Categorias

Aproveite o post

Livros sobre gastronomia para se tornar expert no assunto
Para distrair, GastroArte

Livros sobre gastronomia para se tornar expert no assunto 

Uma das melhores formas de aprender é lendo. Sim, as teorias também são importantes na gastronomia! Para você que é curioso e interessado no assunto, separamos alguns livros sobre culinária que vão ajudar a sair do básico e mergulhar mais fundo nesse mundo tão fascinante. Aqui estão cinco livros para aprofundar os conhecimentos: 

 

Gastronomia Brasileira: na linha do tempo – Roberto Pinto

livros gastronomia Duo GourmetCom nomes conhecidos, o livro desenvolve um panorama da gastronomia brasileira nos últimos 40 anos. É uma narrativa biográfica sobre o autor, Roberto Pinto, e os Chefs Mara Salles e Alex Atala, que percorre as mudanças na gastronomia mineira desde a vinda dos franceses Claude Troisgros e Laurent Suaudeau para o Brasil, nos anos 1980. Há reflexões sobre a valorização dos ingredientes regionais, a dificuldade de avaliar os bons produtos artesanais e as mudanças dentro de badalados restaurantes pelo país. 

Páginas: 344

Editora: Tapioca

Onde comprar: Amazon

 

O que Einstein disse a seu cozinheiro – Robert L. Wolke

Duo Gourmet livros gastronomia

 

Já pensou em como funcionam os processos científicos na cozinha? O que faz com que as gorduras fiquem rançosas, porque os alimentos não grudam numa frigideira antiaderente e como nem todo o álcool evapora quando se cozinha com cerveja ou vinho? Em mais de 100 pares de perguntas, o livro explica a ciência da cozinha. O conteúdo é acessível e inteligente, leitura obrigatória para estudantes de gastronomia e entusiastas no assunto. 

Páginas: 300

Editora: Zahar

Onde comprar: Amazon

 

 

Pense no garfo!: Uma história da cozinha e de como comemos – Bee Wilson

livros gastronomia Duo Gourmet

 

Porque os utensílios de cozinha são como são? Bee Wilson perpassa a história para nos trazer revelações sobre os objetos cotidianos que usamos e a forma como eles influenciam no nosso jeito de comer. Os primeiros potes de barro, por exemplo, possibilitaram a invenção da sopa, permitindo que mais indivíduos, mesmo sem dentes, chegassem à idade adulta. A premiada jornalista de culinária nos oferece um texto fluido e curioso. É impossível parar de ler. 

Páginas: 344

Editora: Zahar

Onde comprar: Amazon

 

Sabores perigosos: A história das especiarias – Andrew Dalby

duo gourmet livros gastronomia

 

Sabemos que muitas rotas marítimas tinham como objetivo transportar especiarias. Mas quais eram elas, porque geravam tanto movimento, e quais os conflitos envolvendo-as? O autor trabalha com a perspectiva histórica envolvendo 60 especiarias, que são analisadas separadamente, e as contribuições para mudanças sociopolíticas em países de todo o mundo. 

Páginas: 272

Editora: Senac São Paulo

Onde comprar: Amazon

 

Vinho & guerra: Os franceses, os nazistas e a batalha pelo maior tesouro da França – Don Kladstrup e Petie Kladstrup

livros gastronomia_Duo_groumet

 

O livro acompanha a trajetória de famílias de vinicultores franceses que impediram os nazistas de roubar um dos seus símbolos mais genuínos: o vinho. Os produtores de vinho formam uma espécie de resistência, a fim de proteger a economia da França. Baseado em três anos de pesquisas e de entrevistas com testemunhas que sobreviveram a esses fatos, o livro lança luz sobre um recorte pouco conhecido da história. Para quem gosta de vinho e de histórias sobre a segunda guerra, é uma leitura indispensável. 

Páginas:256

Editora: Zahar

Onde comprar: Amazon

 

Você costuma ler livros sobre gastronomia? Já leu algum dos citados acima? Conte para gente sobre sua experiência de leitura! Para você que gosta de acompanhar tudo de diferente e inusitado em culinária, que tal uma série documental sobre comida de rua? Street Food da Netflix é uma série documental sobre comida de rua na ásia. Leia a matéria completa aqui.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *