Categorias

Blog Post

Receita de Arroz de Leitão: Aprenda a fazer com o Chef Caio Soter do Alma Chef
A mesa do Chef

Receita de Arroz de Leitão: Aprenda a fazer com o Chef Caio Soter do Alma Chef 

Boas receitas são sempre bem-vindas não é mesmo?! Mas saber fazer aquele prato especial, seja para saborear sozinho, convidar os amigos ou em um jantar romântico é uma cartada na manga muito valiosa! E é por isso que vamos compartilhar com vocês uma receita muito especial de Arroz de Leitão, do querido chef Caio Soter, do aclamado restaurante Alma Chef, daqui de BH.

O restaurante possui uma alma bem contemporânea, e um cardápio com culinária do mundo todo, pratos para paladares exigentes nos fazem viver belas experiências gastronômicas. Assim, no Alma Chef você é convidado para entrar, sentir, celebrar e compartilhar momentos, e é com essa aura cosmopolita que o chef Caio Soter compartilhou essa receita conosco.

O Arroz de leitão é uma daquelas receitas de dar água na boca, bem brasileira, pois tem os queridinhos: arroz branco e carne de porco! Além disso, o prato vai bem com uma cerveja bem gelada, ou mesmo um vinho médio para harmonizar. O certo é que você não vai fazer feio se chamar aquela galera para almoçar essa delícia. Então sem mais, vamos direto ao que interessa, a receita!

Arroz de leitão

Ingredientes

1 Kg Arroz Branco cozido

2Kg Pé de Porco dessalgado

2Kg Pernil de Leitão

200g Paio

200g Linguiça Calabresa

200g Bacon

3 Cebolas Médias

1 Cenouras

6 Cabeças de Alho

1 Talo de Salsão

1 Alho Poró

2 Maços de Coentro

1 Maço de Cebolinha

1 Maço de Salsinha

6 Gemas

Qb. Ora Pro Nobis

Qb. Suco de Limão

Qb. Pimenta em conserva

Qb. Alecrim

Qb. Tomilho

Qb. Louro

Qb. Gengibre

Qb. Páprica Picante Defumada

Qb. Cominho

Obs: Qb. (Quanto baste, é uma abreviatura muito usada em receitas culinárias para indicar que a quantidade de determinado ingrediente deve ser aquela que cada um considera suficiente ou necessária para a receita).

Modo de preparo

Leitão: 

1º passo: Primeiramente, tempere o pernil com sal, pimenta, tomilho, alecrim, louro e alho, e deixe descansar na geladeira de um dia pro outro.

2º passo: Em seguida, doure o pernil de leitão e os pés de porco em um forno pré aquecido a 280 graus até estarem bem caramelizados. Em seguida, coloque-os em uma panela com água fria e cozinhe por 6 a 8 horas em fogo baixo.

3º passo: Logo em seguida, corte em cubos pequenos as cebolas, a cenoura, as cabeças de alho, o salsão e o alho-poró, e adicione à panela com duas folhas de louro, dois ramos de alecrim e dois de tomilho, cozinhando por mais 1 hora e meia. Em seguida, coe e reduza o caldo e desfie o pernil de leitão. Reserve.

Finalização: 

1° passo: Em uma frigideira grande, refogue separadamente, na seguinte ordem: bacon batidinho, paio em cubos e linguiça calabresa em fatias finas. A cada ingrediente dourado, retire e reserve.

2º passo: Em seguida, refogue alho, cebola gengibre e talo de coentro. Adicione todos os embutidos reservados e o pernil de leitão desfiado. Comece a deglaçar a frigideira com o caldo do cozimento do porco e adicione o arroz cozido. Então balanceie a quantidade de caldo e arroz, e adicione a pimenta em conserva, o cominho, a páprica e a Ora Pro Nobis. Desligue o fogo e finalize com as folhas das ervas, suco de limão e 6 gemas de ovo.

Agora é só aproveitar essa delícia! E aí?! Conta pra gente o que achou da receita, quando tiver feito volta aqui para falar como ficou e o que seus convidados acharam. Mas se você tiver aquela receita especial guardada aí na sua “manga” também conta pra gente!

E se você quer saborear essa e outras receitas maravilhosas do Alma Chef, vale muito a pena conhecer o restaurante, além do mais, ele é parceiro do Duo Gourmet e assinantes do aplicativo ganham o segundo prato de igual ou menor valor como cortesia no restaurante. Aproveite! 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *