Categorias

Aproveite o post

Receitas

Receita de bolo integral de banana 

Receita de bolo integral de banana
Imagem de e2grafikwerkstatt por Pixabay

Um bolo integral de banana é mais do que saboroso, é saudável e nutritivo! Cai tão bem para um caprichado lanche da tarde, ou mesmo para ser levado em sua lancheira para uma pausa no trabalho. Hoje, vamos aprender uma receita de bolo de banana integral bem fácil, mas não sem antes entender um pouquinho dos benefícios dos ingredientes principais.

 

Farinha de trigo Integral – porque usar

Diferentemente da farinha branca, a farinha de trigo integral é mais consistente e possui todos os componentes do grão de trigo, inclusive a casca e o germe. Sendo assim, preserva todos os nutrientes, como as fibras solúveis e insolúveis, o ferro, o fósforo e o magnésio, que são indispensáveis em uma boa alimentação. Sobretudo, essa passa a ser a principal vantagem do consumo da farinha de trigo integral, pois a branca, por mais gostosa e leve que seja, não possui os mesmos nutrientes.

A farinha de trigo integral é metabolizada mais lentamente por nosso organismo, ou seja, ela é transformada em energia de forma mais lenta, já a branca é absorvida mais rápido. Além do mais, por tudo isso, a farinha integral ajuda no melhor funcionamento do organismo.

 

Banana e seus benefícios

A banana ou pacoba, como também é conhecida, é uma pseudobaga da bananeira, uma planta da família Musaceae. Cultivada em mais de 130 países é uma fruta popular em todo o mundo. São frutas de polpa macia e doce, que podem ser consumidas cruas ou mesmo assadas e fritas ou fazendo parte de receitas, como será o caso da nossa de hoje.

Possuem vários tipos, desde as de polpa mais rígidas e de casca mais firme e verde, às mais macias e suculentas. Cada banana possui em média uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca, e o melhor é que são fontes ricas de vitamina A, vitamina C, fibras e, principalmente de potássio. Agora, juntando farinha de trigo integral e banana, a receita não poderia ser melhor, vamos a ela!

 

Receita de bolo integral de banana

Ingredientes

6 bananas

3 ovos

1/2 xícara de chá de leite desnatado

1/2 xícara de chá de óleo de milho

2 xícaras de chá de açúcar mascavo

Uma xícara de chá de farinha de trigo integral

1 xícara de chá de aveia

Uma colher de sopa de fermento

Canela em pó a gosto

 

Modo de preparo

Preaqueça o forno em 200 graus.

Bata no liquidificador 1 banana, os ovos, o leite e o óleo. Depois, acrescente o açúcar e bata mais um pouco.

Em uma vasilha coloque a farinha de trigo, a aveia e o fermento e acrescente a mistura do liquidificador mexendo bem com uma colher de pau, até ficar homogêneo.

Em seguida, em uma fôrma média quadrada e já untada com óleo e farinha, coloque a metade da massa. As cinco bananas restantes devem ser cortadas em finas rodelas e salpicadas com canela e colocadas sobre a massa na fôrma.

Finalmente, coloque a outra metade restante da massa por cima e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 35 a 40 minutos.

Retire, espere esfriar um pouco e sirva. Se quiser pode colocar mais pedaços de bana em cima para decorar.

 

Agora, fala pra gente, se sabendo dos nutrientes dessa receita, não dá ainda mais vontade de fazer!? E digo mais, é muito saborosa também, faz e conta pra gente o que achou! Por outro lado, se você é mesmo fã de farinha branca, fique tranquilo, temos aqui uma receita caprichada, confira!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *