Categorias

Aproveite o post

Receitas

Receita de Nhoque de carne moída 

Receita de Nhoque de carne moída
Nhoque de carne moída - Duo Gourmet

Uma massa é sempre bem-vinda, ainda mais em dias frios. É por isso que o Duo Gourmet vai te ensinar hoje uma receita de nhoque de carne moída. Fica com a gente!

O nhoque é um prato muito consumido pelos brasileiros, mas sua origem é italiana. Por lá, é chamado de gnocco, ou no plural gnocchi. É feito a base da mistura de batata, ou macaxeira com farinha de trigo. É um típico e delicioso prato italiano que normalmente é servido com os molhos: ao sugo, a bolonhesa ou o branco.

 

Um pouco de história…

Como a gente ama tudo que envolve a gastronomia, a história por detrás dos pratos e da cultura alimentar também nos encanta. Aprendemos pelas lendas que São Pantaleão, um certo dia, vestido de andarilho perambulava por um vilarejo da Itália. Ele estava faminto e então bateu à porta de uma casa e pediu comida. Mas a família que morava nessa casa era muito grande e, por isso, eles tinham pouca comida, mas ainda assim dividiram o nhoque com o andarilho, ficando apenas 7 massinhas para cada um.

Entretanto, os moradores da casa tiveram uma surpresa. Quando foram recolher os pratos encontraram dinheiro embaixo deles, isso depois que São Pantaleão já havia ido embora. Essa história interessante teria acontecido em um dia 29 de dezembro e por isso, nesse dia passou a comemorar-se o dia do nhoque da fortuna ou da sorte. Portanto, em todo dia 29 de dezembro na Itália, muitos fazem o tradicional ritual de colocar dinheiro embaixo do prato e comer os primeiros sete pedacinhos da massa em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois comer até se fartar!

Depois de uma história interessante como essa, da rica cultura culinária da Itália, vamos à receita!

 

Ingredientes

½ kg de batatas

½ kg carne moída

2 tomates

1 pimentão

½ cebola picada bem fininha

Massa de tomate

Sal

3 copos americanos de farinha de trigo

3 dentes de alho

Pimenta-do-reino a gosto

3 colheres de alho triturados

 

Modo de preparo da massa

Cozinhe as batatas até amolecerem e depois amasse tudo até ficar uma massa bem lisinha.

Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, amasse com as mãos até que dê o ponto de dar para enrolar. Faça tiras finas e corte em pedaços pequenos, cerca de 2 cm de diâmetro.

Posteriormente, coloque uma panela no fogo com água, deixe ferver e depois coloque os pedacinhos da massa e cozinhe até que ela suba. É bem rapidinho, cerca de três minutos.

Retire e reserve.

 

Modo de preparo do molho de carne moída

Coloque um fio de azeite em uma panela e coloque o alho para dourar, depois acrescente a cebola e deixe dourar mais um pouco.

Posteriormente, acrescente a carne moída, os pimentões bem picadinhos, o tomate sem semente, sal a gosto, a massa de tomate e a pimenta-do-reino a seu gosto. Refogue bem, até a carne ficar cozida.

Coloque o nhoque em uma travessa e depois coloque o molho por cima. Imaginou a delicia? Então corre para fazer!

E então, gostou de aprender essa receita saborosa de nhoque de carne moída? E que tal aprender a massa feita por um renomado Chef, de um dos restaurantes parceiros do Duo Gourmet? Confira aqui!

 

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *