Categorias

Aproveite o post

Receitas

Bolo de brigadeiro: aprenda essa receita irresistível 

Bolo de brigadeiro: aprenda essa receita irresistível
Unsplash

Entre tantos sabores e modos diferentes de se fazer um dos mais tradicionais quitutes brasileiros, o bolo, o de brigadeiro tem um lugar especial. Por isso, hoje vamos ensinar uma receita de bolo de brigadeiro que é de comer de olhos fechados!

O brigadeiro é um doce típico da cozinha brasileira. Tem origem carioca, mas pelo seu sabor delicioso, logo se espalhou pelo restante do país. É muito presente em festas de aniversário ao lado de outros doces famosos.

Normalmente os ingredientes do brigadeiro são o leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Podemos fazê-lo no fogão, no micro-ondas e há quem faça o gelado, sem a necessidade de ir ao fogo.

A origem do nome desse famoso doce tem relação com a campanha presidencial de Brigadeiro Eduardo Gomes, que foi candidato da UDN à Presidência da República em 1946. Mas em certas regiões do país, como no sul, por exemplo, é chamado de negrinho. Independente do nome, o brigadeiro pode ser adaptado a diversas receitas, como é o caso do bolo, que cai bem em qualquer situação, seja como um bolo de aniversário, em um café da tarde, ou naquele intervalo, ou mesmo como sobremesa.

O certo é que a receita de bolo de brigadeiro faz a cabeça e o paladar de muita gente, então confira agora essa receita!

 

Ingredientes

 

Massa

3 ovos

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de óleo

1/2 xícara de leite

2 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de chocolate em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Recheio

1 lata de leite condensado (395g)

1 caixa de creme de leite (200g)

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de manteiga

 

Cobertura

200 ml de chantili de chocolate

Brigadeiros enrolados para decoração

1 lata de leite condensado

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher de manteiga

Chocolate granulado a gosto

 

Modo de Preparo

Massa

Bata na batedeira os ovos com o açúcar, até que triplique de tamanho. Assim que triplicar, adicione o óleo misturado com o leite. E então desligue a batedeira e bata o restante à mão.

Peneire o chocolate em pó e a farinha em cima da mistura, e depois bata-os juntos até que a massa fique homogênea. E finalmente, adicione o fermento em pó.

Unte uma fôrma e despeje a massa. Se preferir, use papel-manteiga.

Depois, leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 40 minutos. Para facilitar, dado esse tempo, espete um palito de dente e se ele sair limpo é sinal de que o bolo já está pronto e no ponto certo.

 

Recheio

Em uma panela fora do fogo, coloque todos os ingredientes do recheio e mexa bem. Depois leve em fogo médio/baixo até engrossar substancialmente.

Transfira o recheio para um recipiente e cubra. Espere esfriar.

 

Brigadeiros para decoração

Em uma panela fora do fogo, coloque todos os ingredientes e mexa muito bem.

Depois leve ao fogo médio/baixo até engrossar e soltar do fundo da panela. E então, transfira para um prato untado com margarina e deixe esfriar completamente.

Enrole-os e passe no granulado.

 

Montagem

Depois que o bolo já estiver frio, desenforme. Corte a massa em duas partes. Coloque um plástico filme na forma em que assou o bolo.

Molhe a primeira parte da massa com uma calda de sua preferência, pode ser leite com achocolatado. E coloque todo o recheio já frio por cima da massa e, em seguida, o último disco de massa por cima.

Molhe novamente com a calda e leve à geladeira por no mínimo 5 horas.

Finalmente, desenforme o bolo novamente em uma travessa e coloque o chantili batido por cima e, por último, coloque os brigadeiros enrolados para terminar de enfeitar. Além de gostoso, fica lindo. Experimente fazer!

Depois de um delícia dessas, que tal aprender outras tantas receitas para incrementar seu repertório culinário, confira aqui!

 

Related posts

2 Comments

  1. carla cristina

    gosto muito desse blog, sempre que tenho vontade de
    fazer algumas recetinhas sempre venho aqui….obrigado
    por sempre estar postando receitas tão boas.

  2. Rafael Lira

    Oi, tudo bem ? gostei do seu site ! sempre que puder
    voltarei aqui para acompanhar suas publicações. Parabéns !

Deixe uma resposta

Required fields are marked *

BLACK FRIDAY DUO GOURMET.
Assine agora o plano Anual de R$210,00 por R$150,00 e tenha 14 meses para usar o Duo Gourmet!
ASSINAR AGORA
+