A cidade de Belo Horizonte abriga muitos restaurantes que focam no sushi como é servido no Japão: shari (arroz) e uma fatia de peixe em cima, o famoso nigiri ou sushi para nós. Nestas casas o foco é a qualidade e autenticidade da culinária nipônica.

Algumas casas trazem também um toque contemporâneo em suas receitas. São muitos os restaurantes que trouxeram inovação à tradicional culinária japonesa e caíram no gosto dos mineiros. Confira aqui essa lista de restaurantes japoneses selecionados para você conhecer em BH!

 

Kanpai

Situado no bairro Sion, o restaurante japonês Kanpai brinda sobretudo ao despojamento. A casa, aliás, segue outra regra do Japão: a inovação. E ela começa logo no cardápio, que não é impresso. Os clientes fazem pedidos por meio do tablet, que conta com um software interativo.

O consumo é registrado em comandas que seguem o padrão High Tech. São cartões individuais identificados com um código QR Code que chegam diretamente ao sushibar. Que por sinal é comandado pelo experiente Chef Adair Silva, premiado por vários anos consecutivos como melhor sushiman da cidade.

A casa aposta em uma carta de drinks construída com exclusividade pelos mixologistas Rafael Assunção, João Natas e Bruno Luiz, que usaram do próprio jardim para criar os mais diversos drinks exóticos. Plantam Lichia, limão siciliano, maracujá, acerola, jabuticaba e algumas hortaliças.

Rua Pium-í, 1122 – (31) 3656-4621

Segunda e terça, das 18h às 22h30, quarta e quinta, das 18h às 23h, sexta das 18h às 0h, sábado das 12h às 16h e das 18h às oh, domingo das 18h às 22h30. 

 

Sakaná

Comida, música e bem-estar. O espaço Sakaná foi projetado assim: minimalista e urbano, com comida de qualidade e boa música. Tudo para proporcionar momentos de prazer e alimentar seus sentimentos.

O Sakaná garante a qualidade e procedência dos produtos utilizados em suas receitas. Todos os peixes são pescados, identificados e transportados de forma regulamentada, atendendo às condições ideais para que desembarquem com o máximo frescor.

O Sakaná Sushi Bar oferece um menu com 14 tipos de temakis, rolos de alga com recheio de peixe e frutos do mar, camarão, salmão, polvo, kani e atum. No quesito bebidas, as caipisakês são carro chefe da casa.

Avenida do Contorno, 7000 – Lourdes – (31) 2515-0007

Domingo à quarta, das 19h às 0h30, quinta à sábado das 19h às 1h30. 

 

Kei Cozinha Japonesa

Especializado em comida japonesa, o restaurante Kei oferece pratos tradicionais da culinária oriental em um ambiente que se divide em quatro espaços: varanda, salão principal, área da robata (grelhados) e o 2° piso. A decoração é um misto de tendências contemporâneas e tradicionais.

O estabelecimento tem em seu cardápio uma boa variedades de sushis, sashimis, temakis, uramakis, makimonos, além de variedade em peixes grelhados, cogumelos, frutos do mar, filés, frangos estão em yakissobas, teppan-yakki, tempurás e fry milanesas.

Inaugurado em 2008, o Kei se destaca não só pela comida, mas também por uma adega com mais de 100 rótulos de vinhos e espumantes e outra de aproximadamente 17 rótulos de Sakês japoneses.

Rua Bárbara Heliodora, 54 – Lourdes – (31) 2555-9090

 Segunda à quarta, das 18h às 0h, quinta e sexta, das 18h às 1h, sábado das 13h às 1h, domingo das 12h30 à 0h. 

Sushi Naka

O Sushi Naka é comandado por três irmãos da família Nakao e funciona durante o almoço e jantar. O restaurante é famoso por seguir a tradição japonesa à risca. Um restaurante simples com decoração singela e fiel à simplicidade japonesa, o local quase passa despercebido na rua.

Por dentro, o espaço lembra os restaurantes tradicionais japoneses com muita madeira, mesas pequenas e enfeites típicos. Fundado há 22 anos pelo japonês Osami Nakao, o lugar hoje é comandado por seus filhos. Na cozinha, destaque para o cuidado com as matérias primas.

Um exemplo é a opção de não instalar ar-condicionados no salão. O motivo: de acordo com os proprietários, o aparelho resseca os peixes. A especialidade da casa, sem dúvida é o peixe fresquíssimo e bem cortado, vale muito a pena ir até lá e conferir!

A preparação dos peixes pode ser vista através de uma vitrine. Para abrir o apetite, uma sugestão da casa é a porção de pasteizinhos recheados de carne.

Dos combinados, o Naka-mini reúne 21 peças, entre sashimis, bolinhos de arroz, camarão com enrolado de acelga, entre outros. Esqueça o japonês fusion.  No Sushi Naka o que se encontra são pratos típicos frios e quentes, de combinados de sushi a sopas maravilhosas. É possível também pedir no balcão e levar para casa.

Rua Gonçalves Dias, 92 – Funcionários – (31) 3287-2714

Terça à sexta, das 11h às 14h e das 18h às 0h, domingo das 11h às 15h30 e das 18h às 23h.

 

Kinoko

Restaurantes japoneses em estilo Kaiten são comuns em cidades como Tóquio, Nova Iorque e Sidney. Kinoko é o primeiro restaurante de comida japonesa, neste estilo, em Minas Gerais.

Inspirados no conceito “gastronomia em movimento”, seu diferencial é a exposição de pratos variados da culinária japonesa em uma grande esteira rolante, onde os clientes se servem. Sua esteira distribui o melhor da gastronomia japonesa, em porções servidas em pratinhos coloridos.

Uma experiência diferente e muito saborosa. Afinal de contas, no Kinoko, a matéria-prima é escolhida cuidadosamente para a produção dos pratos tradicionais da culinária japonesa e outros tantos criados exclusivamente para o restaurante.

O restaurante também possui um espaço business onde você pode realizar eventos, promover ações com clientes, comemorar aniversários e outras comemorações. Aberto desde 2012, o restaurante funciona para almoço e jantar.

Rua José Rodrigues Pereira, 1274 – Buritis – (31) 2535-2550

Segunda à quarta, das 18h às 0h, sexta e sábado das 12h às 15h e das 18h às 0h. 

Udon 

Em um espaço ricamente decorado com elementos da cultura japonesa, o Udon se tornou referência na culinária oriental em Belo Horizonte e leva o selo de melhor da cidade por diversas publicações especializadas.

Não deixe de provar o Foie gras brulê (sushi de foie gras e brunoise de manga com molho teriyaki), ou o Tempura Udon especial de camarão com coco ao molho de caipirinha e o Salmão Agridoce (com shiitake nirá ao molho de laranja).

Nele o público encontra combinações originais e surpreendentes sem perder o sabor tradicional da culinária nipônica. Além de uma ótima carta de saquês.

Unidade Lourdes – Rua Gonçalves Dias, 1965

Unidade Belvedere: Estrada p/ Nova Lima, 403 

Segunda à domingo, das 18h às 0h, sábado e domingo, das 12h às 16h.

Mayu

Sushis, sashimis e temakis ganham novos ares nos especiais Mayu. As robatas, grelhadas ao estilo japonês, também são destaque do cardápio, com misturas criativas e modos de preparo pouco ortodoxos, o restaurante Mayu prova que é possível inovar a cozinha japonesa.

As grelhas de cerâmica são genuínas peças japonesas, o que garante o sabor e aroma dos pratos. A carta de saquês também é variada, com mais de 20 tipos diferentes da bebida.

Para dar conta de provar o extenso cardápio, a sugestão é pedir pelo “Menu Degustação”, que permite provar vários pratos a um preço único por pessoa.

Rua Rubim, 107 Sion – Belo Horizonte/MG – (31) 32256-644

Terça à sexta, das 18h às 0h30, sábado das 12h às 0h30, domingo das 12h às 22h30.

 

Shitake

Restaurante pioneiro na gastronomia japonesa na Região Sul de Belo Horizonte, situado na melhor localização do bairro Lourdes. Desde a seleção cuidadosa de seus fornecedores, passando por um ambiente agradável, o Shitake faz questão de oferecer sempre o máximo sabor aos clientes.

Para o almoço, jantar ou Happy Hour é oferecido ao cliente o buffet self service e pratos à la carte, nutritivos, saudáveis e muito saborosos, para transformar qualquer momento em uma experiência especial. Tudo isso o Shitake leva até você também pelo delivery.

Afinal, o lema da casa é que comer bem todos os dias não é um privilégio. É apenas questão de escolha.

Av. Olegário Maciel, 1772 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – (31) 3335-4633

Taika

A imponência da culinária ocidental em uma delicada releitura. No Taika, os sabores e aromas nipônicos se unem em um menu inesquecível.

Da cozinha saem combinações harmônicas em um cardápio que passeia por todo o território asiático, trazendo desde variações do tradicional sashimi, tartares, cerviches e carpaccios até pratos quentes e sabores marcantes como polvo, enguia e ovas de ouriço, preparados primorosamente pelas mãos do Chef Pedro Noda.

No ambiente com tamanho ideal para uma experiência intimista e aconchegante, a modernidade do teto vazado vai de encontro ao toque oriental do tapete e cortina. As mesas e sofás escuros dão o tom elegante e até mesmo romântico para transformar a sua noite em um momento singular.

Aos que preferem o clima descontraído, também é possível se acomodar no balcão do Chef e ainda experimentar um menu degustação feito especialmente pra você. E para brindar, o Taika oferece sua extensa cartela de vinhos, sakês e drinks que traduzem a deliciosa arte da mixologia.

Praça Juvenal de Melo Senra, 383 – (Lagoa Seca) – Belvedere – (31) 2127-1818

Terça à quinta, das 18h às 0h, sexta e sábado, das 18h às 1h, domingo das 12h às 0h.