Categorias

Aproveite o post

Receitas

Aprenda a receita de rabanada sem erro! 

Aprenda a receita de rabanada sem erro!

Procurando a receita de rabanada sem erro? A gente te ensina a fazer!

E chegando as festas de fim de ano não tem jeito, logo vem a memória a famosa e deliciosa rabanada, muito tradicional em várias mesas natalinas. Por isso, hoje, além de falar um pouquinho desse prato, vamos te ensinar uma receita de rabanada para você não errar!

A rabanada é um doce bem tradicional, feito de pão de trigo (de forma, baguete ou outro), que cortados em fatias, são imergidas em leite, vinho ou na calda de açúcar. Depois disso, são passadas em ovos e finalmente fritas, uma delicia!

Esse prato é típico de Portugal e do Brasil. Primordialmente, podem ser servidas polvilhadas com açúcar de canela, xarope de bordo ou com mel. Em suma, variam muito de região para região e também pelo gosto de quem faz.

 

Origem da rabanada

A primeira vez que esse prato aparece documentado foi por volta do século XV, em uma orientação de alimentação para recuperação de mulheres após o parto. Servida com muito vinho nas tabernas de Madrid, também aparece por volta do século XX, em alguns livros de receitas, de chefes famosos nos anos de 1600.

Entretanto, sobre sua relação com a quaresma e as festas natalinas, não se sabe ao certo. O que se sabe é que é um prato ainda muito consumido e que agrada a muitos paladares. Uma receita simples e bem versátil.

 

Diversidade das receitas de rabanada

Assim sendo, em diversos países a rabanada leva um nome e uma forma de se fazer diferente, existem muitas variações, como no tipo de pão, se imergida no leite ou no vinho tinto, ou branco, até mesmo com mel quente. Pode ser acompanhada de cravo e canela, açúcar refinado e etc.

Pode ser usado até mesmo raspas de limão e laranja para aromatizar e saborizar as rabanadas. Até para o veganos tem opção, como substituindo o leite comum por de soja, e os ovos, por farinha de grão-de-bico, por exemplo, criatividade é o que não falta!

Sem mais delongas, vamos para essa receita! Não tem como errar. Portanto, é para chamar os amigos para saborearem com você uma deliciosa rabanada!

 

Receita de rabanada sem erro

Ingredientes

  • 3 pães franceses amanhecidos
  • 2 xícaras de chá de leite
  • ½ lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • ½ xícara de chá de óleo para fritar
  • ½ xícara de chá de açúcar para polvilhar
  • Canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Corte os pães em fatias médias e reserve.
  2. Numa tigela, coloque o leite e o leite condensado e misture com uma colher.
  3. Em outra tigela, bata os ovos com um garfo até ficar uma mistura homogênea.
  4. Leve uma frigideira com óleo ao fogo para aquecer.
  5. Na tigela com o leite, coloque algumas fatias de pão e deixe de molho por 1 minuto, após, transfira-as para uma peneira e escorra o excesso do leite.
  6. Passe as fatias pelos ovos batidos e coloque imediatamente na frigideira com o óleo já quente. Deixe cada lado dourar por 2 minutos. Depois retire as rabanadas com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel toalha para retirar o excesso de gordura.
  7. Num prato fundo, misture o açúcar e a canela. Polvilhe as fatias com essa mistura. Pronto, já pode servir!

Então, conte o que achou dessa receita de rabanada e compartilha com a gente a que você tem aí no seu caderninho e que sempre dá certo.

Precisando de dicas de presentes de Natal? A gente ajuda! Corre aqui nesse post e confira Cinco opções de presentes para surpreender nesse Natal!

Até a próxima!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *