Categorias

Aproveite o post

5 restaurantes italianos no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, Meu Guia

5 restaurantes italianos no Rio de Janeiro 

O Rio, ah… ele continua lindo, pois são tantas belezas, tantas experiências! Seja para os turistas ou para os moradores, opções de entretenimento é que não faltam por aqui, e se você estiver a fim de comer aquela massa italiana de qualidade, vamos listar para você cinco restaurantes italianos no Rio de Janeiro, confira!

 

Gabbiano

Com certificado de qualidade Ospitalità Italiana, concedido pelo órgão do governo italiano a seletos restaurantes ao redor do mundo que preenchem os seus rigorosos requisitos, é o que torna o Gabbiano um legítimo representante da culinária italiana fora da Itália.

Ademais, com uma carta de vinhos marcante, que inclusive, já foi eleita a melhor da cidade pelo júri popular do Prêmio RioShow de Gastronomia em 2012, agrada aos mais exigente paladares.

A casa possui uma decoração intimista, requintada e aconchegante, com o projeto assinado pela arquiteta Bel Castro e iluminação por Constance Sandall. E não para por aí, casão Gabbiano ainda possuí obras dos consagrados artistas plásticos, Antonio Bokel e Peu Mello.

No cardápio, diversas e requintadas opções para harmonizar com a ótima carta de vinhos da casa, entradas, massas e sobremesas de dar água na boca são servidas. Destacamos o Insalata di Misticanza e Caprese Classica, composto por folhas mistas orgânicas, tomate, mussarela de búfala e manjericão.

Para os usuários do Duo Gourmet – aplicativo com uma assinatura – , onde você encontra uma seleta variedade de restaurantes de excelente qualidade, que ofertam pratos de cortesias. Após a compra de um primeiro prato, aqui no Gabbiano, você ganhará o outro de igual ou menor valor!

E como toda tradicional casa italiana, possui pizzas mais saborosas que não poderiam faltar. Experimente a Bianca al Parmiggiano, um pizza branca crocante com parmesão ou sal grosso e alecrim. Para finalizar, uma sobremesa a altura, pêra cozida no vinho tinto com sorvete de creme e farofa de amendoim.

Av. das Américas, 3255, lj: 142 , Shopping Barra Garden – (21) 3153-5529

 

D’Amici

Fundada há quase 20 anos por Antônio Salustiano, Cândido Alves e Valmir Pereira, trio de matreires com longa estrada em endereços importantes da cidade, a casa é uma referência quando o assunto é cozinha italiana, principalmente os pescados.

A casa já possuí novos donos, mas continua com a qualidade de sempre. Possui uma arquitetura muita charmosa e bem característica, com peixes e frutos do mar sempre frescos. Experimente o pesce marinato, composto por fatias de pargo temperadas com azeite, limão e pimenta dedo-de-moça.

Massa que figura e se destacam no cardápio da casa é o clássico espaguete ao vôngole, uma massa longa que pode vir envolvida em molho de frutos do mar, feito com tomate, polvo, lula e camarão.

Um clássico de frutos do mar é o  polvo à napolitana, com molho de tomate, alcaparra e azeitona preta. E para fechar a conta, tem até opções diet, como o Strudel” di Mela, massa folhada, maçã, passas e canela com sorvete de creme diet.

Rua Antônio Vieira, 18 – Leme – Leme – (21) 25431303

 

Anna

Anna, é o nome da matriarca da família Aleixo, o estabelecimento tradicional, funciona em um lindo casarão do Jardim de Alah. Na decoração, peças autênticas de antiquários, que remetem a linda Itália.

No cardápio, um delicioso Carpaccio de namorado com salada de cevadinha, ou uma salada de figos secos com presunto de Parma e nozes carameladas.

Destacamos também o espaguete artesanal com camarões grelhados e molho pesto de manjericão. Para fechar a conta com chave de ouro, que tal uma tortinha folhada de maçã com passas e canela?

E para quem gosta de comida fresca e autentica, a massa folhada, o sorvete da sobremesa, algumas pastas, pães e biscoitos, por exemplo, são de fabricação própria da casa.

Avenida Epitácio Pessoa, 214 – Ipanema – (21) 25298810 – (21) 25297866

 

Artigiano

Também um restaurante da família Aleixo, o Artigiano é uma casa tradicional da cozinha italiana,  especializada em receitas artesanais de uma região específica da Itália, a Emilia-Romagna. O restaurante é recomendado pela Accademia Gastronômica Italiana, sediada em Bologna.

Um destaque do cardápio são as flores de abobrinha fritas, recheadas de mussarela fresca e anchovas. Já as massas são frescas e de fabricação própria, como o ravióli de bacalhau com azeitonas pretas ao molho de tomate e manjericão, delicioso! Imperdível também é o tagliolini, que acompanha filés com mussarela de búfala, tomate e manjericão.

Para quem gosta de pizzas aqui também é uma ótima opção, mesmo com um cardápio mais enxuto, elas são preparadas no forno e muito saborosas. Para quem não sai sem uma sobremesa, a casa possui uma torta tenerina de chocolate com calda, feita sem farinha.

Diante de tudo é importante salientar que nenhuma casa do grupo, tanto a Anna como aqui no Artigiano só são aceitos pagamentos com dinheiro ou cheques.

Avenida Epitácio Pessoa, 204 – Ipanema – (21) 25126107 – (21) 25123099

 

Farinha Pura

Nos anos de 1985 nascia o Farinha Pura, inicialmente como uma pequena padaria na Cobal do Humaitá mas que com sua identidade tipicamente italiana, foi ganhando a confiança dos clientes; A produção de pães artesanais e sem ingredientes químicos foi um ponto essencial para esse crescimento. E assim a casa continua firma na fabricação própria de pães, doces, biscoitos e salgados.

Logo a pequena padaria se tornou o Empório Gastronômico Farinha Pura, que já comercializa mais de 10.000 itens em gôndolas, selecionados para atender às tendências de consumo dos nossos clientes. A casa é bem diferenciada e não somente como um restaurante, mas também como um mercado e delicatessen.

Mas para quem quer degustar os maravilhosos produtos ali, na hora, conheça o Farinha Pura Experiência, é um ambiente acolhedor, mas muito moderno onde você seleciona os produtos que quer consumir e também definem suas preferências, no cardápio figuram, saladas da casa, pizzas, carnes, sopas e doces.

Além disso, servem também uma café da manhã delicioso, chá da tarde e pratos executivos, massas e tábuas de frios. Vale a pena conferir, o local possui um ótimo atendimento. Se você se interessou nas pizzas, saiba que sendo usuário do aplicativo Duo Gourmet, comprando uma pizza, você ganha outra de igual ou menor valor!

Rua Voluntários da Pátria, 466 – Humaitá – (21) 3239-8000

Bom, depois de apreciar esses restaurantes italianos no Rio de Janeiro, você sabe nos dizer porque a comida italiana é tão apreciada no Brasil? Se não, saiba o porque agora, clicando aqui! 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *