Categorias

Aproveite o post

Como fazer Guacamole – Veja essa receita
Receitas

Como fazer Guacamole – Veja essa receita 

Como fazer Guacamole? Conheça a receita original

Cada vez mais o abacate, ou o avocado, é presença em diversas receitas da culinária saudável e dos vegetarianos e veganos – pessoas que não consomem alimentos de origem animal e seus derivados. Isso porque, é rica em fibras e antioxidantes, a fruta tem sido base de pratos rápidos e saborosos.

Parte dessa popularidade vem do guacamole, uma receita tradicional do México, contudo é bem simples e com ingredientes fáceis de encontrar em qualquer sacolão ou supermercado.

Neste artigo, vamos ensinar você a fazer a receita de guacamole original e falar de outras versões desse sucesso, que ademais, pode servir de entrada ou até mesmo para petiscar com torradas, pães ou tortilhas de milho, algo tradicional entre os mexicanos. Então pegue um papel e uma caneta e acompanhe nossas dicas!

 

Receita de guacamole: origem

Prato típico da culinária mexicana, o guacamole tem nome de origem indígena e significa algo como “molho de abacate”. Reza a lenda que a receita foi inventada pelos povos astecas como um alimento para se comer antes dos combates, pois prato dava a eles mais energia e disposição.

Após a chegada dos espanhóis, no período de colonização, a iguaria foi levada para a Europa, caindo no gosto de várias pessoas ao redor do globo.

Pesquisas acerca desse prato indicam que a receita original tinha como base somente a polpa do abacate, tomate, suco de limão e pimenta. Foi só bem depois que a receita foi ganhando variações e complementos de temperos, assim como a cebola roxa, o alho e o coentro.

Há quem goste de adicionar azeite na receita, e nos Estados Unidos, por exemplo, o prato é incrementado com creme de leite ou maionese. Já no México, local de sua tradição, o guacamole é servido como base ou acompanhamento de diversos pratos, além disso, é também acompanhado por pico-de-gallo, uma espécie de vinagrete, e nata azeda.

Vale destacar que, em outras partes do mundo, esse purê do abacate também tem sido complemento de saladas ou consumido em restaurantes especializados em cozinha mexicana.

Se você quer conhecer um pouquinho mais da culinária mexicana, clique aqui!

 

Receita de guacamole: ponto ideal do abacate

Qualquer apaixonado por guacamole sabe que o segredo da receita é o ponto do abacate. O ideal é que ele esteja maduro. Mas você sabe como escolher a fruta certa no mercado? Siga no nosso passo a passo a seguir:

 

Passo um: para não ter erro na hora de escolher o melhor abacate para sua receita de guacamole, você deve checar a cor da fruta, que escurece à medida que ela vai amadurecendo.

Nesse caso, vale dizer que cada tipo de abacate tem uma cor própria, mas, em todos os casos, a cor amarronzada é sinal que a fruta está perecendo. Então, converse com um funcionário do mercado ou do sacolão se você tiver alguma dúvida.

Passo dois: o abacate perfeito para a receita de guacamole deve estar com uma textura macia, mas não muito mole. Apalpe-o levemente em todos os seus lados; se a maioria da fruta estiver macia e com menos resistência, isso quer dizer que ela está num ponto ideal de amadurecimento.

Mas se a casca da fruta começar a se soltar ou se estiver dura demais, é sinal de que a fruta não está boa para o preparo, e pode deixar um sabor amargo na sua receita.

 

Receita de guacamole: a versão original

Se você já garantiu um abacate perfeito para a receita, agora é momento de reunir os outros ingredientes e preparar a forma tradicional dos mexicanos. A seguir, você vai conferir todas as dicas dessa receita que é rápida, prática e bastante saborosa. Vamos lá?

 

Ingredientes

3 avocados ou 2 abacates médios;

Uma cebola roxa (que pode ser fatiada em cubos de 2×2 centímetros ou ralada);

1 tomate sem sementes (que também deve ser picado);

1 limão;

Uma pimenta (pode ser a dedo-de-moça ou a pimenta-jalapenho, esta encontrada em mercados municipais);

Sal a gosto.

 

Modo de preparo

Passo um: abra os abacates, ou avocados, e retire sua polpa. A semente pode ser retirada, pois não é utilizada na receita. Em uma tigela de fundo médio, amasse os abacates com um garfo até ficarem na textura de uma pasta.

 

Passo dois: corte em cubos a cebola, caso não queira ralá-la, e o tomate. Eles devem ficar em um tamanho de 2×2 centímetros. Reserve.

A pimenta também deve ser fatiada em cubos bem pequenos. Lembre-se de tirar as sementes para dar um sabor mais suave. Caso prefira um sabor mais picante, você pode pular essa última dica.

 

Passo três: reúna os ingredientes picados na tigela com o abacate amassado e misture bem. Adicione o sal aos poucos, até alcançar o tempero a seu gosto.

Por fim, esprema o suco de um limão e misture novamente. Experimente a mistura, que deve estar com um gosto refrescante e com a intensidade dos demais ingredientes. Adicione mais sal, caso preferir. Feito! Seu guacamole está pronto para servir.

 

Para acompanhá-lo, a sugestão é servir o prato com pães, torradas ou, para manter a tradição mexicana, tortilhas de milho – há receitas na internet, mas você também pode usar o salgado Doritos. Você verá que será impossível provar só uma vez.

Imagino que você não pensava que havia tanta história em torno do abacate, não é mesmo? Além de servir como base para acompanhar petiscos, o guacamole pode ser aproveitado em sanduíches frios, em saladas e, por que não, no macarrão! Sim, fica uma delícia!

 

E aí, o que achou das nossas dicas de receita de guacamole? Esperamos que você tenha aproveitado cada detalhe. Compartilhe com seus amigos!

E, como estamos em clima mexicano, acesse o site ou o aplicativo do Duo Gourmet para conferir restaurantes dessa culinária. Há diversas opções de estabelecimento em várias cidades do Brasil. Arriba! rs

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *