand Cru (anexa ao Terra Madre).

Rua Professor Tamandaré Toledo, 51 | Itaim Bibi | São Paulo

 

Timo Cucina – Restaurante Italiano em São Paulo

Na compra de um prato principal, ganhe outro de igual ou menor valor. Timo Cucina, clique aqui e saiba mais!

Com proposta de oferecer aos clientes uma gastronomia italiana casual com forno à lenha para qualquer hora do dia e qualquer ocasião, trazem um conceito de bar e restaurante, com ótimo custo-benefício e um cardápio com opções leves e clássicas.

Além de pizzas exclusivas que podem ser consumidas como entrada ou pratos principais, garantindo a sensação de um breve passeio gastronômico pela Itália.

Assim, tudo isso, em um ambiente jovem, descolado, aconchegante tanto em seu interior, quanto em sua área externa que garante uma vista privilegiada.

Jardim Pamplona Shopping Rooftop – 4 andar – Rua Pamplona, 1704 Jardins – São Paulo

São Paulo Corporate Towers – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1909 Vila Olímpia – São Paulo

 

La Nonna di Lucca – Restaurante Italiano em São Paulo

Ainda para espantar o friozinho e aquecer os corações apaixonados, a cozinha italiana e uma boa pedida! O La Nonna di Lucca é um restaurante Italiano em São Paulo, romântico e aconchegante, à luz de velas e com música ambiente ao vivo, ideal para um jantarzinho à dois.

Além disso, na casa são oferecidas várias opções de pratos deliciosos e caprichados! A sensação do momento, inclusive nas redes sociais, é o Parmegiana al Formaggio, sendo atualmente o prato mais pedido da casa.

Outra opção famosa da casa é o Spaguetti al Formaggio, flambado com conhaque dentro de uma peça de queijo parmesão, carro chefe da casa por muitos anos!

Rua Gaivota, 689 – Moema, São Paulo – SP

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *