Como fazer palha italiana? É super fácil, a gente te ensina!

Apesar de ter no nome uma referência à Itália, a palha italiana é um doce tipicamente brasileiro. A origem do nome, contudo, pode ter, sim, referência tanto das iguarias portuguesas quanto da comunidade italiana que vive no sul do Brasil, possível região onde ela surgiu.

A receita original leva leite condensado, manteiga, chocolate em pó e biscoito triturado e ganha cada vez mais variações em sua base, trazendo diferentes sabores para quem não abre mão de uma deliciosa sobremesa.

No post de hoje, você vai conferir como fazer palha italiana, sendo uma opção não só para aqueles dias em que a vida pede mais doçura, mas também como alternativa de renda extra para a conquista dos seus objetivos. Acompanhe nossas dicas de receita a seguir.

 

Como fazer palha italiana simples

Essa versão simples chega a ser a forma mais tradicional de se preparar palha italiana. Caso preferir, você pode substituir o chocolate em pó por achocolatado, bem como a manteiga por margarina, mas o ideal é que elas sejam sem sal. Saiba, então, como fazer palha italiana de forma rápida e prática.

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado;

3 colheres de chocolate em pó ou achocolatado

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal;

200 gramas de biscoito maisena;

1 pitada de sal (a gosto);

2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro.

 

Passo número um: antes de começar a receita, quebre em pedaços o biscoito maisena. O tamanho dos pedaços pode variar com o seu gosto. Reserve;

Passo número dois: em uma panela, derreta a manteiga ou a margarina e adicione o leite condensado e o chocolate em pó ou o achocolatado. Se preferir, você pode adicionar uma pitada de sal. Mantenha o fogo em temperatura média e misture tudo até formar uma massa homogênea e chegar ao ponto de brigadeiro. Desligue o fogo;

Passo número três: misture o biscoito triturado à panela com a massa de chocolate e despeje tudo em um refratário. Você pode deixar resfriar fora ou dentro da geladeira, esta opção diminui o tempo de espera. Aguarde de duas à três horas;

Passo número quatro: após resfriada, corte a mistura em quadrados à sua escolha e passe o açúcar refinado, cobrindo todos os lados de cada pedaço. Retire o excesso de açúcar. Pronto, agora você já pode servir.

 

Como fazer palha italiana gourmet

A versão gourmet pode ter muitas variações, podendo levar leite em pó, creme de avelã e outros ingredientes que agregam sabor à sua receita. Nessa opção que apresentaremos de como fazer palha italiana gourmet, você verá que é possível dar uma incrementada a essa sobremesa com produtos que são encontrados em qualquer supermercado.

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado;

100 ml de creme de leite;

3 colheres de chocolate em pó 50% cacau;

70 gramas de chocolate amargo picado;

1 colher (sopa) de manteiga sem sal;

200 gramas de biscoito maisena;

1 pitada de sal (a gosto);

2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro.

 

Como preparar

Passo número um: em uma panela, misture o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó, o chocolate amargo picado, a manteiga e a pitada de sal. Mantenha o fogo em temperatura média e misture tudo até formar uma massa homogênea e chegar ao ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e reserve;

Passo número dois: com as mãos quebre o biscoito em pedaços e misture na panela em que está a massa de chocolate. Depois, despeje a mistura em um refratário retangular e cubra com plástico filme, pois isso evitará que a massa fique ressecada. A receita deve esfriar fora da geladeira por, no mínimo, quatro horas;

Passo número três: após resfriada, corte a receita em quadrados à sua escolha e passe o açúcar, que deve cobrir todos os lados de cada pedaço. Retire o excesso de açúcar e, pronto, você já pode servir.

 

Como fazer palha italiana vegana

Para os veganos, pessoas que não consomem alimentos de origem animal e seus derivados, há também opções de receita de como fazer palha italiana vegana. Ela possui a substituição de ingredientes, mas mantém o delicioso sabor. Pessoas com intolerância à lactose também podem saborear sem receio. Confira:

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado de soja, que pode ser encontrado em grandes supermercados ou em casas especializadas, ou uma receita de condensado caseiro (de amêndoas ou aveia) há boas receitas na internet. Nesse caso, você precisará de cerca de 350 ml;

3 colheres (sopa) cacau em pó ou chocolate solúvel, que não contenha leite, ovos ou manteiga tradicional;

200 gramas de biscoito de maisena vegano, também encontrado em casas especializadas. Uma dica também é conferir o rótulo de alguns produtos encontrados no supermercado, pois há receitas que não levam ingredientes de origem animal;

Uma opção é reservar cacau em pó para polvilhar, mas você também pode usar açúcar mascavo ou de confeiteiro, caso preferir.

 

Como preparar

Passo número um: em uma panela de sua preferência, adicione o leite condensado e o cacau em pó (ou chocolate solúvel) e leve ao fogo, mexendo a mistura até que desgrude do fundo da panela. Reserve e deixe esfriar.

Passo número dois: espalhe uma camada da mistura, já fria, em um refratário. Em seguida, faça uma camada com o biscoito triturado e despeje novamente a massa de chocolate. Vá alternando as camadas, lembrando que a massa de chocolate deve ser a cobertura final. Polvilhe cacau.

Passo número três: após montar a receita, leve o refratário à geladeira e deixe-a resfriando de duas a quatro horas antes de servi-la.

Passo número quatro: após o tempo na geladeira, corte em quadrados e, caso desejar, passe cada quadrado em um prato com o açúcar mascavo ou de confeiteiro e retire o excesso. Depois, é só saborear.

 

Gostou das nossas opções de receita de palha italiana? Esperamos que sim. Ao conferir esse post, imaginamos que você também não pensava que essa sobremesa tinha origem brasileira, além de tantas opções para os diferentes paladares, não é mesmo? Depois conte para a gente do Duo Gourmet qual receita você gostou mais. Até a próxima!