Categorias

Aproveite o post

Conheça os melhores restaurantes italianos em São Paulo
Meu Guia, São Paulo

Conheça os melhores restaurantes italianos em São Paulo 

Procurando restaurantes italianos em São Paulo? Há quem diga que São Paulo é a Itália brasileira!

Entre 1880 e 1930 foram aproximadamente 25 milhões de oriundi (nome dado aos imigrantes italianos) a ganhar os mares em busca de um recomeço. Muitos dos 1,5 milhões que aqui desembarcaram foram para o Sul do país e outros tantos ficaram por São Paulo. O Brasil tem a maior colônia de descendentes italianos fora da Itália!

Com eles vieram receitas, técnicas e aromas que fazem parte do imaginário coletivo paulistano. Os italianos contribuíram bastante para o desenvolvimento da gastronomia de São Paulo, não somente na capital como no interior. Atualmente centenas de restaurantes, osterias e cantinas se espalham pela cidade. Boa parte da economia da cidade está ligada a este setor.

Qualquer paulistano é capaz de afirmar que as melhores receitas italianas são possíveis se comer na cidade de São Paulo, e essa modéstia toda não é exagerada, a culinária italiana domina a gastronomia paulistana e com tantas opções, sempre dão show de sabor e criatividade!

Entre tantas alternativas, é quase impossível escolher quais são os melhores restaurantes italianos de São Paulo. No entanto, fizemos uma lista com 8 excelentes opções, cada um com suas características únicas e que vale muito a pena conhecer e se deliciar!

Aproveite para baixar o aplicativo do Duo Gourmet! A assinatura é válida para os melhores restaurantes do Brasil. Cliente Duo Gourmet pede um prato principal e seu acompanhante ganha outro!

Não deixe de nos contar qual é o seu preferido, vamos adorar saber e trocar experiências!

 

1 – Dió Arte in Cucina

O Diò – Arte in cucina é um bistrô italiano especializado em massas e embutidos artesanais, antepastos e outras delícias, especialmente do Norte da Itália e da cidade do chef da casa Marco Barbieri, natural de Bolonha.

A comida servida no local é encantadora, o cardápio é listado com pratos clássicos da culinária italiana, com ingredientes frescos e muito carinho na preparação de cada prato.

O restaurante traz seu conceito em seu nome, Diò – do dialeto sardo – significa “Deus”, divino, transcendental. Comida simples que alimenta o corpo, mas que se comunica mais profundamente com o coração.

Rua Borges Lagoa, 189 – Vila Mariana – São Paulo – SP

 

2 – SUPRA DI MAURO MAIA

 O Supra é um excelente restaurante italiano, que conta com um ambiente descontraído e uma varanda fresquinha, ótima para curtir nos dias mais quentes! O cardápio é bem variado: há muitas opções de massas frescas, carnes muito bem preparadas e peixes.

O chef responsável pela elaboração dos pratos é Rodrigo Bizzo. Numa cozinha aberta, o jovem profissional prepara o carré de cordeiro desossado ao creme de brócolis na companhia de abobrinha recheada com um mix de ricota, espinafre e pistache.

As massas são outro ponto alto da casa. Entre elas, o quarteto de agnellotti dal plin no brodo vem com variações de molho, um deles com vinho Barbera d’Asti, outro na manteiga, sálvia e queijo grana padano, o terceiro, um rôti de vitelo e, por último, pasta de trufa branca de sabor intenso.

Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 681 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

 

3 – COSÌ

O restaurante Così oferece uma excelente culinária com pratos italianos modernos. O espaço é comandado pela dupla Leonardo Recalde e pelo criativo chef Renato Carioni.

Sobretudo com um ambiente aconchegante, decorado com muito bom gosto! A casa oferece como diferencial a “Mesa do Chef”, desse modo, o espaço foi criado exclusivamente para aqueles que optarem pelo menu degustação, no jantar, composto por seis pratos. Neste espaço, o cliente pode ver, de perto, o preparo de seu prato e interagir com o chef Renato Carioni. Porém, para apreciar este menu exclusivo, o cliente deve fazer uma reserva prévia.

No criativo cardápio destacamos o colorido e naturalmente adocicado pela adição de beterraba: o risoto di barbabietola, coberto por polpettas de pato em tamanho míni. Do mar, o capellini alle vôngole, servido na conchinha, ganha ainda uma farofa de pão com ervas finas. Para terminar, sugerimos a torta de limão-siciliano com sorvete de morango.

Rua Barão de Tatuí, 302, Santa Cecília – São Paulo – SP

 

4 – EVVAI

Moderno, criativo e com raízes italianas: os mesmos atributos que descrevem o Evvai aplicam-se ao seu chef, Luiz Filipe Souza. Portanto, em seu restaurante de alta cozinha autoral, o jovem e premiado talento explora suas origens. Sobretudo, o intercâmbio cultural nascido a partir das imigrações da Itália para o Brasil e a cozinha resultante desse processo, praticando o que costuma chamar de cozinha Oriundi.

No cardápio, sempre versátil, se apresentam pratos fascinantes como o malloreddus, por exemplo, o inhoquete sardo de açafrão ao molho de tomate com infusão de erva-doce e o queijo pecorino e guanciale. E inclusive, o peito de pato com purê de beterraba orgânica, framboesa e rúcula. Por outro lado, o tiramisu, em nova roupagem, parece uma colônia de cogumelos com biscoito molhado no café mais sorbet e gelatina também de café.

Finalmente, no almoço, a casa oferece deliciosos pratos para dois feitos de maneira mais comportada, como a bisteca fiorentina gigantesca e a porchetta.

Rua Joaquim Antunes, 108, Jardim Paulistano, São Paulo – SP

 

5 – CUCINA PIZZA PASTA BIRRA VINO

Com ambiente aconchegante, leve, moderno e um cardápio de dar água na boca, o Cucina Pizza Pasta Birra Vino é uma excelente pedida para quem aprecia a culinária italiana. Dessa maneira, a comida no local é servida sempre com ingredientes frescos, a música é animada, e o atendimento personalizado!

Acima de tudo, ir ao Cucina é ter a sensação de estar no conforto da sua casa. Para começar, indicamos a Polenta com Ragú de Costela, muito saborosa! Como destaque do prato principal fica Pizza Caprese que pode ser pedida individualmente ou para dividir. E para fechar a conta, Pizza de Nutella.

Rua Deputado João Sussumu Hirata,455 – Panamby, São Paulo – SP

 

6 – PECORINO

O consagrado e tradicional restaurante Pecorino chama a atenção, isso por causa dos detalhes da autêntica cozinha italiana e qualidade das matérias-primas. Portanto, respeitam a sua natureza sazonal e privilegiam sempre os melhores produtos do mercado, aliados ao bom serviço e ao preço justo são os principais componentes da rede de 23 estabelecimentos pelo Brasil. O ambiente é charmoso e aconchegante e te levará à uma viagem à Itália.

A cozinha do Pecorino utiliza sempre os melhores ingredientes, sobretudo, em boa parte importados da Itália, privilegiando as preparações leves, sem excesso de gorduras e com muitos produtos orgânicos e frescos.

Concluindo, o selecionado cardápio conta com variados tipos de saladas e pratos quentes, aos quais se chega depois de uma seção de antepastos, frios, queijos e porções bem típicas. A variedade de pratos principais é coisa de outro mundo… na verdade, é coisa de italiano mesmo.

Várias unidades, confira no site: https://www.pecorino.com.br/

 

7 – VIA EMILIA PIADINEIRA

Localizada em um verdadeiro polo gastronômico de São Paulo, Via Emilia Piadineira foi aberta em 2014 e já recebeu prêmios de melhor lanche da cidade.

O carro chefe da casa são as piadinas salgadas e doces. É um lanche típico da região da Emilia Romagna, na Itália. Trata-se de um tipo de pão, servido em um formato que lembra uma panqueca, que leva os mais diversos recheios doces e salgados.

Contudo, o restaurante oferece também outros pratos da culinária italiana no almoço e no jantar. Portanto, o cardápio tem muitas opções incluindo entradas, saladas, massas, risotos e filé à parmegiana. Além disso, tem deliciosas sobremesas.

Ademais, o restaurante conta com 3 ambientes: o terraço ao ar livre logo na entrada, o salão principal e um espaço intimista nos fundos. O atendimento é muito cortês e o serviço bastante eficiente.

Como assinante do Duo Gourmet, você pede um prato e seu acompanhante ganha outro! O Via Emília Piadineira merece uma visita. Conheça!

Rua dos Pinheiros, 537 – Pinheiros – São Paulo – SP

 

Finalmente, depois de conhecer restaurantes italianos em São Paulo, nada melhor do que um vinho para combinar com os deliciosos pratos, não é mesmo?!  Mas… você sabe como pedir corretamente um vinho? Aprenda aqui! 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *