Categorias

Aproveite o post

Uncategorized

Cozinhar a 4 mãos (como incluir a família no preparo das refeições) 

Cozinhar a 4 mãos (como incluir a família no preparo das refeições)
Unplash

Cozinhar é uma delícia, preparar o próprio alimento, poder escolher o que comer, os ingredientes a serem usados, e o melhor, saborear, tudo isso é um privilégio! Mas já imaginou que pode ser ainda mais interessante cozinhar com a família?! Nesse tempo de quarentena, nunca ficamos tanto tempo em casa com os familiares, e cozinhar juntos pode ser uma atividade e tanto! Assim, o Duo Gourmet traz algumas dicas para você cozinhar a 4 mãos.

Cozinhar em casa não é um privilégio para todos, mas quem o faz se beneficia.Pois segundo o relatório da Universidade de Washington, as pessoas que cozinham em casa acabam tendo uma alimentação mais baixa em calorias, açúcares e gorduras.

 

Como preparar as refeições a 4 mãos

Incluir as crianças no preparo das refeições pode parecer demasiadamente difícil, mas pode ser divertido e um momento de conexão com elas. Além do mais, elas acabam aprendendo sobre medidas, sobre ingredientes, a seguir instruções, a ler receitas, e a principalmente, fazer tarefas em equipe. Sobretudo, acabam sendo estimuladas a comerem alimentos mais saudáveis.

 

Crie uma rotina

Criar uma rotina leve, onde se define quem cozinha o que, e em qual dia, pode ser um ótimo começo para cozinhar a 4 mãos. Podem até fixar isso em um quadro, colocando um nome interessante para cada dia, como por exemplo, segunda do macarrão, quarta da salada e aí por diante…

 

Tenha um caderno de receitas

Seja um caderno de papel ou digital, será bem legal ter um lugar onde guardar várias receitas, separadas por categorias, para que sempre a mão possa ser consultado. E dele, é claro, surgirem refeições deliciosas para cada ocasião, inclusive, as mais triviais. Escolha receitas saborosas, saudáveis e versáteis. Mas tenha várias, diversidade é importante! Seus filhos, ou o companheiro (a) podem ajudar nessa seleção! Até isso pode ser uma atividade leve e gostosa de se fazer em família.

 

Faça uma lista de compras

Faça uma lista bem completa com tudo que for necessário, por isso é interessante planejar o cardápio antes. Com a quarentena, as idas ao supermercado precisaram diminuir, então faça uma lista que perdure por pelo menos 15 dias. Veja aqui como se planejar para ir menos ao supermercado.

Alguns ingredientes são curingas e é sempre bom tê-los, como feijão, atum e tomate; frutas congeladas, vegetais, carnes, peixes, aves; ovos, milho, azeitonas, iogurte, leite e queijos. Opte por frutas, legumes e hortaliças que durem mais. (Aproveite e clique aqui para saber como escolher frutas e hortaliças)

 

Delegue tarefas

Aqui, vale muito considerar os dons, talentos e facilidades de cada um. Se seu filho já grandinho e é bom na faca, deixe-o cortar os legumes. Coloque os menores para lavar os ingredientes e quem sabe, seu companheiro (a) tenha um ótimo dote para os temperos ou de preparar alguns alimentos específicos, como os peixes, por exemplo, o que vale é todo mundo participar e se ajudar. E que tal melhorar tudo isso com uma boa música de fundo que agrade a maioria e dê aquele bom ritmo para esse momento ser ainda mais especial.

 

Dica: Para facilitar, você pode congelar alguns alimentos, crus, pré-prontos ou totalmente preparados. Aqui temos um ótimo post que ensina a como congelar comida em casa.

 

Então, gostou dessas dicas do Duo Gourmet de como cozinhar a 4 mãos? Que tal compartilhar com a gente como você faz aí na sua casa. E nos fins de semana que bater aquela preguicinha de cozinhar, se deem o direito de pedir uma boa refeição por delivery. Vocês podem economizar muito, conheça o plano família do Duo, o app que te dá pratos de cortesia.

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *