Categorias

Aproveite o post

Receitas

Como fazer caipirinha: a receita do Duo Gourmet! 

Como fazer caipirinha: a receita do Duo Gourmet!

A caipirinha é uma famosa bebida alcoólica brasileira, peça fundamental do cardápio de quase todos os restaurantes e também figuram entre festas e churrascos caseiros. É considerada um coquetel de origem paulista, é feito essencialmente com cachaça, limão, açúcar e gelo. Mas dessa famosa e tradicional bebida já saíram recriações, que também fazem muito sucesso, como a caipiroska, que é feita com vodka no lugar da cachaça, e a moderninha caipiríssima, que usa o rum, no lugar da cachaça, porque brasileiro que é brasileiro, gosta mesmo é de reinventar!

Origem da caipirinha

Sobre sua origem, inclusive em fontes acadêmicas, é de que teria surgido no interior de São Paulo, 

de acordo com o historiador Luís da Câmara Cascudo, a bebida foi criada por fazendeiros da região de Piracicaba, lá pelo século XIX. Foi criado como um drinque muito consumido em festas locais e regionais, festas de classe alta, advinda da cultura canavieira que movimentava muito capital.

Essencialmente brasileira, também era usada como um substituto ao uísque, que sempre foi muito caro e antigamente, não tão comercializado. Mas logo, logo, foi sendo disseminada também às outras classes, caindo mesmo no gosto popular, pelo baixo valor dos ingredientes usados. E logo após espalhou-se pelos outros estados brasileiros, chegando a figurar em cardápios internacionais. Mas vale ressaltar também, que há rumores de que a caipirinha era usada como uma espécie de remédio…E não que é, muitos garantem que ela cura muitos males, principalmente aqueles do coração apaixonado, brincadeiras a parte, a bebida é realmente um sucesso no país!

Servindo a caipirinha

Antes de falarmos da receita em si, que é muito simples, vamos falar do modo de servi-la. Você sabia que existe um copo especial para ela? Isso mesmo, um copo de tamanho médio que leva seu nome, e que pode ser acompanhado de um pequeno canudo ou mesmo palitos de madeira. A forma tradicional é de servi-la no como em que foi feita, mas muitas pessoas a fazem com o uso de uma coqueteleira, facilitando assim a mistura dos ingredientes.

Existem, além da forma tradicional, muitas outras de se fazer a caipirinha, até mesmo com frutas vermelhas, vai do seu gosto e da sua criatividade. Para além disso, há algumas divergências com relação ao tipo de limão usado, sendo o mais comum o limão Taiti, que é bem verde e ácido, mas por outro lado, também encontramos versões com lima. Sobretudo, você precisa tomar cuidado para que ela não fique amarga, com excesso de bagaço ou com açúcar no funfo. Por isso vamos ensinar uma receita fácil, de qualidade e tradicional, dessa bebida que encanta os brasileiros, confira!

 

Receita de caipirinha

Ingredientes

  • Cachaça
  • Limão
  • Açúcar

Modo de preparo

  1. Corte o limão ao meio e depois, em fatias meia-lua finas.
  2. Macere (esmague) levemente as fatias de limão com o açúcar em um copo baixo (macerar demais poderá deixar a bebida amarga).
  3. Encha o copo com gelo e coloque a cachaça. Misture e finalize com fatias de limão.

 

Agora, algumas dicas importantes:

  1. Corte o limão em fatias finas e macere levemente com o açúcar. Não esmague demais, o ideal é não bater na coqueteleira.
  2. Se for preparar capirinha para muita gente, basta lembrar da regra dos terços: 1 parte do copo ou jarra de fatias de limão, 1 parte de gelo e 1 parte de cachaça. 
  3. Quanto melhor for a qualidade da cachaça, melhor será a caipirinha. 

E finalmente, depois que fizer conta pra gente o que achou e compartilhe também a sua receita!


E que tal aproveitar para ir naquele ótimo restaurante tomar essa bebida das mãos de um bom mixologista e ainda economizar com o Duo Gourmet?! Saiba mais!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *